Ansiedade é falta de fé.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

04/07/2021
Tema da mensagem de hoje: Ansiedade é falta de fé.
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Filipenses 4.6-9
Quem são as pessoas que o Senhor exortou, através do apóstolo Paulo e Timóteo, a não andarem ansiosos de coisa alguma? …a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos… Filipenses 1.1
É sempre bom lembrar que Paulo, quando escreveu a carta aos filipenses, estava preso em Roma.
Mesmo estando preso, veja o que ele escreveu em Filipenses 1.12 para acalmar o coração da igreja: Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho;…
Ou seja, mesmo estando preso, Paulo não perdeu o foco, pois sabia que Deus estava no controle de sua vida.
Assim como o apóstolo Paulo, nós também precisamos encarar a vida sob a perspectiva da soberania de Deus, para que coisa alguma consiga tirar a nossa paz e nos desvie da missão e do chamado que o Senhor nos fez.

Amados irmãos: as coisas que nos têm acontecido têm contribuído para o progresso do Evangelho ou elas têm produzido em nós ansiedade e preocupações? Se estão produzindo em nós ansiedade e preocupações, então, precisamos urgentemente nos despertar; porque ansiedade é falta de fé, é sinal de incredulidade.

A ansiedade tem sido um dos grandes problemas da nossa geração.
Em uma intensidade maior ou menor, a ansiedade atinge todas as pessoas: crianças, adolescentes, jovens, adultos, solteiros, casados, viúvos, idosos, pobres, ricos, empregados, desempregados, saudáveis, enfermos etc.
Todas as pessoas enfrentam esse problema, independentemente de crença, de classe social, de condição financeira, de etnia, de cultura etc.

Mas como podemos lidar com a ansiedade?
Aos santos em Cristo Jesus, inclusive bispos (pastores) e diáconos, o Senhor ensina, através de Sua Palavra e do Espírito Santo, a lidar e a tratar o problema da ansiedade.
O Espírito Santo nos revela, por exemplo, através da Palavra de Deus registrada na carta de Paulo aos filipenses, da possibilidade de andarmos ansiosos pela vida: Não andeis ansiosos de coisa alguma… Filipenses 4.6a
O apóstolo Paulo, nesta carta, trata de algumas coisas que podem gerar ansiedade nas pessoas.
E se andamos ansiosos, obviamente, é de alguma coisa. E que coisas são essas que têm nos feito andar ansiosos? São os problemas da vida que nos fazem andar ansiosos.
Muitas coisas podem gerar ansiedade em nós; por exemplo:

  • Circunstâncias da vida que não controlamos, mas que nos atingem diretamente. Por exemplo: a pandemia provocada pelo Coronavírus.
  • A morte de um ente querido.
  • Planejamos uma coisa e acontece outra.
  • Saímos para trabalhar e batemos o carro.
  • Chegamos ao trabalho e somos demitidos.
  • Estudamos arduamente para um concurso e não passamos.
  • Fazemos um exame de rotina e descobrimos que estamos com uma doença grave.
  • Relacionamentos estremecidos.
    • Irmãs da igreja em Filipos estavam em discórdia. 4.1
    • Irmãos da igreja de Filipos estavam fazendo as coisas por partidarismo, por vaidade, por vanglória; para causar boa impressão aos outros, não para o Senhor que os salvou. Não havia entre eles concordância, harmonia. 2.3
  • De repente, pessoas nos fazem sofrer mais do que circunstâncias.
    • Pessoas nos machucam e nos decepcionam; nós também, machucamos e decepcionamos pessoas.
    • Não sejamos egoístas; não vivamos para causar boa impressão aos outros; sejamos sinceros, humildes e verdadeiros, tratando os outros como sendo melhores do que nós mesmos.
  • Buscar coisas terrenas. Havia entre os irmãos da igreja em Filipos aqueles que só se preocupavam com as coisas terrenas. 3.19
  • Ficamos ansiosos por causa de dinheiro.
    • O sistema do mundo tem enraizado nas pessoas o consumismo, o que faz com que elas se endividem, comprando o que não precisam com o dinheiro que não têm.
  • A ansiedade lida com o passado (problemas mal resolvidos; remorso) e com o futuro (preocupação com o que pode acontecer).
    • Muitos ficam ansiosos hoje por não terem resolvido problemas do passado. Para estes, o passado tem sido um tormento. 3.13
    • Há também aqueles que estão ansiosos hoje porque se preocupam com o futuro. Para estes, o amanhã nem chegou, mas eles já estão preocupados e sofrendo com o que pode acontecer.

Irmãos: como está a nossa vida? De repente, estamos buscando sentido para nossas vidas onde não há sentido, sem perceber que isso está nos deixando ansiosos e nos afastando de Deus.

Quais são as consequências da ansiedade? Antes de responder a esta pergunta, é preciso saber a origem da palavra “ansiedade”.
A palavra “ansiedade” deriva do termo grego “ansheim”, que significa: estrangular; sufocar; oprimir.
Portanto, são estas as consequências da ansiedade: ela nos estrangula, nos sufoca, nos oprimi; por ela somos agredidos emocionalmente, somos violentados psicologicamente; etc.
A ansiedade rouba as nossas forças e nos faz sofrer, porque nos preocupamos com questões do passado mal resolvidas, com problemas reais do presente e com algo que ainda não aconteceu. Neste último caso, passamos a sofrer antecipadamente por coisas que nem sabemos se realmente vão acontecer; na verdade, a maioria delas nunca acontecerão. Resumindo, sofremos à toa, desnecessariamente.
Jesus disse: Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. Mateus 6.34

Agora, se estamos realmente enfrentando um problema, então, não vamos fugir dele; antes, com a ajuda do nosso Senhor, vamos enfrentá-lo de frente.
Trazer supostas coisas do futuro para o presente não nos fortalecerão; na verdade, nos enfraquecerão; porque sofreremos duas vezes, hoje, e amanhã, caso essas coisas realmente aconteçam.
Portanto, é inútil andar ansioso de alguma coisa.
O nosso Senhor nos diz: Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Mateus 6.25
Quem são aqueles que andam ansiosos pela vida? Os gentios; aqueles que não acreditam em Deus. Porque os gentios é que procuram todas estas coisas;… Mateus 6.32a
Em outras palavras, ansiedade é falta de fé; é sinal de incredulidade.
Lembrem-se: outrora, éramos gentios na carne, sem esperança e sem Deus no mundo (Efésios 2.11,12); mas agora, somos crentes, somos santos em Cristo Jesus, bispos (pastores) e diáconos, e servimos ao Senhor no MAC.

Por que ficamos ansiosos? Na verdade, porque pensamos que Deus não é suficiente bom, amoroso e poderoso para cuidar de nossas vidas.
Ficamos ansiosos quando tentamos solucionar os nossos problemas sem considerar a soberania e o senhorio de Deus sobre nós.
Agimos assim porque não cremos na providência e no cuidado de Deus; não cremos no controle pleno de Deus da nossa vida, da nossa história.
E quando percebemos que tudo o que fizemos sem fé foi em vão, então, ficamos ansiosos. …e tudo o que não provém de fé é pecado. Romanos 14.23b

Paulo sabia, e todos nós também precisamos saber; não apenas sentir ou imaginar; mas saber: que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8.28
Se realmente crermos nesta verdade, nossa alma descansará no Senhor.
Veja que todas as coisas estão relacionadas com o propósito de Deus, não com os nossos propósitos.
Paulo sabia porque experimentou o cuidado e o pleno controle de Deus sobre sua vida, em toda e qualquer situação.
Para Paulo não havia o acaso, a sorte, o azar, a coincidência, pois ele sabia que sua vida estava nas mãos de Deus, e que Deus lhe providenciaria tudo o que fosse necessário para que ele vivesse e cumprisse o seu chamado para o cumprimento do propósito de Deus.

Ficamos ansiosos também porque não sabemos o que nos irá acontecer no futuro.
Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Mateus 6.27
Quem de nós pode aumentar segundos, horas, dias ou anos no curso de nossas vidas? Nenhum de nós. Portanto, a ansiedade é inútil.
Nenhum de nós viverá mais, ou ficará melhor, mais sábio, mais forte, mais alegre, mais feliz, por estar ansioso; na verdade, ficaremos piores, pois a ansiedade suga nossas energias e nos tira do foco; ela desvia nossa atenção do Deus que está no controle de nossas vidas para os problemas e as circunstâncias.

O que devemos fazer? O que está escrito em 1 Pedro 5.6,7: Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
De repente, irmãos, os problemas são tantos que acabamos perdendo o controle da situação; mas não Deus, pois Ele continua no controle de tudo em nossas vidas.
Quando lemos na Bíblia, por exemplo, sobre o apóstolo Paulo, constatamos que ele teve muitos problemas na vida. Mas ele andava por fé e não pelo que via. 2 Coríntios 5.7
Nós, crentes, não vivemos por sentimento ou por vista, vivemos pela fé.

A ansiedade é incompatível (oposta; contrária inversa) com a fé cristã. Se há ansiedade é porque não há fé.
Jesus pregou o seguinte no Sermão do Monte:
Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Mateus 6.31
Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. Mateus 6.34
Pensando bem, a ansiedade, além de ser inútil, é também falta de bom senso.

Tudo bem! Não devemos andar ansiosos de coisas alguma. Mas como resolvemos o problema da ansiedade e sua causa?

1.º – Precisamos aprender a orar corretamente: adoração, súplica e ações de graças.
Logo após o Senhor nos dizer para não andarmos ansiosos de coisa alguma (Filipenses 4.6a); Ele nos diz: em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. Filipenses 4.6b
Quando oramos, devemos adorar a Deus por quem Ele é; pedir a Deus porque Ele é o nosso Pai; e dar graças a Deus por aquilo que Ele faz.
Em nossas orações, vamos adorar ao nosso Deus pelo que Ele é.
Para adorar a Deus, precisamos, então, saber quem Ele é.
Quem é o nosso Deus?
O nosso Deus tem que ser para nós tudo o que a Bíblia diz que Ele é.
O nosso Deus é Eterno; Ele é Onisciente, Onipotente, Onipresente; Ele é espírito; Ele é muito grande; Ele é luz; Ele é amor; Ele é graça; Ele é bom; Ele é Poderoso; Ele é perfeito; Ele é fiel; Ele é verdadeiro; Ele é justo juiz; Ele é misericordioso; Ele é gracioso; Ele é o Rei de toda a terra; Ele é uma Rocha eterna; Ele é fogo consumidor; Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida; Ele é o nosso Dono; Ele é a nossa salvação; Ele é o nosso libertador; Ele é a nossa fortaleza; Ele é o nosso alto refúgio; Ele é a nossa força; Ele é o nosso sol e escudo; Ele é o nosso cântico; Ele é o nosso ajudador; Ele é o nosso provedor; ETC.

Se o nosso Deus é tudo isso, que comanda e controla os céus e todo o Universo, que rege sobre toda a Terra e domina o mar; será que achamos mesmo que Ele não é suficientemente capaz para cuidar de nossas vidas e de nos ajudar com os nossos reais problemas e dificuldades?
Queremos realmente não andar ansiosos e preocupados? SIM! Então, temos que crer que o nosso Deus é suficientemente capaz para cuidar de nós e dos nossos problemas reais.

Em nossas orações, vamos fazer petições a Deus porque Ele é o nosso Pai.
Deus é o nosso Pai. Temos livre acesso a Ele. Podemos falar com Ele a qualquer hora. Temos liberdade com Ele.
Apresentemos a Ele, portanto, todas as nossas ansiedades, dificuldades, necessidades, problemas, dores etc.

Em nossas orações, vamos dar graças a Deus por aquilo que Ele já nos fez.
Nosso Deus e Pai já fez coisas grandes, maravilhosas e extraordinárias em nossas vidas? Sim! Então, vamos parar de murmurar e vamos render-Lhe graças por tudo o que até aqui Ele já fez em nossas vidas.

Somos curados da ansiedade quando oramos corretamente.

2.º – Precisamos aprender a pensar corretamente: Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. Filipenses 4.8
Não há outro jeito, para pensarmos corretamente precisamos ler e meditar a Bíblia diariamente.
Precisamos nos alimentar diariamente com as verdades de Deus; conhecer e tomar posse das promessas de Deus.
É assim que a nossa mente é renovada, e a nossa vida, transformada.
E quando a ansiedade bater à nossa porta, nossa mente estará protegida pela Palavra de Deus.

3.º – Precisamos aprender a agir corretamente: O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco. Filipenses 4.9
Se não colocarmos em prática tudo o que o Senhor nos fala, de nada nos adiantará.
Se formos meros ouvintes da Palavra de Deus, e não praticantes, a ansiedade nos dominará.

Se seguirmos à risca os mandamentos do Senhor, seremos curados da ansiedade e das preocupações. E esta é a cura: E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará [sentinela] o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Filipenses 4.7
É assim que somos curados da ansiedade, quando a paz de Deus guarda o nosso coração e a nossa mente em Cristo Jesus.
Quando estamos ansiosos ficamos perturbados, desassossegados, inquietos, sufocados emocionalmente; mas quando oramos corretamente, pensamos corretamente e agimos corretamente, a ansiedade e as preocupações em nós são substituídas pela paz de Deus.
Para quem não crê em Deus, paz é ausência de problemas e de conflitos.
Mas a paz do nosso Deus guarda o nosso coração e a nossa mente em meio aos problemas e às tempestades. É paz no meio da tempestade. O problema pode ser real, mas estaremos descansando no nosso Senhor.
A paz de Deus coexiste com a nossa dor, com as nossas lágrimas, com os nossos problemas, com as tempestades etc. Não é fugir dos problemas, mas saber que Deus está no controle da situação e cuidando de nós.
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14.27

Com relação à ansiedade, o mandamento de Deus para nós que cremos Nele é este: Não andeis ansiosos de coisa alguma.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

DIREITOS AUTORAIS

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!