Andando com Cristo.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

21/11/2021
Tema da mensagem de hoje: Andando com Cristo.
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

O Senhor Jesus Cristo, nos dias da Sua carne (Hebreus 5:7), chamou homens para estar com Ele, andar com Ele e segui-Lo. Por exemplo: Marcos 1:16-20; 2:13,14; 3:13-15
Jesus ensinou a esses homens o Evangelho da graça e verdade, o Evangelho do reino de Deus. João 1:17; Lucas 4:43
Nos dias da Sua carne, Jesus começou a fazer e a ensinar com a cooperação desses homens.

O Senhor Jesus Cristo morreu crucificado, foi sepultado, mas ao terceiro dia ressuscitou dentre os mortos, aparecendo vivo aos Seus discípulos durante quarenta dias, após o que foi recebido na glória, no céu, e está assentado à destra do trono de Deus. João 19:17,18,28-30,38-42; 20:1-10; Atos 1:3; 1 Timóteo 3:16; Hebreus 12:2
Jesus não deixou Seus discípulos órfãos, mas rogou ao Pai e o Pai enviou-lhes o Espírito Santo. João 14:16-18; Atos 2:1-4
Jesus Cristo, agora glorificado, continua fazendo e ensinando através da Sua igreja, por meio do Espírito Santo.

Ele continua chamando homens para estar com Ele, andar com Ele e segui-Lo; para cooperarem com Ele na edificação de Sua igreja. Mateus 16:18; 1 Coríntios 3:9
Nós somos a igreja de Deus, e estamos e andamos com Cristo Jesus glorificado.

Aqueles que estiveram e andaram com Jesus, com Ele encarnado e com Ele glorificado, passaram por muitos desafios e dificuldades na vida, assim como nós também passamos; mas eles suportaram tudo por amor a Jesus e ao Evangelho, cumprindo cabalmente o chamado do Senhor.
Eles não eram discípulos e servos nominais (só de nome), mas verdadeiros discípulos e servos. Não eram perfeitos e sem pecado, muito pelo contrário, mas submeteram-se ao ensino, à disciplina e ao discipulado de Jesus.

Vamos ver alguns relatos bíblicos de situações pelas quais passaram aqueles que estavam e andavam com Jesus, com Ele encarnado e com Ele glorificado.

Mas antes, vamos ler: Atos 4:13: Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus.
Os membros do Sinédrio concluíram que a intrepidez (coragem; ousadia) de Pedro e João devia-se ao fato de eles terem estado e andado com Jesus (encarnado). Mas nesta ocasião, Pedro e João estavam e andavam com o Cristo glorificado, pois estavam cheios do Espírito Dele.
Os primeiros discípulos de Jesus começaram a andar e a estar com Ele nos dias da Sua carne (Hebreus 5:7); mas após Jesus voltar ao céu e ser exaltado e glorificado, eles continuaram a andar e a estar com Ele, porém agora, espiritualmente, por meio do Espírito Santo que o Pai enviou para estar com eles todos os dias.

Vamos, então, ver alguns relatos bíblicos de situações pelas quais passaram aqueles que estavam e andavam com Jesus encarnado.

Jesus curou a sogra de Pedro: Lucas 4:38,39: Deixando ele a sinagoga, foi para a casa de Simão. Ora, a sogra de Simão achava-se enferma, com febre muito alta; e rogaram-lhe por ela. Inclinando-se ele para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou; e logo se levantou, passando a servi-los.
Penso que alguém aqui já teve familiares enfermos. O apóstolo Pedro também teve.
Pedro e André eram irmãos e moravam juntos (Marcos 1:16,29).
Após Jesus ensinar na sinagoga e curar um endemoninhado, foi com Seus discípulos para a casa de Pedro. Lá chagando encontraram a sogra de Pedro enferma. A enfermidade havia batido na porta de Pedro.
Mas como Pedro estava com Jesus e andava com Ele, dedicando totalmente sua vida ao Senhor e à Sua obra, Jesus inclinou-se para a sogra de Pedro, reprendeu a febre, e esta a deixou.
Por gratidão ao Senhor, ela passou a servi-Lo e aos Seus discípulos.

Jesus e Pedro pagaram impostos: Mateus 17:24-27: Tendo eles chegado a Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os que cobravam o imposto das duas dracmas e perguntaram: Não paga o vosso Mestre as duas dracmas? Sim, respondeu ele. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Simão, que te parece? De quem cobram os reis da terra impostos ou tributo: dos seus filhos ou dos estranhos? Respondendo Pedro: Dos estranhos, Jesus lhe disse: Logo, estão isentos os filhos. Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar, tira-o; e, abrindo-lhe a boca, acharás um estáter. Toma-o e entrega-lhes por mim e por ti.
Penso que alguém aqui já passou por dificuldades financeiras, a ponto de não ter dinheiro para pagar, por exemplo, uma conta ou um imposto. O apóstolo Pedro também passou por essa dificuldade.
Mas como Pedro estava com Jesus e andava com Ele, dedicando totalmente sua vida ao Senhor e à Sua obra, Jesus o instruiu de como pagariam aquela dívida.
As instruções que Jesus deu a Pedro foram precisas, mas incomuns; e o imposto foi pago através de um milagre extraordinário realizado por Jesus.

Jesus acalma um grande temporal de vento pelo qual Seus discípulos estavam passando: Marcos 4:35-41: Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem. E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam. Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança. Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?
Os discípulos de Jesus passaram juntos por grandes temporais de ventos que lhes sobrevieram.
Mas como eles estavam com Jesus e andavam com Ele, dedicando totalmente suas vidas ao Senhor e à Sua obra, Jesus os livrou em meio aos temporais, e a fé deles aumentava a cada dia.

Os discípulos falaram com Jesus em particular: Mateus 17:14-21: E, quando chegaram para junto da multidão, aproximou-se dele um homem, que se ajoelhou e disse: Senhor, compadece-te de meu filho, porque é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras muitas, na água. Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo. Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino. E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado. Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo? E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível. [Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum.]
Os discípulos de Jesus, em algumas situações, não tiveram fé suficiente para fazerem o que deveria ser feito.
Mas como eles estavam com Jesus e andavam com Ele, dedicando totalmente suas vidas ao Senhor e à Sua obra, perguntavam ao Senhor onde tinham falhado, e Jesus lhes dizia, e a fé deles aumentava a cada dia.

2 Coríntios 5:16: Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.
Antigamente, conhecíamos a Cristo apenas de ouvir falar, à nossa maneira, na nossa carnalidade. Mas Ele se revelou a nós.
Hoje, O conhecemos no espírito, e estamos Nele, com Ele e andamos com Ele, com Cristo glorificado, que está assentado à destra do trono de Deus (Hebreus 12:2).

Vamos, agora, ver alguns relatos bíblicos de situações pelas quais passaram aqueles que estavam e andavam com Jesus glorificado.

Atos 2:1-4: A descida do Espírito Santo.
Os discípulos de Jesus, que andaram com Ele nos dias da Sua carne, foram cheios do Espírito Santo, após o que passaram a estar e a andar com Jesus glorificado, através do Espírito Santo.

Atos 2:14-41: A primeira pregação da igreja.
Todos os que estavam no cenáculo foram cheios do Espírito Santo. E Pedro, com os onze, advertiu os que estavam em Jerusalém por causa da Festa de Pentecostes, e três mil pessoas que aceitaram a palavra de Pedro foram batizadas.

Atos 5:17-32: A prisão dos apóstolo.
O sumo sacerdote e todos os que estavam com ele, prenderam os apóstolos por inveja. Mas um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e os conduziu para fora, com a seguinte ordem: Ide e, apresentando-vos no templo, dizei ao povo todas as palavras desta Vida.

Atos 8:26-40: Felipe e o eunuco.
Um anjo do Senhor falou com Felipe, para que ele fosse para o caminho que desce de Jerusalém a Gaza. Ele se levantou e foi. Por este caminho, um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, voltava para sua casa assentado em seu carro.
Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o.
Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo?
Ele estava lendo uma passagem do profeta Isaías. E começando por esta passagem, Felipe explicou-lhe a Escritura e anunciou-lhe Jesus. Ele creu em Jesus e foi batizado por Felipe.
Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo. Mas Filipe veio a achar-se em Azoto; e, passando além, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia.

Atos 9:4-6: A conversão de Saulo.
Saulo estava indo para Damasco para prender os que eram discípulos de Jesus.
Subitamente, uma luz brilhou ao seu redor; e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.
Ao levantar-se e, abrindo os olhos, nada podia ver. E guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco.

Atos 9:10-19: Ananias visita Saulo em Damasco.
Numa visão, o Senhor Jesus falou com Ananias e ordenou-lhe: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista.
Ele obedeceu ao Senhor e, entrando na casa onde Saulo estava, impôs-lhe as mãos, e Saulo recuperou a vista, foi cheio do Espírito Santo e batizado.

Atos 10:9-16: Pedro tem uma visão.
Pedro estava no terraço de uma casa orando, assentado ou ajoelhado, quando lhe sobreveio um êxtase, uma visão. E o Senhor lhe disse: Levanta-te, Pedro! Mata e come.
Pedro respondeu: De modo nenhum Senhor!
Segunda vez, o Senhor lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum.

Atos 12:1-11: Herodes persegue a Tiago e Pedro. Pedro é livre da prisão.
Herodes maltratava os que andavam com Jesus. Ele mandou executar Tiago, irmão de João, e mandou prender Pedro. Mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor de Pedro.
Mas um anjo do Senhor despertou Pedro na prisão e disse-lhe para segui-lo. Pedro seguiu o anjo e foi livre da prisão.

Atos 13:1-4: O Espírito Santo separa e envia os que estam e andam com Jesus.
O Espírito Santo disse na igreja em Antioquia: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Então, os ministros da igreja impuseram as mãos sobre eles e os despediram.
Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

Atos 15: 1-35: A controvérsia sobre a circuncisão de gentios; a reunião dos apóstolos e presbíteros em Jerusalém; o parecer de Tiago; a decisão enviada a Antioquia; a leitura da mensagem.
Alguns irmãos, sem autorização dos apóstolos e presbíteros da igreja, estavam perturbando com palavras e transtornando a alma dos gentios que se convertiam ao Senhor.
Então, o Espírito Santo, os apóstolos e os presbíteros, se reuniram para examinar a questão e decidirem a respeito. O Presidente do presbitério de qualquer ministério é o Espírito Santo.
E enviaram a decisão por escrito à igreja em Antioquia, onde em certo ponto está escrito: Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais: Atos 15:28

Atos 18:5-11: O Senhor fala com Paulo.
Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade.

Atos 23:10,11: O Senhor põe-se ao lado de Paulo.
Para que Paulo não fosse espedaçado pelo Sinédrio, o comandante mandou a guarda leva-lo para uma fortaleza.
Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: Coragem! Pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma.

Atos 27:23,24: Um anjo de Deus esteve com Paulo no navio.
Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo.

Atos 28:3-6: Paulo picado por uma cobra venenosa.
Após o naufrágio do navio que levava Paulo para Roma, ele e toda a tripulação alcançaram terra firme, uma ilha chamada Malta.
Nesta ilha, Paulo foi picado por uma cobra venenosa. Todos da ilha pensaram que ele morreria; mas sacudindo a cobra de sua mão, não sofreu mal nenhum. Marcos 16:17,18: Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.

Creio que tudo o que o Senhor tem nos falado e ensinado até aqui, é para que alcancemos esse nível de relacionamento com Ele, não apenas individualmente, muito mais corporativamente, porque nós somos a igreja Dele.

E para encerrar, o Senhor quer que a gente também leia e medite Hebreus 12:1-2: Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos (livrando-nos) de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia (e nos envolve), corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
Só cumpriremos o nosso chamado com perseverança (até o fim) se olharmos firmemente para Jesus; se nos afastarmos de tudo aquilo que tente nos impedir de cumpri-lo, e daqueles pecados que insistem em nos rodear e nos assediar.

Que estar com Cristo, estar Nele e andar com Ele, seja realmente o nosso viver diário, 24 horas por dia.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Gilson disse:

    Não tenho palavras, a não ser lhe dar os parabéns!!!!