A igreja e a obra – Parte 2

COMPARTILHE esta MENSAGEM

23/01/2022
Tema da mensagem de hoje: A igreja e a obra – Parte 2
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Continuação…

Texto Base: Atos 13.1-4

2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.

De que maneira o Espírito Santo falou àqueles profetas e mestres? Muito provavelmente, através de um deles.
Todos nós, irmãos, especialmente as lideranças, têm que buscar essa intimidade com o Espírito Santo, e desenvolver essa habilidade de ouvi-Lo e fazer o que Ele mandar. Como fazemos isso? Servindo ao Senhor e jejuando.
O Espírito Santo disse o que eles deveriam fazer porque eles serviam ao Senhor e jejuavam.

A primeira verdade que o Espírito Santo nos revelou é: Jesus Cristo é o Senhor.
Porque se Ele não for Senhor da nossa vida, é claro que não O serviremos; tampouco o Espírito Santo nos dirá o que fazer em relação à Sua obra.
O mover do Espírito Santo na igreja local se dá quando nela há discípulos que, por amor e com inteireza (por inteiro) de coração, servem fielmente ao Senhor em Sua obra.
O mínimo que o Senhor espera de Seus discípulos é que O sirvam desta maneira.
Aquele que desta maneira não serve ao Senhor é porque ainda está dividido com as coisas do mundo.
Já aqueles que estão na igreja, mas não servem ao Senhor desta maneira, basicamente, o que sempre ouvirão do Espírito Santo é: Jesus Cristo é o Senhor. Arrependam-se dos seus pecados. Sirvam e obedeçam ao Senhor de suas vidas.

Aqueles cinco ministros da igreja de Antioquia jejuaram porque a ocupação deles estava focada no seu serviço ao Senhor; e buscaram, naquela ocasião, a vontade de Deus em relação aos chamados de Barnabé e Saulo; porque Barnabé e Saulo, que até então ensinavam na igreja de Antioquia, estavam sendo separados pelo Espírito Santo para a obra.

“E, servindo eles ao Senhor e jejuando”. A palavra “servindo”, no original grego, tem a mesma raiz da palavra “liturgia”, que significa ministério público, serviço público. Se nós assim servirmos ao Senhor, por consequência e necessariamente, também serviremos uns aos outros.

Nenhum irmão pode ser enviado extralocalmente se não serve ao Senhor e aos irmãos da igreja local, e que não tem por consequência, da igreja local, um bom testemunho de vida cristã e de bom caráter.
Quando este princípio é negligenciado, o resultado é confusão.
Mas infelizmente há aqueles que acham que receberam uma revelação e uma capacitação especial de Deus e, por isso, auto se enviam.

Precisamos aprender a servir ao Senhor e aos irmãos aqui do nosso ministério, para obtermos deles um bom testemunho a respeito da nossa vida cristã, do nosso caráter e do nosso serviço ao Senhor; para só depois, então, se for o caso, sermos enviados extralocalmente para servirmos irmãos de outras localidades e aí realizarmos a obra do Senhor; contudo, sem jamais perdermos o vínculo com a nossa igreja local.
Ninguém pode ser enviado sem antes ter um testemunho local.

O Espírito Santo enviou Barnabé e Saulo porque eles tinham bom testemunho na igreja de Antioquia, pois ali serviam ao Senhor e aos irmãos; viviam por modo digno do Senhor e eram homens de caráter.
Muitos se preocupam apenas com carisma, e não com caráter. Nunca carisma pode vir antes de caráter; porque é o caráter que suporta o carisma.

Vamos ver outros dois exemplos de testemunhos locais:
Barnabé: Primeiramente, foi enviado pela igreja de Jerusalém para Antioquia porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. Atos 11.24
Timóteo: o apóstolo Paulo quis que o discípulo Timóteo caminhasse com ele porque dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio. Atos 16.1-3

Não permitam que autoenviados ministrem em suas vidas. É confusão; pois são pregadores de si mesmos. Eles podem estar em nosso meio, pois todos são bem-vindos, mas não para ministrar. 2 Coríntios 4.5: Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus.
O púlpito de uma igreja local não pode estar aberto e disponível para qualquer pregador, principalmente para os autodenominados e autoenviados; mas somente para aqueles que têm bom testemunho na igreja local onde servem ao Senhor e aos irmãos.

“E, servindo eles ao Senhor e jejuando”.
Há momentos, no serviço ao Senhor, em que precisamos jejuar.
Jejum não é barganha que se faz com Deus para obter Dele algum benefício.
Jejum na Bíblia está ligado diretamente à vontade de Deus, não à dos homens.
A finalidade do jejum é ouvir a Deus.
Quem jejua é porque quer conhecer a vontade de Deus.
Por isso que os profetas e mestres da igreja de Antioquia jejuaram, porque discerniram que o Senhor queria falar com eles a respeito de Sua vontade. Eles jejuaram porque estavam focados no Senhor, pois queriam conhecer a mente, o coração e a vontade de Deus.
Efésios 5.17b: Não vos torneis insensatos (tolo; desajuizado; imprudente), mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.
Podemos dizer, então, que jejum é também a consequência de quem serve ao Senhor e quer conhecer a Sua vontade.
Jejum na Bíblia não é só de alimento, mas também inclui outras coisas. Quem jejua também deve orar; meditar a Palavra de Deus; contemplar ao Senhor; ter o foco na obra de Deus; enquanto jejuar, não se entreter, por exemplo, com lazeres, redes sociais, Netflix; etc.

Amados irmãos, será que o Senhor deseja que a gente somente venha aqui na igreja aos domingos, e participe da célula durante a semana?
Será que Ele deseja que somente alguns de nós tenhamos bom testemunho local?
Será que é só isso que Ele tem para nós aqui na nossa cidade?
Claro que não é só isso.
Se você acredita que sim, é uma opção sua.
Mas se você acredita que não, e quer estar no centro da vontade do Senhor, então, sirva ao Senhor por amor, fielmente e com inteireza de coração, e comece a jejuar para conhecer a vontade Dele e obedecê-la.

“Disse o Espírito Santo”.
O Espírito Santo é Deus. Ele é uma Pessoa, a terceira Pessoa do Deus Triúno.
Temos comunhão com o Espírito Santo. Temos que honrar o Espírito Santo. Temos que orar ao Espírito Santo para que Ele nos encha; nos revele toda a realidade que há em Cristo Jesus; nos leve a toda a verdade; nos convença de pecado; nos revele a vontade de Deus, como fez com aqueles profetas e mestres da igreja de Antioquia; nos revele e nos leve às pessoas com as quais Ele está trabalhando; etc.
Precisamos ouvir a voz do Espírito Santo.
Há quem resista ao Espírito Santo (Atos 7.51); mas há os que servem ao Senhor e se submetem ao Espírito Santo (Atos 13.1-4).

“Separai-me, agora”. Esta expressão dá a entender que o Espírito Santo já estava trabalhando na vida daqueles irmãos da igreja de Antioquia.

3 Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.

Após Barnabé e Saulo serem separados por ordem do Espírito Santo, eles continuaram jejuando e orando.
Entendo que este tempo de jejum e de oração não foi breve, mas que levou certo tempo.
Esta oração que eles fizeram não foi genérica, pois eles oraram especificamente a respeito da vontade do Espírito Santo que havia sido revelada a eles, de separar e enviar Barnabé e Saulo para a obra.
Somente após receberem do Espírito Santo a confirmação, foi que impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo e os despediram.
Esta imposição de mãos reforça o princípio do envio de obreiros pelo Espírito Santo através da igreja local.
Como já foi falado, não existe na igreja de Deus obreiros autodidatas, autoformados, autodenominados e autoenviados; pois tal aberração anula o princípio da interdependência no corpo de Cristo.
Quando Simeão, Lúcio e Manaém impuseram suas mãos sobre Barnabé e Saulo e os despediram, na verdade, foi como se os três e toda a igreja de Antioquia também estivessem indo com eles para a obra extralocal a que o Espírito Santo os tinha chamado e enviado.

“Os despediram” não significa que deram adeus a Barnabé e Saulo, mas que foram separados e enviados em obediência ao Espírito Santo, e que seriam acompanhados pela igreja local.

Somos capacitados a enviar obreiros: quando somos um com o Espírito do Senhor; quando jejuamos e oramos.

4 Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

 “Enviados” significa que foram separados para serem enviados e acompanhados.
Entendam que não é a igreja local que controla a obra, e sim, o Espírito Santo; mas a obra não é independente da igreja local. Precisamos ouvir o Espírito Santo para realizarmos a obra de Deus.

Somos responsáveis em buscar no Senhor a nossa função no corpo de Cristo, seja na igreja local e também, se for o caso, na obra extralocal.
O que o Senhor deseja é que o nosso espírito esteja em perfeita sintonia com o Espírito Dele; que o nosso coração corresponda aos desejos do coração Dele.
Vocês acham que o Senhor só quer nos instruir? Vocês acham que o Senhor só quer que a gente receba a Sua Palavra e não corresponda aos anseios do coração Dele? É claro que não!

Nós somos a igreja, o corpo de Cristo; somos batizados pelo Espírito Santo; membros uns dos outros; responsáveis em responder à liderança do Cabeça da igreja que é Cristo; responsáveis em edificar uns aos outros e servir uns aos outros; em ataviar-nos, porque a vinda do Senhor está próxima; etc.
A maneira de o Senhor edificar a Sua igreja é através de obreiros que são formados nas igrejas locais, debaixo de Sua disciplina e debaixo de Seu jugo.

O Senhor está edificando a Sua igreja. A obra é para a edificação da igreja.
Você consegue discernir que aqui na nossa igreja local, com base unicamente nos princípios de Deus, o Senhor está colocando todas as coisas nos devidos lugares para que realizemos a Sua obra?
E que nenhum de nós, a menos que queira, pode ficar de fora desse mover do Espírito Santo em nosso meio. Por isso:

  • Não seja um crente que vem à igreja e vai à célula somente quando quer, quando dá ou quando não tem alguma coisa mais interessante para fazer.
  • Não seja um discípulo negligente, que não se aplica naquilo que o Senhor lhe confiou.
  • Não venha para a igreja somente quando você vai ministrar ou quando está escalado para algum evento ou atividade.
  • Não deixe de comunicar seu líder imediato nos casos em que você não conseguirá cumprir suas responsabilidades ministeriais; e procure sempre fazer isso com antecedência. Isto é também honrar a Deus.
  • Não tenha a igreja local e a célula apenas como opções que você tem, dentre tantas outras, para estar; mas as tenha como a família de Deus da qual você pertence, onde você serve a Deus e aos irmãos, onde o Senhor te discípula, onde você cresce para se tornar semelhante a Jesus etc.

O próprio Senhor nos plantou aqui para servir a Ele e aos irmãos. É aqui que Jesus nos discipula. É aqui que somos provados para obtermos a aprovação Dele e dos irmãos quanto a nossa vida cristã, ao nosso caráter e ao nosso testemunho.
Os nossos irmãos aqui do nosso ministério têm dado bom testemunho a nosso respeito, ou eles tem visto um mau testemunho em nós?

Creio que Deus está preparando a igreja para um grande avivamento espiritual.
Muitos crentes têm desejado e buscado as coisas aqui da terra, mas poucos são aqueles que têm buscado as coisas do alto e desejado um avivamento espiritual em nosso país e no mundo.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!