Regenerados para uma viva esperança.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

02/05/2021
Tema da mensagem de hoje: Regenerados para uma viva esperança.
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

1 Pedro 1.3-5

A Casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, é composta por todos aqueles que confessam verdadeiramente a Jesus como seu único e suficiente Senhor e Salvador, e que vivem unicamente pela fé Nele.
Será que temos experimentado em plena alegria o verdadeiro prazer de sermos a Igreja do Deus vivo; Dele habitar em nós; Dele ser um conosco; de vivermos Nele e Ele em nós de um modo inseparável?
É maravilhoso estarmos juntos em comunhão, por exemplo, para compartilhar a Palavra de Deus e orar uns pelos outros. E quando assim nos encontramos, seja na celebração aos domingos, seja na célula, ou em outras ocasiões, o que mais devemos desejar é a presença gloriosa de Deus em nosso meio. O prazer de Deus é revelar-se.

Mas será que a presença de Deus é automática, que ela simplesmente se manifesta por meio de liturgias e de atitudes mecânicas dos congregados? Desta forma, acredito que não!
Na verdade, quem desfruta verdadeiramente a presença de Deus é o íntegro, o humilde, o compungido, o contrito, o quebrantado etc.

  • Íntegro = inteiro; completo; honesto; verdadeiro; sincero (sem cera; sem fermento).
  • Humilde = reconhece sua real condição de pecador e depende totalmente da graça de Deus; reconhece os próprios erros; não se engrandece; é respeitoso e submisso; é simples; etc.
  • Compungido / contrito = arrependido; que se arrependeu.
  • Quebrantado = espírito e vontade rendidos a Deus (rendido = dominado e vencido por Deus).

Romanos 8.38,39: Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Resumidamente, o que o Espírito Santo está nos dizendo é que nada, absolutamente nada, em todo o Universo, pode nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Nesse tempo de pandemia, o que mais ouvimos dos governantes e de muitas pessoas é sobre a preservação da vida, da luta pela vida e de como salvar vidas. Ótimo, vamos fazer isso! Mas de que vida eles estão falando? Da vida física, da saúde física, da vida terrena. Esta vida, que tem sido tema de discursos políticos e acaloradas discussões, é realmente a verdadeira vida? Não, não é.
Qual é a verdadeira vida? A verdadeira vida é a vida eterna, e Ela é uma Pessoa, Cristo Jesus, o Filho de Deus. João 11.25; 14.6; 17.3
O rei Davi, no Salmo 36.9, cantava assim para o Senhor: Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz.
Está escrito em Colossenses 3.4: Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.

Quando o Espírito Santo nos diz, por exemplo, que nem a morte e nem a vida podem separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor; é óbvio que esta vida e esta morte são físicas.
Portanto, a nossa vida física e terrena, com seus deleites, encantos e infortúnios, não pode nos separar da verdadeira vida que temos em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador; igualmente, a nossa morte física, com todos os seus pavores e horrores, não poderá nos separar da verdadeira vida que temos em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador.
É a nossa vida em Cristo que se manifestará com Ele quando Ele se manifestar em glória. Colossenses 3.4

Diante da presente pandemia, muitos cristãos estão preocupados, ansiosos, desesperados, angustiados, atormentados, atemorizados, aflitos, oprimidos, desesperançados, desanimados, alarmados, assustados, afastados da comunhão dos santos, infelizes etc. Por que estão assim? Medo da morte. Será que há outro motivo? Penso que não. O que será desses crentes se algo pior vier a acontecer?
Onde está a nossa fé? Que testemunho estamos dando ao mundo diante da atual conjuntura? Que a nossa esperança e a nossa expectativa estão na ciência; nos laboratórios; na vacina; na máscara; no álcool 70; no sabão (nada contra estas coisas); no governo; nas autoridades; etc.?
De que nos adianta cumprir todas as medidas preventivas e protocolos estabelecidos se não confiamos total e incondicionalmente no nosso Senhor?
Salmos 121.1,2: Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.
Salmos 127.1: Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
A nossa esperança e expectativa estão unicamente em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador.

A verdade é que quanto mais a volta do nosso Senhor Jesus se aproxima, mais a nossa fé será provada.
Os chamados heróis da fé, mencionados na carta aos Hebreus, foram provados em sua fé, e foram aprovados: Abraão passou pela prova de oferecer seu filho Isaque em sacrifício a Deus; outros, passaram pela prova de escárnios e açoites, até de algemas e prisões. Hebreus 11.17,36
Marcos 4.35-40
relata o medo que os discípulos tiveram de morrer; mas Jesus os repreendeu, porque a fé deles foi pequena para acreditar no que Ele havia lhes falado.
Não deveriam, mas a vida terrena com seus deleites, encantos e infortúnios, e o medo da morte física, têm separado muitos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Todos nós, crentes, recebemos do nosso Senhor ministérios e seus respectivos encargos; no entanto, por “ene” motivos, deixamos de cumpri-los, alegando que não estamos bem e que precisamos de um tempo. Jamais façamos isso; pois não somos discípulos e servos do Senhor apenas quando estamos bem, mas 24 horas por dia, independentemente do nosso estado e das circunstâncias.

Deus prova a nossa fé para sabermos que vida realmente nos importa, se a física ou a eterna; e também para quem vivemos, se para nós mesmos ou para Ele.
A verdadeira vida é a vida eterna, e Ela é uma Pessoa, Cristo Jesus, o Filho de Deus; sobre Esta Vida a morte não tem nenhum poder. Mateus 28.6; Atos 2.24

O Espírito Santo nos fala onde está a esperança do verdadeiro crente:
1 Pedro 1.3-5: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.

Essa é a nossa viva esperança: a expectativa de sermos levados ao nosso lar celestial a fim de estarmos com Cristo e sermos semelhantes a Ele por toda a eternidade.
Ainda estamos aqui na Terra. Portanto, enquanto o dia da gloriosa volta do Senhor Jesus não chega, vamos cumprir cabalmente o nosso chamado e a nossa missão, como obreiros aprovados diante do nosso Deus. Vamos continuar trabalhando, estudando, comprando, vendendo, plantando e colhendo, edificando, nos cuidando, dando-se em casamento etc. Sim, vamos fazer todas essas coisas, sem jamais nos esquecermos, por exemplo, de:
Colossenses 3.23,24: Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;…
Que herança é esta? A herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. 1 Pedro 1.3,4

Ainda estamos aqui na Terra; mas a cada pregação que ouvimos, o Espírito Santo nos lembra, para que a gente se convença definitivamente, de que o nosso lar não é aqui, mas no céu com o nosso Senhor. Por isso:
João 14.1-3: Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.
1 Coríntios 15.19: Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!