A renovação da nossa mente.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Romanos 12.1,2: Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Para um propósito, através destes dois versículos, o Espírito Santo nos exorta com insistência a praticarmos três coisas:
1.ª – Apresentar o nosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto racional. 2.ª – Não conformarmos com este século. 3.ª – Transformar a nossa vida.
O propósito: Para experimentarmos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Note bem: O Espírito Santo está falando aos crentes e não aos incrédulos; e o que Ele está falando transcende o nosso intelecto, pois fala de coisas espirituais que devem ser discernidas espiritualmente. 1 Coríntios 2.14. Portanto, precisamos discernir essa transformação que se dá pela renovação da nossa mente.

Essa transformação não é outra coisa senão passar por uma metamorfose, isto é, obter uma forma totalmente distinta (diferente) da anterior. É assumir outra forma.
É deixar de ter o mundo como modelo e passar a ter Cristo como modelo.
É parar de se amoldar ao mundo e começar a se amoldar à imagem e semelhança de Cristo.
É parar de seguir os padrões do mundo e começar a seguir os padrões do reino de Deus. Etc.

O resultado dessa transformação (metamorfose) fará com que tenhamos: Nova natureza, nova vida, novo caráter, novas palavras, novos olhares, novos sentimentos, novo comportamento, novas ações, novo semblante, novas escolhas, novas amizades, novos lugares para frequentar, novos objetivos, novos compromissos e responsabilidades, novos sonhos, nova maneira de viver a vida, etc.
Em outras palavras, viveremos uma nova vida, nova mesmo, completamente diferente da que vivíamos antes de recebermos a graça de Deus em Cristo Jesus.

Só há uma maneira dessa transformação (metamorfose) acontecer em nossas vidas: Pela renovação da nossa mente. E como podemos na prática renovar a nossa mente?
Vivemos e andamos pelos nossos pensamentos, princípios, conceitos, valores e regras, adquiridos no mundo ao longo de nossas vidas, ou vivemos e andamos pela Palavra de Deus?
Renovar a nossa mente (pensamentos) é alinhá-la à Palavra de Deus, ao que Ela determina; é ver as coisas como Deus vê; é pensar como Deus, conforme revelado nas Escrituras; é concordar com Deus em tudo.

Será que os nossos pensamentos, princípios, conceitos, valores e regras ainda estão desalinhados com a Palavra de Deus? Se sim, precisamos então permitir que o Espírito Santo alinhe a nossa mente à mente de Deus, porque só assim a nossa vida será transformada.
Vamos ver o que Deus pensa a respeito de alguns assuntos.

1.º – O nosso culto. Conforme Romanos 12.1 é apresentar o nosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto racional.
Apresentar o nosso corpo a Deus significa dedicar a Ele a totalidade da nossa vida.
Culto racional é o culto espiritual, autêntico e verdadeiro.
O culto racional, espiritual, autêntico e verdadeiro sempre é para agradar a Deus, e não a nós e a ninguém. Por isso jamais alguém pode dizer que se agradou, ou não, do culto, porque o culto não é para homens, e sim para Deus.
Culto e sacrifício “são” uma só coisa. Se o nosso culto não nos custa um sacrifício, não é culto.
Culto não é um momento em um determinado lugar, culto é uma atitude.
No culto a Deus nada se recebe e tudo se entrega.
Quanto custa para nós o nosso culto a Deus?
Será que o culto que estamos dedicando a Deus é racional, espiritual, autêntico e verdadeiro?

2.º – A nossa família e a Igreja (a família de Deus).
Para alguns, família é algo que se tem e que se vive particularmente, à parte da igreja; e igreja é um lugar que se frequenta em alguns dias da semana.
Mas família e igreja “são” uma só revelação.
Todos os cristãos são da família de Deus, da igreja, do Corpo de Cristo, e não tem como viverem com suas famílias separadas da família de Deus.
Igreja não é um lugar físico onde se possa ir. Igreja somos nós, discípulos do Senhor Jesus.
Logo, minha família é igreja, sua família é igreja, nossas famílias são a igreja e a família de Deus.
Temos que perseverar na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

3.º – O nosso casamento.
O casamento torna o homem e sua mulher uma só carne. Gênesis 2.24; Efésios 5.31
Isso significa que quando o casamento é consumado, o “eu”, o “meu” e a “minha” morrem, e nascem o “nós”, o “nosso” e a “nossa”.
O “antes” e o “depois” do casamento: Eu decidia > Nós decidimos. Minha casa > Nossa casa. Meu carro > Nosso carro. Meu dinheiro > Nosso dinheiro. Minha conta bancária > Nossa conta bancária. Meus projetos > Nossos projetos. Meus sonhos > Nossos sonhos. Minha vida > Nossas vidas. Meus problemas > Nossos problemas. Minhas dores > Nossas dores. Etc.

4.º – Somos propriedade exclusiva do Senhor. 1 Pedro 2.9. Não somos de nós mesmos. 1 Coríntios 6.19
Logo, nada é nosso e tudo é de Deus, inclusive nossas vidas.

5.º – Empregado e patrão. Efésios 6.5-9
O empregado deve trabalhar e obedecer a seu patrão com temor e tremor, como se fosse para Cristo.
O patrão também deve proceder da mesma forma que o empregado, com temor e tremor, como se fosse para Cristo, sem fazer ameaças, pois ambos são servos do mesmo Senhor.

6.º – Renunciar a tudo quanto tem para ser um discípulo do Senhor Jesus. Lucas 14.33
Amar a Jesus mais do que qualquer outra pessoa ou coisa.
Amar a Jesus mais do que a própria vida.
Não tem como amar somente O Cabeça da igreja, Jesus, e não amar o Seu Corpo, isto é, amar também a todos os meus irmãos em Cristo.

O que é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus? É a direção clara e segura de Deus para nossas vidas. E quem pode experimentá-la? Somente os que renovam a mente.
Se não concordamos com Deus a nossa vida também não é transformada, logo, não experimentamos em nossa vida a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Concordamos com Deus em relação a tudo o que Ele hoje nos falou sobre culto, família, igreja, casamento, sermos propriedade Dele, não sermos dono de nada, sermos empregado ou patrão, renunciar tudo para ser discípulo de Jesus?
Se desejo, por exemplo, transformação meu casamento e em minha família, então, preciso ver casamento e família como Deus vê.

Esta transformação só é possível se renovarmos a nossa mente (pensamentos), concordando com Deus em tudo, para experimentarmos Sua boa, agradável e perfeita vontade em nossas vidas.

Obrigado meu Senhor.

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 19/08/2018 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Creative Commons LicenseO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!