Todos podem profetizar.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

1 Coríntios 14.26-32

O capítulo 14 da primeira carta de Paulo aos coríntios trata de dons espirituais e da necessidade de ordem no culto a Deus.
Esta ordem no culto da qual o apóstolo Paulo escreve, na verdade, é para que não sejamos levados pelas nossas emoções, o que geralmente impede a ação de Deus.
Por isso que o apóstolo Paulo encerrou assim o contexto desse capítulo: Tudo, porém, seja feito com decência e ordem. 1 Coríntios 14.40
Há pelo menos três aspectos a se considerar no culto a Deus: Adoração a Deus; edificação do Corpo de Cristo que é a Igreja; convencimento de pecados por parte dos incrédulos.

Há uma pergunta no versículo 26 quanto à ordem no culto: Que fazer, pois, irmãos?
Mas antes de responder a esta pergunta, vamos meditar em alguns pontos tratados pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 14:

2 Quem fala em outra língua não fala a homens, senão, a Deus.
3 Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando.
4 O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja.
6 Agora, porém, irmãos, se eu for ter convosco falando em outras línguas, em que vos aproveitarei, se vos não falar por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina?
12,13 Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja. Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar.
15 Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente.
18,19 Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vós. Contudo, prefiro falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento, para instruir outros, a falar dez mil palavras em outra língua.
23 Se, pois, toda a igreja se reunir no mesmo lugar, e todos se puserem a falar em outras línguas, no caso de entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão, porventura, que estais loucos?

Daí então, da pergunta: Que fazer, pois, irmãos?
26 Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.
27 No caso de alguém falar em outra língua, que não sejam mais do que dois ou quando muito três, e isto sucessivamente, e haja quem interprete.
28 Mas, não havendo intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus.
29 Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem.
30 Se, porém, vier revelação a outrem que esteja assentado, cale-se o primeiro.
31 Porque todos podereis profetizar, um após outro, para todos aprenderem e serem consolados.
32 Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas.

Resumidamente, a igreja é edificada quando há salmo (cântico), doutrina, revelação, profecia, línguas e respectivas interpretações, conhecimento; e nós, individualmente, somos edificados quando falamos com Deus em outras línguas.
Então, todas as vezes que vos reunis, um tem salmo; outro, doutrina; outro, revelação; outro, profecia; outro, língua; outro, interpretação; outro, conhecimento.
Mas temos que cooperar para que seja tudo feito para edificação.

Habitualmente, em que ocasiões nos reunimos para cultuar ao nosso Deus? Nas celebrações aos domingos e nas células durante a semana.
A célula é um ambiente ideal para que tudo isso aconteça. Por isso que a igreja local e a célula não são locais para encontros sociais, mas para reunir, ajuntar, congregar os filhos e servos de Deus, os membros da Igreja, para adoração a Deus e edificação do Corpo de Cristo.
É importante e prazeroso estarmos juntos para comer e conversar. Mas o principal quando estamos juntos é a adoração a Deus e a edificação da Igreja, do Corpo de Cristo.

A partir do próximo encontro da nossa célula, vamos exercitar os dons que o Senhor tem nos dado, para que todos aprendam e sejam consolados e edificados.
1 Coríntios 14.31: Porque todos podereis profetizar, um após outro, para todos aprenderem e serem consolados.

Não vá para célula e nem venha para a celebração de domingo apenas para buscar ou alcançar alguma coisa, e sim para entregar algo da parte de Deus que console e edifique os irmãos.
Mas como posso entregar algo da parte de Deus para edificar e consolar meus irmãos? Só há uma maneira: Recebendo de Deus. Porque ninguém pode entregar algo que não recebeu e que não tem.
E como recebemos algo de Deus? Sendo íntimos Dele.
Os íntimos de Deus O temem e perseveram na doutrina dos apóstolos (meditação da Palavra de Deus) e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
É o Espírito Santo, que habita em cada um de nós, que nos revela o que devemos entregar aos irmãos da parte de Deus.
Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Romanos 8.14
“Guiados” significa: Orientados, conduzidos, dirigidos, aconselhados, ensinados etc.

Todos podem profetizar. 1 Coríntios 14.31
Profetizar é falar uma mensagem recebida diretamente de Deus de forma sobrenatural, para edificar, exortar e consolar os que a ouvem.
Quando profetizar, não use a primeira pessoa do modo indicativo “eu”. Não use, por exemplo, expressões do tipo: Eis que te digo, meu servo; eis que estou contigo; etc.
O profeta não toma o lugar do Deus, mas fala em nome de Deus.

1 Coríntios 14.39,40: Portanto, meus irmãos, procurai com zelo o dom de profetizar e não proibais o falar em outras línguas. Tudo, porém, seja feito com decência e ordem.

Obrigado Senhor!

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 14/04/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!