A palavra da cruz

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Antes de iniciar, gostaria de fazer uma pergunta: Qual a primeira coisa que vem à sua mente quando você contempla a cruz de Cristo? Pense um pouco a respeito e responda para si mesmo.

1 Coríntios 1:18-25

18 Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.

  • Incontestavelmente, a humanidade se divide em apenas duas classes: a dos que se perdem e a dos que são salvos. Não há, portanto, uma classe intermediária.
  • Para os que se perdem, a palavra da cruz é loucura, é insana, é insensata. Mas para os que já são salvos, poder de Deus.
  • As pessoas podem ter e apegar-se a várias crenças e rituais religiosos, mas somente a palavra da cruz, que é o poder de Deus, pode salvá-las.
  • É verdade que se recebe muitas informações através do Evangelho da graça e verdade; mas seu propósito é renovar a mente das pessoas para que suas vidas sejam transformadas. Isto se dá por ação direta do Espírito Santo na vida dos que creem.
  • É pela palavra da cruz, que é o poder de Deus, que pessoas são curadas, que demônios são expulsos, que milagres são realizados, que pessoas são salvas e redimidas do poder do pecado etc.

19 Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos (Isaías 29:14).

  • Para os sábios e instruídos do mundo o Evangelho da graça e verdade é louco, maluco, insano, insensato, absurdo, ridículo.
  • Mas Deus, através de Seu Evangelho, destrói a sabedoria dos sábios e aniquila a inteligência dos instruídos.
  • É bom ser sábio e inteligente. Mas esta sabedoria e inteligência, as quais o apóstolo Paulo se refere, são as ideias filosóficas e religiosas que negam o Evangelho da graça e verdade.
  • Os sábios e instruídos do mundo ridicularizam a mensagem da cruz.
  • Mas nenhuma pessoa é capaz de salvar a si mesma, seja por obras, seja por esforço humano.
  • Há quem acredite que pode obter sozinho ou merecer a salvação de Deus; mas a mensagem da cruz descarta, definitivamente, tal crença.

20 Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo?

  • Será que os sábios, os escribas e os inquiridores do mundo seriam capazes de elaborar um plano para salvar a humanidade do pecado e da condenação eterna? Claro que não!
  • A sabedoria deste mundo exclui a Deus; ela glorifica a autossuficiência humana; recusa-se a reconhecer a revelação de Deus em Cristo Jesus; e, assim, faz do homem o centro e a autoridade suprema.

21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação.

  • O homem é incapaz de conhecer a Deus pela própria sabedoria.
  • Mas Deus sempre oferece oportunidades aos homens para conhecê-Lo; no entanto, na maioria das vezes, os homens se recusam a conhecê-Lo.
  • Já que o mundo não conhece a Deus por sua própria sabedoria, foi do agrado de Deus salvar os que creem pela loucura da pregação.
  • A loucura da pregação se refere à mensagem da cruz, que devemos proclamar publicamente, principalmente, aos não convertidos.
  • Não se esqueça que a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, não para os que creem, porque para estes, é o poder de Deus.

22 Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; 23 mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; 24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.

  • Uma das características dos judeus era pedir sinais. Eles criam desde que vissem algum milagre.
  • O Evangelho da graça e verdade revela que Jesus é o maior milagre e a maior dádiva de Deus para a humanidade (João 3:16,17).
  • Já os gregos, por outro lado, buscavam sabedoria pela razão humana, por argumentos e pela lógica. E sabemos que a sabedoria e o conhecimento humanos podem tornar as pessoas orgulhosas e arrogantes (1 Coríntios 8:1).
  • O Evangelho da graça e verdade prega que em Cristo estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Colossenses 2:3).
  • A palavra da cruz não satisfez os desejos nem de judeus nem de gregos; porque a palavra da cruz prega Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gentios.
  • Cristo crucificado era escândalo para os judeus porque eles esperavam um Messias militar que os libertaria da opressão do Império Romano; não alguém que foi amaldiçoado por Deus e pregado no madeiro (Deuteronômio 21:22,23; Gálatas 3:13). No entanto, Deus lhes deu um Messias pregado a uma cruz vergonhosa.
  • Os judeus não discerniram que a cruz era o instrumento de Deus para a salvação deles.
  • Cristo crucificado era loucura para os gentios porque eles não conseguiam entender como Cristo, segundo eles, que havia morrido crucificado em aparente fraqueza e fracasso, poderia ajudá-los a resolver os seus problemas, já que Ele não teve poder para salvar a Si mesmo de tão horrenda morte.
  • Mas tudo o que os judeus e os gentios buscavam estava em Cristo Jesus. Porque Cristo Jesus é o poder de Deus para os judeus, e a sabedoria para os gentios. Ambos poderiam ser salvos se cressem na palavra da cruz.

A graça de Deus foi, está indo e sempre irá ao encontro dos que se perdem, sejam judeus ou gentios, para salvá-los pela palavra da cruz, que é a pregação de Cristo crucificado, poder de Deus e sabedoria de Deus.

Lembram-se da pergunta do início desta mensagem? Pois bem: Qual a primeira coisa que veio à sua mente quando você contemplou a cruz de Cristo?

  • Penso que várias respostas vieram à mente dos irmãos. Mas hoje, quero ater-me apenas na seguinte: O homem não tem conserto.
  • Logo, nós, que cremos e somos salvos, não tínhamos conserto; não havia como nos submeter a uma “funilaria” ou “recauchutagem” espirituais para nos consertar diante de Deus; porque não tínhamos conserto.
  • Então, a única solução para nós foi morrer e nascer de novo. João 3:3,5
  • Quando Cristo morreu e foi sepultado, nós também morremos e fomos sepultados com Ele; e quando Ele ressuscitou, nós também ressuscitamos com Ele. Romanos 6:4; Colossenses 2:12
  • Como isso se deu? Através do nosso batismo na água.
  • O batismo na água simbolizou a morte do nosso velho homem e o nascimento de um novo homem.
  • Com Cristo, na cruz, morremos para nós mesmos e para o mundo, pois não tínhamos conserto.
  • Com Cristo, no batismo, fomos sepultados.
  • Com Cristo, no batismo, Deus nos ressuscitou como uma nova criação em Cristo. Ou seja, nascemos de novo para viver uma nova vida com Deus em Cristo Jesus.
  • Com Cristo, em Sua ascensão, Deus nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Efésios 2:6
  • Portanto, esta é a nossa gloriosa posição resultante da nossa união com Cristo. Aliás, um dos resultados da fé genuína é a união com Cristo glorificado.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

 

 

Site: www.aguiadecristo.org.br
YouTube: https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997
Facebook: https://www.facebook.com/aguiadecristo

Twitter: https://twitter.com/aguiadecristo
Instagram igreja
: https://www.instagram.com/aguiadecristooficial/

Instagram juventude: https://www.instagram.com/ele.itos/

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!