A morte do Senhor e a Sua volta

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Tema: A morte do Senhor e a Sua volta

1 Coríntios 11:26: Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha. 

  • Penso que muitos de nós aqui não sabe dizer com precisão quantas vezes já comeu deste pão e bebeu deste cálice.
  • Mas uma coisa a maioria aqui deveria saber e fazer sempre: anunciar a morte do Senhor todas as vezes que comer este pão e beber este cálice, e isto, até que Ele venha.
  • Na celebração da Ceia pode parecer estranho anunciar a morte Daquele que prometeu que voltaria. Mas é o que o Evangelho nos ensina.
  • Na celebração da Ceia anunciamos a morte de Jesus na cruz do Calvário porque é um fato (Lucas 23:46), mas a Sua segunda vinda, é uma promessa (João 14:3).
  • Mas o que aconteceu entre este fato e esta promessa? Os seguintes fatos:
    • Jesus foi sepultado. Lucas 23:53
    • Jesus ressuscitou dentre os mortos. Mateus 28:6
    • Jesus apresentou-se vivo aos Seus discípulos, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. Atos 1:3
    • Jesus ascendeu ao céu. Lucas 24:50-53; Atos 1:9
    • Jesus foi glorificado junto ao Pai. Filipenses 2:9,10; 1 Pedro 3:22
  • Tudo isso aconteceu entre a morte de Jesus (o fato) e a Sua segunda vinda (a promessa).
  • Jesus prometeu que voltará. João 14:3
  • Sua segunda vinda é a grande esperança da igreja. MARANATA! Apocalipse 22:17,20
  • E quando esse Dia chegar, para quem o Senhor dará a coroa da justiça? A todos quantos amam a Sua vinda. 2 Timóteo 4:8
  • Meus amados irmãos, se realmente amamos e desejamos com grande ardor a volta de Jesus, então, a segunda vinda de Jesus faz com que nos santifiquemos e nos preparemos para esse grande Dia.

Cristo é o centro da Ceia

  • 1 Coríntios 11:26 nos ensina a olharmos para trás (anunciais a morte do Senhor), e também para frente (até que ele venha).
  • Quando participamos da Ceia do Senhor devemos olhar para trás, isto é, nos lembrar da cruz de Cristo, do por que Ele morreu, de como Ele morreu, por quem Ele morreu.
  • Devemos também olhar para frente quando participamos da Ceia do Senhor, que significa a segunda vinda de Cristo, que é a esperança de todo cristão que vive nesse mundo que jaz no maligno (1 João 5:19).
  • Além de olharmos para trás e para frente, quando celebramos a Ceia do Senhor, devemos também olhar para dentro de nós: 1 Coríntios 11: ²⁸ Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice…
  • A ordenança é: Examine-se a si mesmo e coma do pão e beba do cálice. Investigue o seu coração; analise a sua vida; faça um autoexame de você mesmo.
  • Não examine, não investigue, não analise, a vida dos irmãos.
  • Jamais devemos examinar e julgar os nossos irmãos; e quem quer que seja.
  • Há quem deixe de participar da Ceia por causa de pecado.
  • Não devemos nos afastar da mesa de Deus para o pecado, mas nos afastar do pecado para a mesa Deus.
  • Nunca devemos correr de Deus para o pecado, mas sempre correr do pecado para Deus.
  • A ordem é: Examine-se a si mesmo, e, assim [examinado], como do pão e beba do cálice.
  • Não devemos olhar apenas para trás, para frente e para dentro de nós, mas também olhar ao nosso redor.
  • Hoje, não temos a mesma prática da igreja primitiva quanto à celebração da Ceia do Senhor, que acontecia após a Festa Ágape.
  • Ágape (do grego): amor incondicional e sacrificial de Deus.
  • Na Festa Ágape, os irmãos traziam um prato de suas casas e, juntos, participavam de um grande banquete.
  • Os irmãos pobres não tinham o que levar. Por isso, a Festa Ágape era uma ótima oportunidade para os irmãos ricos repartirem seus bens com os irmãos pobres.
  • Mas os irmãos ricos se isolavam para, entre eles, comerem os finos pratos que eles mesmos levavam.
  • Muitos irmãos ricos bebiam tanto a ponto de se embriagarem. Enquanto isso, os irmãos pobres passavam fome.
  • E depois de os irmãos ricos estarem empanturrados, e os pobres angustiados de fome, eles celebravam juntos a Ceia do Senhor.
  • Portanto, a Ceia do Senhor estava sendo celebrada por uma igreja dividida, preconceituosa e com falta de amor.
  • Por isso que o apóstolo Paulo os reprovou, pois estavam se ajuntando não para melhor, e sim para pior: 1 Coríntios 11:17: Nisto, porém, que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior.

A Ceia do Senhor está centrada na Pessoa e Obra de Jesus Cristo

  • Jesus tomou o nosso lugar na cruz e morreu em nosso lugar, para nos salvar do pecado e da condenação eterna, e escrever o nosso nome no Livro da Vida.
  • Não temos a prática da Festa Ágape, mas temos o princípio que a envolve.
  • A Ceia do Senhor é um momento de comunhão, com o nosso Senhor e também com os nossos irmãos.
  • As cadeiras dispostas desta maneira foi justamente para que, neste ano que tem sido para nós o ANO DA COMUNHÃO, aprendêssemos a olhar ao nosso redor, para os irmãos que caminham lado a lado conosco; mas também para ver se algum irmão faltou.
  • Vamos olhar ao redor para os nossos irmãos que caminham lado a lado conosco. Diga para eles: Nós somos um só pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão. 1 Coríntios 10:17
  • Mas será que está faltando algum irmão? Se sim, por que será que ele não veio hoje para juntos participarmos da Ceia do Senhor?
  • Quem vive a verdadeira comunhão se preocupa com seus irmãos e cuida deles; considera seus irmãos superiores a si mesmo. Filipenses 2:3-8
  • Se uma pessoa que se diz cristã e conhecedora da doutrina dos apóstolos, mas que ainda não vive em comunhão, de que maneira esta pessoa vive então? Infelizmente, ainda vive fora da comunhão dos santos.
  • Mas por que será que esta pessoa, ainda, não vive em comunhão? Por diversos motivos; por exemplo: Por ser orgulhosa e egoísta, pois está pensando somente em si mesma e nos seus próprios interesses.
  • Quem vive a verdadeira comunhão se preocupa com seus irmãos e cuida deles; considera seus irmãos superiores a si mesmo. Filipenses 2:3-8
  • A nova vida em Cristo dos primeiros discípulos de Jesus foi também comprovada pelo anelo [desejo ardente] e pela disposição [ânimo] que eles tinham de viver em comunhão.
  • Não é em vão que está escrito que eles perseveravam na comunhão. E recentemente o Senhor nos lembrou que a comunhão deles era com o Pai e com Jesus Cristo. Atos 2:42; 1 João 1:3
  • A doutrina dos apóstolos, que é a doutrina de Cristo, nos doutrina [instrui; ensina; educa] a perseverarmos na comunhão, no partir do pão e nas orações. Atos 2:42
  • Todos aqueles que realmente perseveram na doutrina dos apóstolos também perseveram na comunhão, no partir do pão e nas orações.
  • É da natureza de Deus, faz parte de Sua essência, viver em comunhão: A Trindade — Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
  • Ora, se Deus eternamente vive em comunhão; se temos uma nova vida em Cristo; se Deus habita em nós; se Deus por Sua graça nos fez participantes da comunhão da Trindade; então, naturalmente, espontaneamente, anelamos e nos dispomos a viver como Deus sempre viveu, em comunhão.

Viver em comunhão para nós que nascemos de novo em Cristo Jesus é algo inato. Ou seja, a comunhão nasceu com a gente no nosso novo nascimento.
Logo, viver em comunhão não é algo forçado ou imposto, mas natural e espontâneo.
Portanto, naturalmente, espontaneamente, vivamos em comunhão, uns com os outros e todos com Deus.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE        YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK        TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!