A Mesa do Senhor

COMPARTILHE esta MENSAGEM

A Mesa do Senhor  |  Salmo 23:5  |  Salmo 78:19

É um privilégio nos reunirmos em torno da Mesa do nosso Senhor, do nosso Salvador, do nosso Rei, Jesus Cristo. Nos reunimos para o nosso Senhor.
Este ano para nós é o ano da Comunhão.
E todo o nosso tempo de comunhão é coroado na celebração da Ceia do Senhor, quando nos reunimos em torno da Mesa do nosso Senhor.
Pela graça de Deus temos a oportunidade, o privilégio, de nos assentarmos à Mesa do nosso Senhor, e comer do pão e beber do cálice, que simbolizam a carne e o sangue de Jesus Cristo. Partimos o pão na presença do nosso Senhor.

Por tudo o que Cristo é, e por tudo aquilo que Ele realizou na cruz do Calvário, Nele, somos provisionados em todas as áreas da nossa. A realidade espiritual da Mesa do nosso Senhor nos garante tais provisões.
Amados irmãos, vamos contemplar a beleza e a singeleza da Mesa do nosso Senhor.
Quando tiramos os olhos da Mesa do nosso Senhor, e olhamos para fora dela, o que vemos é um imenso deserto.
Isso significa que todo o nosso prazer, todas as nossas provisões, toda a nossa satisfação, encontram-se unicamente no nosso Senhor e na Sua Mesa.
O mundo é o deserto onde o nosso Deus preparou para nós uma Mesa e nela podemos nos saciar plenamente. Salmo 78:19
Esta Mesa também foi preparada para nós na presença dos nossos inimigos. Salmo 23:5

Embora a Mesa do nosso Senhor seja tão singela, com elementos tão simples sobre ela, pão e vinho, sua realidade espiritual é gloriosa, maravilhosa, extraordinária, impressionante.
E nossas vidas precisam ser tocadas por esta realidade espiritual.

Quando celebramos a Ceia do Senhor, não podemos nos esquecer das tremendas vitórias que Jesus Cristo obteve na cruz do Calvário.
Quando olhamos para a Mesa do nosso Senhor, nos lembramos de pelo menos seis inimigos que Ele venceu na cruz do Calvário. São eles:

1 – A carne
Na cruz do Calvário o nosso Senhor Jesus Cristo obteve vitória sobre a carne.
A cruz de Cristo proveu para nós a vitória sobre a carne.
Irmãos amados, isso não é um simples fato, mas algo tremendo e glorioso.
Outrora, não tínhamos outra opção, senão, andarmos na carne e satisfazer seus prazeres e paixões.
Quando Jesus se ofereceu para ser crucificado, a carne foi com Ele crucificada.
O que está escrito em Gálatas 5:24? E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.
A carne é o velho homem, conforme Romanos 6:6: …sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;…
Podemos ser guiados pelo Espírito Santo porque a carne foi vencida por Jesus na cruz do Calvário. Por isso que o nosso Senhor nos diz para andarmos no Espírito.
Gálatas 5:16,17: Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
Vamos celebrar a vitória que Jesus obteve na cruz do Calvário sobre a carne.

2 – O pecado
Na cruz do Calvário o nosso Senhor Jesus Cristo também obteve vitória sobre o pecado.
Pecado é o erro que cometemos quando não acertamos o alvo que Deus propôs para nossas vidas.
Antes mesmo de nascermos, Deus já tinha um alvo, uma meta, um propósito para nossas vidas.
Pecamos quando nos entregamos a tudo aquilo que não pertence a Deus; quando gastamos o nosso tempo fazendo coisas que nada tem a ver com o propósito para o qual o Senhor nos criou e nos chamou.
2 Coríntios 5:21: Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
Que troca maravilhosa foi esta que Jesus fez na cruz do Calvário por nós.
Éramos pecado, e Jesus, justiça. Na cruz do Calvário, Jesus foi feito pecado por nós; e nós, feitos justiça em Cristo.
Romanos 5:1,2: Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.
Vamos proclamar: Jesus Cristo é a nossa justiça.
Vamos celebrar a vitória que Jesus obteve na cruz do Calvário sobre o pecado.

3 – O mundo
Na cruz do Calvário o nosso Senhor Jesus Cristo também obteve vitória sobre o mundo.
João 12:31-33: Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso. E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo. Isto dizia, significando de que gênero de morte estava para morrer.
Gálatas 6:14: Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.
O mundo, como o Senhor já nos disse e nos relembra, é um deserto para nós.
Mas o mundo faz apelos fora de nós. E o correspondente que o mundo encontra em nós para atender aos seus apelos é a nossa carne. Então, o mundo apela fora de nós, e a nossa carne, dentro de nós.
Ambos apelam para que não façamos a vontade do nosso Senhor, mas a nossa vontade.
O mundo e a carne apelam para que façamos coisas que irão nos distrair e nos desviar do nosso chamado celestial.
Mas o nosso Senhor nos dá poder e autoridade para não atendermos aos apelos do mundo e da nossa carne.
O sistema do mundo é dominado pelo diabo. Trata-se de um sistema que seduz e atrai as pessoas, inclusive os cristãos.
Sem Cristo e Sua obra na cruz é impossível vencer o mundo e carne.
Mas pela graça de Deus fomos salvos do sistema deste mundo e da nossa carne. Efésios 2:1-3
Vamos celebrar a vitória que Jesus obteve na cruz do Calvário sobre o mundo.

4 – O ego
Na cruz do Calvário o nosso Senhor Jesus Cristo também obteve vitória sobre o ego.
Jesus Cristo nos salvou de uma vida centrada em nós; de uma vida centrada no nosso “eu”; de uma vida que só olha para o próprio umbigo; de uma vida que só visa os seus próprios interesses; etc.
Como poderíamos ser igreja se Jesus não tivesse vencido o ego na cruz do Calvário?
A centralidade da igreja não é o homem, mas a Pessoa e a obra de Jesus Cristo.
Cuidado: Desassociar a Pessoa do Senhor Jesus Cristo de Sua obra na cruz é um ensino diabólico.
A igreja não gravita em torno do homem, mas da Pessoa e obra de Jesus Cristo.
Se estamos aqui por causa de nós mesmos; por causa de familiares, parentes ou amigos; ou por causa da denominação e de seus ministros; ou por qualquer outro motivo que não seja o Filho de Deus; então, é porque a cruz de Jesus Cristo não tem encontrado em nós espaço e caminhos para trabalhar em nossas vidas.
Vamos celebrar a vitória que Jesus obteve na cruz do Calvário sobre o ego.

5 – O diabo
Na cruz do Calvário o nosso Senhor Jesus Cristo também obteve vitória sobre o diabo.
Jesus venceu publicamente o diabo, que é o pai da mentira e da crueldade.
Colossenses 2:14,15: …tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.
Amados irmãos, em Cristo Jesus podemos resistir ao diabo e ele fugirá de nós.
Tiago 4:7: Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Vamos celebrar a vitória que Jesus obteve na cruz do Calvário sobre o diabo.

6 – A morte
Na cruz do Calvário o nosso Senhor Jesus Cristo também obteve vitória sobre a morte.
Atos 2:23-24: …sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos; ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela.
Jesus disse a um escriba: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. Mateus 8:20
Não havia lugar no mundo onde Jesus pudesse descansar de Sua missão, senão na cruz do Calvário.
João 19:30: Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.
Jesus morreu, foi sepultado; mas ao terceiro dia ressuscitou dentre os mortos. Mateus 28:1-10; Marcos 16:1-8; Lucas 24:1-12; João 20:1-10
Jesus nos ordena a participarmos de Sua Mesa até que Ele volte para nos buscar.
Especialmente, nos lembramos de Jesus e de Sua morte na cruz do Calvário, e de toda implicação e impacto que ela causou em nossas vidas, quando participamos da Mesa do Senhor, comendo do pão e bebendo do cálice do Senhor.
1 Coríntios 15:54-57: E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.
Vamos celebrar a vitória que Jesus obteve na cruz do Calvário sobre a morte.

Vivemos a expectativa da volta do nosso Senhor, Jesus Cristo, quando experimentaremos plenamente a Sua vitória sobre a morte.
Sim, temos comunhão pelo Espírito Santo com o nosso Senhor, Jesus Cristo. Mas experimentaremos plenamente esta comunhão quando Ele voltar para nos buscar.
Que amoroso, gracioso, maravilhosos e poderoso é o nosso Senhor, Jesus Cristo; e que gloriosa, grandiosa e incomparável é Sua obra consumada na cruz do Calvário.

Romanos 5:18: Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.
Este “um só ato de justiça” foi a morte vicária de Jesus na cruz do Calvário. Jesus tomou o nosso lugar na cruz do Calvário.
Por esse único ato de justiça, em um único momento, simultaneamente, Jesus Cristo derrotou na cruz do Calvário a carne, o pecado, o mundo, o ego, o diabo, a morte.

A celebração da Ceia do Senhor é um ato solene.
Quando olhamos para a Mesa do Senhor nos lembramos de quem Cristo é e da obra que Ele consumou na cruz do Calvário.
A Mesa do Senhor nos fala da Pessoa e obra de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.
A Mesa do nosso Senhor revela verdades tão profundas como essas que vimos até aqui.
Que a gente jamais perca, devido à sua singeleza, o glorioso significado espiritual da Mesa do Senhor.
Que pelo Espírito Santo, todas essas verdades sejam constantemente renovadas em nossos corações, para que sempre celebremos a Ceia do Senhor com discernimento e com absoluta reverência.

A obra que Jesus Cristo consumou na cruz do Calvário foi, primeiramente, para a glória de Deus, com o propósito de nos salvar.
Vamos contemplar e adorar o nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, por tudo aquilo que Ele realizou por nós na cruz do Calvário.
Vamos render a Ele o nosso amor, o nosso coração, a nossa gratidão.
Somos fracos e pecadores, mas amamos o nosso Senhor, Jesus Cristo.
Nosso conhecimento Dele é limitado, mas somos gratos a Ele por conhecê-Lo.
Louvemos ao nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, por todas as vitórias que Ele obteve na cruz, para a glória de Deus e para nos salvar.
Foi para a glória de Deus e por nós, fracos e pobres pecadores, que Jesus consumou Sua missão morrendo na cruz do Calvário.
Vamos celebrar as vitórias que Jesus obteve na cruz do Calvário, sobre a carne, sobre o pecado, sobre o mundo, sobre o ego, sobre o diabo, sobre a morte.

Que tocados pela realidade espiritual da Mesa do Senhor, o Espírito Santo nos conduza a comermos e bebermos da Mesa do nosso Rei.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

N O S S O S   C A N A I S

 

NOSSOS CANAIS

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!