A maior alegria de um pastor.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

3 João 1.1-8

1. O presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo na verdade.
Assim como em sua segunda carta, nesta também o apóstolo João se apresenta como presbítero. As palavras “presbítero”, “bispo” e “pastor” são equivalentes.
O apóstolo e presbítero João endereça sua terceira carta a Gaio, a quem trata de amado, pois João o amava na verdade.
O amor cristão é para ser declarado e demonstrado. “Dar” e “servir” são ações do amor de Deus.

2. Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.
O desejo do coração de João era que Gaio também prosperasse materialmente e tivesse saúde física, assim como ele era próspero e saudável espiritualmente.
Embora Gaio tivesse uma vida espiritual saudável, ativa e fervorosa, é bem provável que estivesse enfermo e passando por dificuldades financeiras. Por isso João lhe deseja melhoras nestas áreas.
Sim, podemos desejar e orar para que nossos irmãos sejam abençoados física e materialmente. Mas devemos tomar muito cuidado com a chamada “teologia da prosperidade”, que ensina que o crente não pode ser pobre e nem ficar doente.
Gaio é uma das provas de que é possível um cristão ser rico espiritualmente, mas pobre e doente fisicamente.
Irmãos, do que mais cuidamos em nossa vida: Do nosso corpo ou da nossa alma? Dos nossos bens materiais e da nossa saúde física, ou da nossa condição espiritual? Do nosso trabalho e laser, ou da missão da Igreja?
Gaio era um cristão espiritualmente saudável. No entanto, suas condições física e financeira não refletiam sua próspera condição espiritual.
Jesus faz a seguinte recomendação àqueles que confiam no dinheiro e na força do próprio braço: Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. Lucas 12.15

Você gostaria de ser próspero financeiramente e também saudável fisicamente, assim como é próspera a tua alma? Pense bem antes de responder!
Embora Gaio estivesse enfermo e passando por dificuldades financeiras, sua condição espiritual para João era mais importante.

3. Pois fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade.
Alguns irmãos visitaram João e deram bom testemunho a respeito de Gaio. E duas coisas alegraram o coração de João: A vinda desses irmãos (comunhão); e, o testemunho que eles deram a respeito de Gaio, de como ele andava na verdade, isto é, de como ele vivia de acordo com a sã doutrina do Evangelho de Cristo Jesus.
Verdade para Gaio não era apenas um conceito, mas uma prática de vida.
Não pode haver oposição e contradição entre a nossa fé e o nosso modo de viver.
Quem acredita na verdade também anda nela.
A verdade na qual Gaio andava ela dava testemunho e se manifestava. Como? Através de sua fidelidade e amor para com os irmãos e estrangeiros; e também do acolhimento, da ajuda, da hospitalidade e da contribuição aos irmãos que trabalhavam para o Senhor pregando o Evangelho. (vv. 5-8).
Gaio é um exemplo de cristão que tinha o coração e lar abertos para Deus.
Atrevo-me a dizer que Gaio mantinha pelo menos uma célula em sua casa.
Deus recompensou, recompensa e sempre recompensará todo bem feito aos Seus filhos e enviados.
O testemunho do cristão não é somente o que diz, mas também o que faz.
Todo cristão dá o seu testemunho, bom ou mau. Porque não há neutralidade quanto à vida cristã: ou eu vivo para Cristo, ou não.
Estamos crendo de todo coração na Única verdade, que é a Palavra de Deus?
Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram. Hebreus 4.2
Os israelitas ouviram a Palavra de Deus, mas Ela de nada adiantou para eles, pois não creram Nela. A Palavra que eles ouviram de Deus não foi misturada com a fé deles.
E quanto a nós, temos crido no que Deus tem nos falado? Temos misturado à Palavra de Deus a nossa fé? Porque a nós também está sendo anunciada a Palavra de Deus.
Nossas ações têm sido baseadas naquilo que temos ouvido de Deus, ou temos agido e andado segundo a nossa própria vontade?

4. Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade.
Qual era a maior alegria de João? Saber que seus filhos (espirituais) andavam na verdade.
Enquanto ouvimos tristes notícias de pastores que estão se suicidando, o Espírito Santo nos fala da maior alegria de um pastor: Ver seus filhos (espirituais) andando na verdade.
Triste também é ver pessoas que professaram fé no Filho de Deus e que voltaram ao seu antigo modo de vida.

Minha maior alegria, e sei que é a de muitos pastores também, não são os bens e as finanças do ministério, mas a saúde espiritual das ovelhas do Senhor que estão sob o meu cajado ministerial; em saber que meus “filhos espirituais” estão andando na verdade.
Esta era a maior alegria do apóstolo e presbítero João, e também deve ser a de todo pastor.

Hoje celebramos a Ceia do Senhor. E para encerrar esta mensagem, quero ainda compartilhar dois textos que o apóstolo Paulo escreveu aos coríntios.
Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. 2 Coríntios 13.5
Os coríntios estavam provando e julgando uns aos outros, inclusive o apóstolo Paulo, quando deveriam examinar a si mesmos.
Examinar-se = Fazer um exame minucioso e honesto de si mesmo; sondar-se; observar-se; investigar-se; esquadrilhar-se; testar-se; etc.
E após assim nos examinarmos, tirarmos a “trave” que está em nossos olhos, que até então não enxergávamos, para em seguida ajudarmos os nossos próximos a tirarem os “ciscos” de suas vidas.

Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; … 1 Coríntios 11:28

Vamos todos os dias, para o maior número de pessoas possíveis, anunciar as boas-novas de salvação, como também testemunhar a nossa própria salvação. Vamos aproveitar todas as oportunidades para cumprirmos a missão. Boa semeadura e colheita.

Obrigado Senhor!

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 06/10/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!