A edificação do altar.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

20/03/2022
Tema da mensagem de hoje: A edificação do altar.
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Esdras 3.1: Em chegando o sétimo mês, e estando os filhos de Israel já nas cidades, ajuntou-se o povo, como um só homem, em Jerusalém.
Como um só homem”, significa unidade de espírito; que só foi possível após se separarem dos judeus que decidiram ficar na Babilônia.

Esdras 3.2: Levantou-se Jesua, filho de Jozadaque, e seus irmãos, sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus irmãos e edificaram o altar do Deus de Israel, para sobre ele oferecerem holocaustos, como está escrito na Lei de Moisés, homem de Deus.
Antes de qualquer coisa o altar precisava ser edificado para que a adoração e o culto (serviço) a Deus fossem restabelecidos.
Os israelitas aprenderam que antes de qualquer coisa o altar deveria ser edificado.
A prioridade dos exilados que retornaram da Babilônia foi edificar o altar ao Senhor.
O altar era o centro da adoração e do culto a Deus, pois no altar eram oferecidos sacrifícios a Deus.
Antes mesmo da reconstrução do muro e do templo, o altar foi edificado e o culto a Deus restabelecido, conforme escrito na Lei de Moisés.

Esdras 3.3: Firmaram o altar sobre as suas bases; e, ainda que estavam sob o terror dos povos de outras terras, ofereceram sobre ele holocaustos ao SENHOR, de manhã e à tarde.
Provavelmente, no tempo em que os judeus ficaram exilados na Babilônia, os povos vizinhos se apossaram das terras de Israel. Tais povos resistiram, se opuseram e lutaram, para impedir que os recém-chegados as tomassem de volta e edificasse o altar a Deus.
Mesmo sob o terror e a oposição dos povos vizinhos, eles edificaram o altar e restabeleceram a adoração e o culto a Deus; e não pararam de adorar, louvar e cultuar a Deus, e de buscar ardentemente a comunhão com Deus.
O altar tinha suas bases, sobre as quais deveria ser firmado.
Quando há altar edificado sobre as bases corretas, o culto e a adoração a Deus não cessam.

Os livros de Esdras e de Neemias nos revelam o amor, a fidelidade e o poder de Deus no zelo para com Seu povo.
Deus moveu e controlou os corações de três reis persas para ajudarem o povo Dele.
O Senhor também proveu líderes espirituais para conduzir Seu povo ao arrependimento, a um avivamento espiritual e moral, e retorno à Sua Palavra, isto é, restaurar a Lei de Deus no coração do povo.

Esdras foi um hábil escriba e sacerdote; um dos maiores líderes judaicos após o cativeiro babilônico. Foi um líder humilde e contrário ao destaque e à fama.

No dia 20/02/2022, o Senhor nos ensinou algumas coisas sobre a reconstrução do muro; no dia 13/03/2022, domingo passado, sobre a reconstrução do templo; e hoje, nos ensinará algumas coisas sobre a edificação do altar.
O próprio Deus estabelece a ordem das coisas. Por exemplo: Primeiramente, a edificação o altar; depois da edificação do altar, a reconstrução do templo; e depois da reconstrução do templo, a reconstrução do muro.
Por isso, com toda reverência, perguntei ao Senhor o porquê Dele nos ensinar primeiro sobre a reconstrução do muro; em seguida, sobre a reconstrução do templo; e só agora sobre a edificação do altar.
E o Senhor ministrou o seguinte em meu coração: Para que nós, Seus discípulos, soubéssemos que o ponto de partida para tudo o que fazemos na vida é o altar do nosso coração, firmado sobre o fundamento correto.
Sem altar, firmado sobre o fundamento correto, nada se sustenta, nada tem valor, nada acontece, nada muda, nada avança; etc.; na verdade, a tendência é piorar a cada dia.

Através das mensagens: “A reconstrução do muro” e “A reconstrução do templo”, o Senhor nos ensinou muitas coisas. Todos nós ouvimos tais mensagens, mas de repente, pouco ou nada fizemos a respeito.
Por que fizemos pouco ou nada? Porque o altar do nosso coração precisa ser edificado sobre o fundamento correto.
Se o altar do nosso coração não está firmado sobre o fundamento correto é porque ele está firmado sobre um fundamento errado. Neste caso não há adoração e nem culto (serviço) a Deus. O que há, na verdade, é adoração e culto ao ego, à personalidade.
Amados irmãos, este é o motivo pelo qual fazemos pouco, ou nada, em relação ao que o Senhor nos ensina  e nos admoesta.
A única maneira dessa nossa postura mudar, individual e coletivamente, é edificando o altar do nosso coração sobre o fundamento correto.
Precisamos ouvir a voz do Cabeça da igreja, Cristo Jesus, nosso Dono, e vivermos e andarmos em temor e em obediência a tudo o que Ele nos fala e nos ensina.

Irmãos amados, precisamos meditar seriamente na Palavra escrita de Deus, não apenas como indivíduos, mas também como igreja, como corpo de Cristo; e contar sempre com o Espírito Santo para vivificar em nós a Palavra escrita de Deus.

Tudo na nossa vida é pela graça de Deus. Isto não quer dizer que não temos responsabilidades diante de Deus. Sim, todos nós temos responsabilidades diante de Deus.
Amados irmãos, pela graça  de Deus somos Seus cooperadores na edificação da Sua igreja. E o ministério, o encargo, que tenho recebido do Senhor é cooperar com Ele de mantê-los no caminho Dele; de trazê-los de volta para o caminho Dele, caso estejam desviados dele; de ajudá-los, caso tenham dúvidas, ou estejam equivocados, quanto ao Evangelho da graça e da verdade; etc.
Por isso, tenho disposto meu coração para buscar a Palavra do Senhor para, primeiramente, obedecê-La; e também para ensiná-La, seja aqui ou onde quer que o Senhor me leve, enviado pelo ministério.
Peço então que orem todos os dias, por mim e pelas lideranças do ministério, para que cumpramos cabalmente o nosso chamado e o nosso ministério.

De que nos adiantam o muro e o templo se não há altar de adoração e de culto a Deus? De nada adiantam.
No Velho Testamento, o altar tipificava a cruz de Cristo. Altar é o lugar onde sacrifícios são oferecidos.
O único fundamento do altar é a Pessoa de Cristo e Sua Obra.
A centralidade da nossa vida, individual e coletiva, é a Pessoa e Obra de Cristo.
Nunca em nós haverá renovação e transformação se o altar do nosso coração, edificado sobre o fundamento correto, não for o ponto de partida para tudo que pensamos, sentimos, falamos, fazemos, pregamos e esperamos.
A igreja não é o centro. O ministério não é o centro. O ministro não é o centro. A doutrina em si não é o centro. A visão não é o centro. O método não é o centro. O CENTRO É A PESSOA DE CRISTO E SUA OBRA.
Sem esta centralidade nunca haverá renovação e transformação em nossas vidas e na igreja.

Se o fundamento do altar do nosso coração, se a centralidade da nossa vida, não é Cristo e Sua Obra, então, adoramos e cultuamos (servimos) a nós mesmos.

Vamos ver outro aspecto do altar.

Romanos 12.1: Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
Quanto à nossa posição, onde cultuamos (servimos) a Deus para agradá-Lo, apresentando (sacrificando) a Ele o nosso corpo por sacrifício vivo e santo? No altar do nosso coração.
Jesus já nos ensinou e nos relembrou por várias vezes que devemos tomar a nossa cruz para segui-Lo: Marcos 8.34: Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.
Cada um de nós está aqui com sua própria cruz?
Tomar a nossa própria cruz significa sacrificar integralmente a nossa vida e a nossa vontade, para que Cristo viva em nós e Sua vontade seja feita. É submeter totalmente a nossa vontade à vontade de Deus. É desta maneira que somos agradáveis a Deus. É por amor ao Senhor que O agradamos desta maneira.
O Senhor tem nos falado insistentemente sobre este assunto; não para que tenhamos apenas conhecimento intelectual, mas a revelação da verdade em nosso espírito.
Jamais deixe de carregar sua própria cruz, pois sem ela você não pode seguir a Cristo.

O altar, obviamente, fala da cruz de Cristo; do seu trabalho subjetivo em nós, tanto individualmente quanto coletivamente.
O trabalho da cruz de Cristo em nós é proporcional ao tamanho daquilo que está ocupando o lugar Dele e de Sua Obra em nossos corações.
O que tem ocupado o lugar do Senhor e de Sua obra no altar do nosso coração?
Por exemplo: No coração do jovem rico eram suas riquezas e suas muitas propriedades. O que Jesus disse àquele jovem para fazer para que o altar do seu coração fosse edificado sobre o fundamento correto? Se livrar daquilo que estava tomando o lugar de Deus em seu coração. Ele fez o que o Senhor mandou? Não. Marcos 10.17-22
E quanto a nós, vamos seguir o exemplo do jovem rico, ou fazer o que o Senhor tem nos revelado?

A cruz também trabalha em nós quando tomamos sobre nós o jugo de Jesus e, debaixo do jugo Dele, aprendemos com Ele em como agradar ao Pai; aí também achamos descanso para as nossas almas. Mateus 11.29

Cristo é formado em nós através do trabalho da cruz em nós.
À medida que Cristo vai sendo formado em nós pelo trabalho da cruz, o amor pelo mundo também deixa de nos dominar.
Quando a centralidade da nossa vida é Cristo e Sua obra, tudo em nossa vida assume o seu devido lugar e valor diante de Deus.
Você quer realmente que sua vida esteja perfeitamente alinhada com o coração, a vontade e os propósitos de Deus? Sim.
Então, faça de Cristo e Sua obra o centro da integralidade da sua vida, porque assim, tudo em sua vida estará em perfeita harmonia e alinhado com o coração, a vontade e os propósitos de Deus.
Irmãos amados, não se enganem. Não tem como ser diferente disso. Não há outro jeito.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!