As suas dificuldades e provações são maiores do que a sua fé em Deus; ou a sua fé em Deus é maior do que as suas dificuldades e provações? | Hebreus 11:1-3

COMPARTILHE esta MENSAGEM

As suas dificuldades e provações são maiores do que a sua fé em Deus; ou a sua fé em Deus é maior do que as suas dificuldades e provações? | Hebreus 11:1-3


Domingo passado, o nosso Senhor nos falou através do tema:
A igreja enferma.
Naquela ocasião, o Senhor nos revelou algumas das enfermidades espirituais da igreja.
Você se identificou com alguma delas? Reconheceu que está enfermo espiritualmente e foi correndo aos pés do Único que pode curá-lo, Jesus Cristo, teu Senhor e Salvador?

O Senhor também nos disse que somente os humildes é que vão a Ele para serem curados, pois reconhecem que estão enfermos espiritualmente.

Nos exortou também quanto às nossas dificuldades; que não podemos permitir que elas nos impeçam de cumprir cabalmente (como se deve) o encargo ministerial que Ele nos confiou; que devemos enfrentá-las, vencê-las e seguirmos firmes a jornada com Ele aqui na Terra.
Após ouvir essa exortação do Senhor, você teve dificuldades e provações para cumprir o encargo ministerial que Ele lhe confiou para exercer aqui na nossa igreja local?
Se sim, qual foi a sua atitude diante delas: De lutar contra elas, vencê-las e cumprir o seu dever para com Deus e o ministério; ou, de paralisar e se deixar vencer por elas?

Meu encargo hoje, já que todos nós, em todo tempo, passamos por dificuldades e provações na vida, é falar da parte de Deus um pouco mais sobre as nossas dificuldades e provações.
Por isso, o tema da mensagem de hoje é: As suas dificuldades e provações são maiores do que a sua fé em Deus; ou a sua fé em Deus é maior do que as suas dificuldades e provações?

Hebreus 11:1-3
1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. 2 Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. 3 Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.

Todos os cristãos, sem exceção, têm um chamado, uma função e um ministério.
Por isso que muitos membros aqui da nossa igreja local têm encargos ministeriais, seja no ministério pastoral; no presbitério; nos ministérios infantil, da juventude, da música e som, do ensino; nas células; na diaconia.
Portanto, é aqui que os nossos pastores, líderes e obreiros cumprem os encargos ministeriais que receberam do Senhor.

Se o Senhor chama a todos, e não há exceção, por que então há membros nas igrejas locais que não tem um encargo ministerial?

  • Talvez porque não tenham nenhum interesse em se envolverem com Deus, com Sua obra e com os irmãos.
  • Ou pode ser porque não aproveitaram a oportunidade quando o Senhor os chamou.
  • Ou quem sabe, até aproveitaram a oportunidade quando o Senhor os chamou, mas simplesmente desistiram e abriram mão do encargo ministerial que receberam do Senhor.

Em relação à Sua obra e aos Seus propósitos, o Senhor nunca deixou de falar o que falou para Isaías: A quem enviarei, e quem há de ir por nós?
E a resposta que Ele sempre espera ouvir é a que Isaías Lhe deu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Isaías 6:8

E quanto a você, que aproveitou a oportunidade e que está cumprindo aqui o encargo ministerial que recebeu do Senhor, seja no ministério pastoral; no presbitério; nos ministérios infantil, da juventude, da música e som, do ensino; nas células; na diaconia:

  • Você entende que não pode negligenciar o encargo ministerial que recebeu do Senhor?
  • Você entende que não pode cumpri-lo de qualquer maneira, mas cabalmente, como se deve, com todo zelo e tempo que for necessário?
  • Você entende que para cumpri-lo tem que observar uma série de exigências, não impostas por homens, mas pelo próprio Deus?
  • Você entende que não pode cumpri-lo se não for membro ativo de uma igreja local?
  • Você entende que para cumpri-lo pode sofrer, ser perseguido, maltratado, açoitado, preso e morto?
  • Você entende que para cumpri-lo é preciso se santificar a cada dia?
  • Você entende que para cumpri-lo é preciso estar cheio do Espírito Santo, revestido com o poder de Deus?
  • Você entende que para cumpri-lo é preciso viver e andar no Espírito de Deus?
  • Você entende que para cumpri-lo é preciso seguir o amor?
  • Você entende que para cumpri-lo é preciso buscar e mover-se nos dons espirituais?
  • Você entende que para cumpri-lo é preciso orar sem cessar?
  • Você entende que para cumpri-lo é preciso que medite a Palavra de Deus todos os dias, para que Ela habite ricamente em você?
  • Você entende que para cumpri-lo é preciso viver e andar em comunhão com os seus irmãos do ministério?
  • Você entende que para cumpri-lo é preciso perseverar na doutrina e na comunhão dos apóstolos, no partir do pão e nas orações?
  • Você entende que para cumpri-lo é preciso perseverar nos cultos, nas intercessões, em uma célula etc.?
  • Você entende que sem Jesus não consegue fazer absolutamente nada?
  • ETC.

Você realmente entende tudo isso? Mas você faz tudo isso?

Saiba que você se torna um irresponsável diante de Deus quando negligencia o encargo ministerial que Ele lhe confiou.
Talvez você diga: Mas eu estou fazendo o meu melhor para cumprir o encargo ministerial que recebi do Senhor. Será que está mesmo?
Quando o seu “eu” diz que está fazendo o melhor para Deus, desconfie.

Abaixo, há várias perguntas que podem ajudá-lo a descobrir se realmente você está fazendo o melhor para Deus no encargo ministerial que Ele lhe confiou.
Elas questionarão você acerca de várias exigências que o Senhor faz àqueles a quem Ele confiou um encargo ministerial.
Então, se você afirma que está fazendo o seu melhor para cumprir o encargo ministerial que o Senhor lhe confiou para exercer aqui na nossa igreja local, responda:

  • Como você consegue cumprir o seu encargo ministerial com zelo e dedicar a ele o tempo que é necessário?
  • Como você consegue ser um membro ativo em sua igreja local?
  • Como você consegue se santificar a cada dia?
  • Como você consegue se encher do Espírito Santo e se revestir do poder de Deus?
  • Como você consegue viver e andar no Espírito de Deus?
  • Como você consegue seguir o amor?
  • Como você consegue buscar e mover-se nos dons espirituais?
  • Como você consegue orar sem cessar?
  • Como você consegue meditar todos os dias a Palavra de Deus para que Ela habite ricamente em você?
  • Como você consegue viver e andar em comunhão com os seus irmãos do ministério?
  • Como você consegue perseverar na doutrina e na comunhão dos apóstolos, no partir do pão e nas orações?
  • Como você consegue perseverar nos cultos, nas intercessões, em uma célula e demais atividades da sua igreja?
  • Como você consegue fazer tudo na vida com o Senhor Jesus?
  • ETC.

Como você percebeu, todas essas perguntas revelam as suas responsabilidades espirituais e ministeriais em relação ao encargo que o Senhor lhe confiou para cumprir na igreja local.
E se você realmente está fazendo, como diz que está, o seu melhor para cumprir o encargo ministerial que o Senhor lhe confiou, então, é claro que a sua única resposta a todas essas perguntas foi: Fazendo renúncias.
Se você faz renúncias em sua vida para conseguir fazer essas coisas, isso significa que você está desistindo de viver a sua vida para viver a vida de Cristo.

Agora, se a sua resposta foi: Eu não consigo, é porque você não está fazendo, como afirma que está, o seu melhor para cumprir o encargo ministerial que o Senhor lhe confiou.
Na verdade, você não está conseguindo fazer essas coisas porque está satisfazendo os desejos da sua carne.

Se você não está conseguindo fazer essas coisas, de que maneira então está exercendo o encargo ministerial que o Senhor lhe confiou?
Está exercendo na carne. E a carne não produz nenhum fruto para Deus. As obras da carne não glorificam a Deus.
Satisfazer os desejos da sua carne é o motivo pelo qual você não faz renúncias para cumprir como se deve o encargo ministerial que o Senhor lhe confiou.

A tendência da carne é sempre dar desculpas para que você não seja fiel às suas responsabilidades espirituais e ministeriais; e também para não enfrentar as dificuldades e as provações que surgem na sua jornada com Cristo aqui na Terra.

Responda em seu coração: As suas dificuldades e provações são maiores do que a sua fé em Deus; ou a sua fé em Deus é maior do que as suas dificuldades e provações?
Há pouco, todos nós cantamos: Minhas provações não são maiores do que o meu Deus, e não vão me impedir de caminhar.
Mas você, que respondeu às perguntas: Eu não consigo; consegue ver que as dificuldades e as provações têm sim impedido você de caminhar?

Talvez você diga: É que o pastor não sabe as dificuldades e as provações que eu passo na vida.
Deixe-me então dizer algo a você: Não é só você que passa por dificuldades e provações na vida, mas todos os cristãos no mundo.
É certo que há cristãos que estão passando por muito mais provações e dificuldades do que você; no entanto, não deixam de cumprir como se deve os seus encargos ministeriais e de observar as exigências que Deus lhes faz.

A questão é: Como você reage quando as dificuldades e as provações surgem para impedir você de cumprir o seu encargo ministerial e de observar todas as exigências espirituais e ministeriais pertinentes ao seu encargo?
As dificuldades e as provações vencem você; ou você, pela sua fé em Deus, as enfrenta e as vence, e segue firme cumprindo o seu ministério e observando todas as exigências espirituais e ministeriais que Deus lhe faz?

O pecado causou um estrago tão grande em nossas vidas que, de alguma forma, abertamente ou não, nós sempre buscamos a glória para nós; e claro, glórias a partir dos nossos méritos.
Talvez você não concorde com muitas coisas que Deus fala.
E quando você não concorda com Deus é claro que também não fará o que Ele revela e ordena.
Mas saiba de uma coisa: Quando você não concorda com Deus, na verdade, você fala por si mesmo, de acordo com a sua própria vontade; ou seja, a glória é sua, não de Deus.

João 7:18: Quem fala por si mesmo está procurando a sua própria glória; mas o que procura a glória de quem o enviou, esse é verdadeiro, e nele não há injustiça.

Então, quando você não concorda com Deus, glórias sejam dadas a você, e não a Deus.

Quando você procura cumprir, como se deve, o encargo ministerial que o Senhor lhe confiou para exercer aqui na nossa igreja local, é porque você está buscando a glória de Deus, e não a sua própria glória.

Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE    –    YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK    –    TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!