Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo? | Amós 3:3

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo? | Amós 3:3


O Senhor, nosso Deus, antes mesmo de nascermos, Ele nos conheceu, nos chamou, nos separou e nos designou para o ministério.
Tal revelação é tão maravilhosa que a gente não consegue compreendê-la plenamente. Salmo 139:14-16; Gálatas 1:15
Creio que eu e você fomos chamados pela vontade de Deus para, juntos, cumprirmos o nosso chamado aqui no nosso ministério.
Foi para isso que Deus nos plantou aqui, para juntos cumprirmos a missão.

Como pregador da Palavra de Deus procuro ensinar a vocês todas as coisas que Jesus ordena à Sua igreja, que estão registradas na Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus.
Procuro pregar a vocês o Evangelho do Cristo crucificado; pregar os valores, princípios e padrões do reino de Deus.
Tudo isso para que não vivamos de qualquer maneira, mas por modo digno de Deus, do Evangelho de Cristo e da vocação a que fomos chamados.

O nosso viver tem que agradar a Deus inteiramente. E o nosso viver é Cristo. Cristo é a nossa vida.
A vida que agrada a Deus plenamente não é a nossa, mas a vida de Cristo em nós.
Gálatas 2: 19 Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; 20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

Não somos nós que edificamos a igreja. Quem edifica a igreja é o próprio Senhor. Mateus 16:18
Nós somos apenas Seus cooperadores nesta edificação. 1 Coríntios 3:9
Deus nos plantou aqui, no Ministério Águia de Cristo, para cooperarmos com Ele na edificação de Sua igreja.
Logo, é necessário que todos nós estejamos em comunhão, em unidade, compromissados inteiramente com o Senhor e com o ministério, aliançados e conectados com os pastores, líderes e uns com os outros; para, juntos, caminharmos e trabalharmos naquilo que até aqui o Senhor tem nos revelado.
Domingo passado o Senhor nos lembrou mais uma vez desta aliança e conexão.

Para que todos caminhem juntos com o Senhor em unidade e em comunhão, e fazendo tudo o que Ele ordena, é necessário, então, que todos concordem com o Senhor.
Não foi por acaso que 2023 foi para nós o ANO DA COMUNHÃO.
Comunhão significa ter tudo em comum; não apenas algumas coisas, mas tudo.

O tema da mensagem de hoje é a pergunta retórica de Amós 3:3: Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?
O povo de Deus estava acomodado, na verdade, dormindo, em relação às suas responsabilidades no pacto (na aliança) que tinham com Deus.
Na realidade, com esta pergunta, o que Deus estava dizendo a Seu povo era: Não será possível caminharmos juntos se vocês não concordarem Comigo.

É sobre isso que o Senhor quer tratar conosco.

Como podemos caminhar com o Senhor, individual e coletivamente, se não concordamos com Ele em tudo? Na verdade, não podemos!

Quando alguns concordam com o Senhor, e outros não, então, mesmo que estejam juntos, estão divididos.

Isso aconteceu inúmeras vezes no deserto, após o Senhor libertar Seu povo da escravidão do Egito. Olha o que o Senhor falou em uma dessas vezes: Até quando sofrerei esta má congregação que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações que os filhos de Israel proferem contra mim. Números 14:27

Isso aconteceu também na igreja de Corinto: Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer. 1 Coríntios 1:10

Jesus também disse: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. Mateus 12:25

Meus amados irmãos, quando não concordamos com o Senhor, a nossa tendência é questioná-Lo, criticá-Lo e murmurar contra Ele; e fazemos isso sozinhos em nossos pensamentos; e também junto à congregação, junto aos nossos irmãos.

Como vimos, o nosso Deus ouve todas as murmurações que são proferidas contra Ele; e que uma congregação perversa (má) é aquela que murmura contra Ele. Números 14:27

Que o Senhor continue nos exortando até a Sua vinda gloriosa, para que não nos tornemos, jamais, uma congregação perversa, que murmura com Ele.

Quando não há concordância com Deus, não há como andar com Ele e também com aqueles que concordam com Ele. Amós 3:3
O que foi dito anteriormente? Quando alguns concordam com o Senhor, e outros não, então, mesmo que estejam juntos, estão divididos.

Mas será que há discordâncias e divisões entre nós; consequentemente, questionamentos, críticas e murmurações contra o Senhor?
Se não houver, glória a Deus. No entanto, o Senhor está nos alertando para que vigiemos, para que isso jamais aconteça em nosso meio.
Agora, se houver, assim como o apóstolo Paulo, eu também, com toda a humildade, rogo a todos vocês que concordem com Deus em tudo o que Ele tem nos falado e revelado para o nosso ministério.

Concordar com Deus é crer no que Ele fala.
Se você realmente concorda com Deus, então, você vive e anda em comunhão com Ele e com aqueles que concordam com Ele, e faz tudo o que Ele ordena.

Não há divisões, nem mesmo questionamentos, e críticas, e murmurações, e confusões, entre aqueles que realmente vivem e andam em comunhão com Deus, porque o Espírito Santo fala as mesmas coisas para eles; porque Deus não é Deus de divisões e confusões, mas de paz. 1 Coríntios 14:33

Mas eu posso pensar e afirmar que os meus questionamentos e as minhas críticas não são contra o Senhor, mas contra os pregadores e as lideranças do ministério.
Se assim penso, estou no engano, da mesma forma que o povo de Deus estava, por exemplo, em relação a Moisés e Arão.
O povo não discernia que não era contra Moisés e Arão que murmuravam, mas contra o próprio Deus; e Moisés alertou o povo a respeito do pecado da murmuração. Êxodo 16:8
Apesar de Deus ter ficado insatisfeito com essa atitude do povo, Seu amor O levou a suprir as necessidades do povo.

Se estou nesse engano, preciso urgentemente renovar a minha mente com a Palavra de Deus, para que eu possa experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

E se os pregadores e as lideranças realmente estiverem errados, e eu, certo? No caso, só há uma maneira de saber se eles estão errados e eu certo: conferindo com o Espírito Santo se o que eles pregam está em conformidade com a Palavra de Deus.
Por que tem que ser com o Espírito Santo? Porque se for com o meu eu, os pregadores e as lideranças sempre estarão errados, e eu, sempre certo.
Se o que eles pregam está em conformidade com a Palavra de Deus, então, o errado sou eu, e não eles. Preciso, então, urgentemente, me arrepender e me consertar diante de Deus.

Concordar com o Senhor significa crer no que Ele fala e revela; consequentemente, obedecê-Lo e segui-Lo.

Está escrito que a Palavra que ouvimos de Deus de nada nos valerá e proveito algum terá para nós se não A misturarmos com a nossa fé. Hebreus 4:2
Quando não cremos na Palavra de Deus, também não agimos baseados nela.

E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. Romanos 10:17
A fé vem a nós quando ouvimos a pregação acerca do Senhor Jesus Cristo, fundamentada unicamente na Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus.
A prova da nossa fé em Deus é a nossa obediência ao que Ele fala e ordena para nós.
Se digo que ouço a Deus e creio Nele, mas nada faço daquilo que Ele fala, estou no engano, pois sou apenas ouvinte, e não praticante de Sua Palavra. Tiago 1:22

Vamos ver algumas coisas que o nosso Senhor tem nos falado, revelado e ordenado e para o nosso ministério; isto é, para todos nós.

O ser igreja
Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. 1 Coríntios 12:13
Não há vida de Deus para alguém que esteja fora da igreja, que é o corpo de Cristo.
Fomos mergulhados pelo Espírito no corpo de Cristo para não mais sermos individualistas, mas para sermos corpo; para nos comprometermos totalmente com a vida de Cristo, com Sua obra e Seus interesses.
Quem ainda não recebeu a revelação do que é ser igreja, continua buscando seus próprios interesses, e não os de Cristo. Na verdade, tal pessoa é individualista e solitária, pois está se rebelando contra a verdadeira sabedoria. Provérbios 18:1

Comunhão
Como igreja temos que perseverar na comunhão; pois fomos chamados à comunhão do Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor. 1 Coríntios 1:9
Temos que aproveitar todas as oportunidades que nos são dadas por Deus para estarmos juntos com nossos irmãos; seja aqui, na intercessão, nas células, nos cursos, nas reuniões, nos eventos, nas manutenções, nos mutirões etc.

Celebrações, células e intercessões
Somos como águias: Uma igreja com duas asas. Uma asa é a celebração de domingo, a outra, as células.
Nos reunimos também todas às terças-feiras para juntos intercedermos e nos fortalecer espiritualmente.
Essas atividades são semanais, justamente para perseverarmos na comunhão, no partir do pão e nas orações; para jamais deixarmos de nos congregar.
Mas pastor, para mim é muito difícil estar todas as semanas nas celebrações aos domingos, na célula e na intercessão.
Os irmãos que são assíduos nas celebrações aos domingos, nas células e na intercessão, também têm dificuldades, mas não deixam de estar nelas.
Se você só tiver vontade de vir nessas atividades do ministério, você não virá, porque a vontade vai passar; mas se você tiver necessidade de vir, então, você fará tudo para vir.
Necessidade é algo indispensável para a vida, no caso, para a nossa vida espiritual e ministerial.
Agora, se nem vontade de vir você tem, então, você precisa acordar, levantar e tomar uma decisão em sua vida, a de deixar de ser egoísta e orgulhoso, e se render e se humilhar, arrependido, aos pés do Senhor.

Renúncia
Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo. Lucas 14:33
Enquanto a renúncia não for feita, você não viverá os planos de Deus. Frase de Billy Graham: Evangelista, pastor e teólogo americano; conselheiro espiritual de vários presidentes americanos; falecido em 21/02/2018.

Fazer discípulos
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações… Mateus 28:19
Fazer discípulos é a nossa missão; é a nossa obrigação.
Discípulos de Jesus não existem até serem feitos.
Temos que ser fazedores de discípulos.
O propósito do evangelismo é fazer discípulos.

Profético
Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis. 1 Coríntios 14:1

Honra e primícias
Provérbios 3: 9 Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; 10 e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
Gálatas 6:6: Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui.

Família e igreja tratam da mesma revelação
Deus primeiro criou a família, depois a igreja.
O natural aponta para o espiritual.
Os mesmos princípios e valores de Deus para a família, são os mesmos para Sua igreja, que é a Sua família. Efésios 2:19
Deus não negocia Seus princípios e valores.
Evidente que é em nossa família natural que primeiro os princípios e valores de Deus se evidenciam; consequentemente, na igreja, que é a família de Deus.
Se os princípios e valores de Deus não se evidenciam em nossa família natural, também não se evidenciarão na igreja.

Praticando a Palavra de Deus
Como pastor, vou dar uma tarefa para vocês cumprirem nesta semana:

> Você, marido, vai procurar orar todos os dias com sua esposa e filhos.
> Você, marido, vai também estabelecer um dia e horário na semana para prestar culto a Deus em sua casa com sua família. Vocês vão orar, cantar cânticos de adoração (pode ser um áudio), meditar a Palavra etc.
> Você, marido, vai ser o dirigente desse culto, e a cada semana encarregará alguém da família para uma tarefa. Por exemplo, alguém escolherá os cânticos, outro irá ler e compartilhar a Palavra de Deus etc.
> Se o seu cônjuge e filhos ainda não pertencem ao Senhor; ou se você é solteiro(a) ou viúvo(a); então, cumpra a tarefa você mesmo, de acordo com sua realidade familiar.

Essas são apenas algumas coisas que o nosso Senhor tem nos falado, revelado e ordenado para o nosso ministério; isto é, para todos nós, sem exceções, que por Ele fomos plantados aqui no MAC, para juntos frutificarmos para o reino de Deus e para a glória Dele.

Que cada um de nós se examine; e naquilo que estiver em falha, se conserte com Deus, urgentemente, pois o Senhor está às portas, breve Ele voltará.

Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE    –    YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK    –    TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!