O caminho que conduz para a vida

COMPARTILHE esta MENSAGEM

O caminho que conduz para a vida | Mateus 7:13,14

Mateus 7:13,14: 13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), 14 porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida [zoé], e são poucos os que acertam com ela.
“Estreita” e “apertado” significam difíceis. “Larga” e “espaçoso” significam fáceis. “Vida”, do grego, “Zoé”: vida de Deus; vida incriada; vida eterna; vida que sempre existiu.

O Evangelho de Deus não deixa dúvidas de que há somente dois caminhos e dois destinos para a raça humana: O caminho que conduz para a perdição (destruição); e o caminho que conduz para a vida (vida de Deus).

A porta e o caminho que conduz para a perdição (destruição) é o nosso “eu” quando cede às tentações do diabo.
Provérbios 16:25: Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte.
Lucas 4:3,4: 3 Disse-lhe, então, o diabo: Se és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão. 4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem.
O nosso Jesus foi tentado como homem, como eu e você, mas nunca cedeu às tentações do diabo.

A porta e o caminho que conduz para a vida (vida de Deus) é o Senhor Jesus Cristo.
João 10:9: Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.
João 14:6: Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Amados irmãos, eu prego para que vocês não façam parte dos muitos que entram pela porta larga e que caminham pelo caminho espaçoso, mas dos poucos que entram pela porta estreita e que caminham pelo caminho apertado.

Nosso Senhor Jesus Cristo diz que a porta do Seu discipulado é estreita e o caminho a percorrer com Ele neste mundo é apertado. Mas este é o caminho que conduz para a vida.
Portanto, do começo ao fim da nossa jornada com Cristo neste mundo, a porta nunca deixará de ser estreita, e o caminho nunca deixará de ser apertado.

Para perseverarmos pelo caminho que conduz para a vida (vida de Deus), necessitamos ser disciplinados nas coisas espirituais. Porque Deus é Espírito, necessitamos ser disciplinados espiritualmente.

Nosso Senhor Jesus Cristo nos diz que é segurança para nós ouvirmos coisas que Ele já nos disse e nos ensinou: Filipenses 3:1: Quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor. A mim, não me desgosta e é segurança para vós outros que eu escreva as mesmas coisas.

Nosso Senhor Jesus Cristo já nos alertou que a nossa maior dificuldade é justamente a disciplina espiritual.
Necessitamos ser disciplinados espiritualmente porque o nosso Deus é Espírito (João 4:24). Por isso necessitamos:
– Orar fervorosamente, todos os dias.
– Meditar a Palavra Deus, todos os dias.
– Encontrar-se com o Senhor no lugar secreto, todos os dias.
– Jejuar com frequência.
– Vencer as tentações, todos os dias.
– Perseverar nas celebrações aos domingos; semanalmente, na célula; nas atividades gerais do ministério; nos eventos do ministério.
– Etc.

Pergunta: Mas por que temos que ser disciplinados espiritualmente e fazer todas essas coisas?
Porque Deus é Espírito; porque pertencemos ao Senhor e Dele somos filhos, servos, discípulos, sacerdotes, ministros e embaixadores.
Somente aqueles que pertencem a Deus e O amam de fato é que dependem plenamente Dele e confiam Nele totalmente e, portanto, são disciplinados espiritualmente.

Amados irmãos, somente nós, cristãos, é que fazemos todas essas coisas; não por obrigação, tampouco forçado ou constrangido por alguém; mas porque somos de Deus e Ele é nosso, porque O amamos e dependemos plenamente Dele e confiamos Nele totalmente.
Partindo então desta premissa, vamos ver novamente em que necessitamos ser disciplinados espiritualmente.

Orar fervorosamente, todos os dias.
Não podemos orar por orar, mas orar fervorosamente, todos os dias; porque a oração para nós é uma necessidade; ela é a prova da nossa total dependência de Deus e da nossa total confiança Nele.
Todos nós temos um encargo de oração diante de Deus. Para nós, orar é uma necessidade, uma obrigação, um compromisso, uma incumbência, uma responsabilidade.
Nosso encargo é orar pela igreja de Cristo na terra; pelo nosso ministério, nossos pastores, presbitério, lideranças, irmãos, e por tudo que envolve o nosso ministério; orar uns pelos outros; orar pelos pecadores perdidos; orar pelos enfermos; orar pela atual situação do país e do mundo; etc.

Meditar a Palavra de Deus, todos os dias.
Não podemos meditar a Palavra de Deus de vez em quando, ou somente na celebração de domingo e na célula, mas todos os dias, de dia e de noite. Josué 1:8
O salmista cantava assim: Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia! Salmos 119:97
O apóstolo Paulo exortou assim a Timóteo: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15
Quem ama a Palavra de Deus e Nela medita de dia e de noite, sem dúvida, maneja bem a Palavra da Verdade.

Irmãos amados, a oração é a nossa respiração espiritual, e a Palavra de Deus, nosso alimento espiritual.

Encontrar-se com o Senhor no lugar secreto, todos os dias.
Necessitamos ser íntimos do Senhor, estar com Ele todos os dias, no lugar secreto, para receber Dele as orientações diárias para todas as áreas da nossa vida.
Para quem é a intimidade do Senhor? Para os que O temem. Para estes, Ele dará a conhecer a Sua aliança e Seus segredos. Salmos 25:14
O Senhor trata os retos e justos com intimidade; para O Senhor, são Seus amigos. Provérbios 3:32

Jejuar com frequentemente.
Necessitamos jejuar com frequência.
Como saber quando devemos jejuar? Toda direção, orientação e prescrição para nossas vidas vêm da nossa intimidade com o Senhor, inclusive para jejuarmos.
Assim como não podemos orar por orar, também não podemos jejuar por jejuar.

Vencer as tentações, todos os dias.
Precisamos vencer as tentações todos os dias. Fazemos isso, por exemplo, orando; sujeitando-se a Deus e resistindo ao diabo; abstendo-se de toda forma de mal.
No Sermão do Monte, Jesus também nos ensina a orar assim ao nosso Pai: …e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal… Mateus 6:13
Tiago 4:7: Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Sujeitar-se a Deus significa: Obedecê-Lo em tudo; submeter-se à Sua Palavra.
Resistir ao diabo significa: opor-se a ele; não se sujeitar a ele; não se dobrar a ele; não ceder a ele; etc.
1 Tessalonicenses 5:22: …abstende-vos de toda forma de mal.
Abster-se significa: Afastar-se; renunciar; fugir.

Perseverar nas celebrações aos domingos; semanalmente, na célula; nas atividades gerais do ministério; nos eventos do ministério etc.
É assim que podemos vivenciar a comunhão dos santos e a unidade do Corpo de Cristo.
É na comunhão dos santos e na unidade da igreja que o Senhor ordena a Sua bênção e a vida para sempre. Salmo 133
Por isso: Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. Hebreus 10:25

Mas por que temos sido indisciplinados espiritualmente?
Amados irmãos, quem é que em nós trava uma luta diária com o Espírito de Deus? A nossa carne (nosso “eu”).
Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Gálatas 5:17

Não podemos jamais nos esquecer de que somos fracos e que dependemos totalmente de Cristo, nosso Senhor e Salvador.
Deus nos deu o Seu Espírito para habitar em nós, para nos tornar semelhantes a Jesus, o Filho em quem o Pai tem todo o Seu prazer. Mas a nossa carne luta, diariamente, para que isso não aconteça. E esta luta se dará em nós até o dia em que Jesus vier nos buscar.

O que jamais devemos permitir em nossas vidas é que as coisas do mundo, que satisfazem a nossa carne, concorram com as coisas do Espírito de Deus que habita em nós. O que temos que fazer, sempre, é ceder ao Espírito de Deus.

Vamos ser gratos a Deus, a cada segundo de nossas vidas, por Ele nos ter designado para o ministério.
A nossa missão e o nosso chamado não podem, jamais, ser um peso para nós, pois nos foram dados pelo próprio Deus, por Seu amor e por Sua graça.
Portanto, obedecer a Deus e servi-Lo, para nós, é uma honra, um privilégio, uma alegria indizível, uma satisfação plena, um prazer sem igual etc. Tem sido assim em nossas vidas?

Consequentemente, a nossa indisciplina espiritual individual reflete no coletivo; assim, coletivamente, também nos tornamos indisciplinados espiritualmente.
Por isso, irmãos amados, urgentemente, precisamos vencer não apenas os nossos obstáculos, impedimentos, estorvos e desafios individuais quanto às coisas espirituais, mas também os corporativos; afinal de contas, somos o Corpo de Cristo, a Igreja do Deus vivo no mundo.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

N O S S O S    C A N A I S

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!