A palavra da cruz
COMPARTILHE esta MENSAGEM
Antes de iniciar, gostaria de fazer uma pergunta: Qual a primeira coisa que vem à sua mente quando você contempla a cruz de Cristo? Pense um pouco a respeito e responda para si mesmo.
1 Coríntios 1:18-25
18 Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.
- Incontestavelmente, a humanidade se divide em apenas duas classes: a dos que se perdem e a dos que são salvos. Não há, portanto, uma classe intermediária.
- Para os que se perdem, a palavra da cruz é loucura, é insana, é insensata. Mas para os que já são salvos, poder de Deus.
- As pessoas podem ter e apegar-se a várias crenças e rituais religiosos, mas somente a palavra da cruz, que é o poder de Deus, pode salvá-las.
- É verdade que se recebe muitas informações através do Evangelho da graça e verdade; mas seu propósito é renovar a mente das pessoas para que suas vidas sejam transformadas. Isto se dá por ação direta do Espírito Santo na vida dos que creem.
- É pela palavra da cruz, que é o poder de Deus, que pessoas são curadas, que demônios são expulsos, que milagres são realizados, que pessoas são salvas e redimidas do poder do pecado etc.
19 Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos (Isaías 29:14).
- Para os sábios e instruídos do mundo o Evangelho da graça e verdade é louco, maluco, insano, insensato, absurdo, ridículo.
- Mas Deus, através de Seu Evangelho, destrói a sabedoria dos sábios e aniquila a inteligência dos instruídos.
- É bom ser sábio e inteligente. Mas esta sabedoria e inteligência, as quais o apóstolo Paulo se refere, são as ideias filosóficas e religiosas que negam o Evangelho da graça e verdade.
- Os sábios e instruídos do mundo ridicularizam a mensagem da cruz.
- Mas nenhuma pessoa é capaz de salvar a si mesma, seja por obras, seja por esforço humano.
- Há quem acredite que pode obter sozinho ou merecer a salvação de Deus; mas a mensagem da cruz descarta, definitivamente, tal crença.
20 Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo?
- Será que os sábios, os escribas e os inquiridores do mundo seriam capazes de elaborar um plano para salvar a humanidade do pecado e da condenação eterna? Claro que não!
- A sabedoria deste mundo exclui a Deus; ela glorifica a autossuficiência humana; recusa-se a reconhecer a revelação de Deus em Cristo Jesus; e, assim, faz do homem o centro e a autoridade suprema.
21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação.
- O homem é incapaz de conhecer a Deus pela própria sabedoria.
- Mas Deus sempre oferece oportunidades aos homens para conhecê-Lo; no entanto, na maioria das vezes, os homens se recusam a conhecê-Lo.
- Já que o mundo não conhece a Deus por sua própria sabedoria, foi do agrado de Deus salvar os que creem pela loucura da pregação.
- A loucura da pregação se refere à mensagem da cruz, que devemos proclamar publicamente, principalmente, aos não convertidos.
- Não se esqueça que a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, não para os que creem, porque para estes, é o poder de Deus.
22 Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; 23 mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; 24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.
- Uma das características dos judeus era pedir sinais. Eles criam desde que vissem algum milagre.
- O Evangelho da graça e verdade revela que Jesus é o maior milagre e a maior dádiva de Deus para a humanidade (João 3:16,17).
- Já os gregos, por outro lado, buscavam sabedoria pela razão humana, por argumentos e pela lógica. E sabemos que a sabedoria e o conhecimento humanos podem tornar as pessoas orgulhosas e arrogantes (1 Coríntios 8:1).
- O Evangelho da graça e verdade prega que em Cristo estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Colossenses 2:3).
- A palavra da cruz não satisfez os desejos nem de judeus nem de gregos; porque a palavra da cruz prega Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gentios.
- Cristo crucificado era escândalo para os judeus porque eles esperavam um Messias militar que os libertaria da opressão do Império Romano; não alguém que foi amaldiçoado por Deus e pregado no madeiro (Deuteronômio 21:22,23; Gálatas 3:13). No entanto, Deus lhes deu um Messias pregado a uma cruz vergonhosa.
- Os judeus não discerniram que a cruz era o instrumento de Deus para a salvação deles.
- Cristo crucificado era loucura para os gentios porque eles não conseguiam entender como Cristo, segundo eles, que havia morrido crucificado em aparente fraqueza e fracasso, poderia ajudá-los a resolver os seus problemas, já que Ele não teve poder para salvar a Si mesmo de tão horrenda morte.
- Mas tudo o que os judeus e os gentios buscavam estava em Cristo Jesus. Porque Cristo Jesus é o poder de Deus para os judeus, e a sabedoria para os gentios. Ambos poderiam ser salvos se cressem na palavra da cruz.
A graça de Deus foi, está indo e sempre irá ao encontro dos que se perdem, sejam judeus ou gentios, para salvá-los pela palavra da cruz, que é a pregação de Cristo crucificado, poder de Deus e sabedoria de Deus.
Lembram-se da pergunta do início desta mensagem? Pois bem: Qual a primeira coisa que veio à sua mente quando você contemplou a cruz de Cristo?
- Penso que várias respostas vieram à mente dos irmãos. Mas hoje, quero ater-me apenas na seguinte: O homem não tem conserto.
- Logo, nós, que cremos e somos salvos, não tínhamos conserto; não havia como nos submeter a uma “funilaria” ou “recauchutagem” espirituais para nos consertar diante de Deus; porque não tínhamos conserto.
- Então, a única solução para nós foi morrer e nascer de novo. João 3:3,5
- Quando Cristo morreu e foi sepultado, nós também morremos e fomos sepultados com Ele; e quando Ele ressuscitou, nós também ressuscitamos com Ele. Romanos 6:4; Colossenses 2:12
- Como isso se deu? Através do nosso batismo na água.
- O batismo na água simbolizou a morte do nosso velho homem e o nascimento de um novo homem.
- Com Cristo, na cruz, morremos para nós mesmos e para o mundo, pois não tínhamos conserto.
- Com Cristo, no batismo, fomos sepultados.
- Com Cristo, no batismo, Deus nos ressuscitou como uma nova criação em Cristo. Ou seja, nascemos de novo para viver uma nova vida com Deus em Cristo Jesus.
- Com Cristo, em Sua ascensão, Deus nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Efésios 2:6
- Portanto, esta é a nossa gloriosa posição resultante da nossa união com Cristo. Aliás, um dos resultados da fé genuína é a união com Cristo glorificado.
Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.
Site: www.aguiadecristo.org.br
YouTube: https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997
Facebook: https://www.facebook.com/aguiadecristo
Twitter: https://twitter.com/aguiadecristo
Instagram igreja: https://www.instagram.com/aguiadecristooficial/
Instagram juventude: https://www.instagram.com/ele.itos/
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
Seja o primeiro a comentar!