Viver de modo digno do Senhor

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Viver de modo digno do Senhor

Efésios 4:1-3  |  Filipenses 1:27  |  Colossenses 1:9,10  |  1 Tessalonicenses 2:11,12

Este ano tem sido para nós o ano da comunhão. Temos aprendido, dia após dia, o que é viver em comunhão, com Cristo e uns com os outros; e também sobre a unidade do Corpo de Cristo, pois somos a igreja de Deus, o Corpo de Cristo na Terra.

Ultimamente, nosso Senhor tem tratado conosco através de vários temas; por exemplo: Comunhão; amor de Deus; perdão; obediência; santidade; a mesa do Senhor; a nossa cruz; o caminho para a vida; a Pessoa do Espírito Santo; as duas mentes; meditar a Palavra de Deus; oração e intercessão; renovação de mente; transformação de vida; etc.
Não somente através destes temas, mas todas as vezes em que o Senhor trata conosco o Seu propósito é também nos santificar para que nos pareçamos mais e mais com Ele, porque só assim viveremos de maneira correta até Sua vinda gloriosa.

Amados irmãos, para nós, cristãos, há uma maneira correta de se viver.
A propósito, em Antioquia, foram os discípulos de Jesus, pela primeira vez, chamados de cristãos. Atos 11:26
Na época, tratava-se de uma designação pejorativa, usada para menosprezar, desdenhar, despreza e escarnecer os discípulos, por eles se parecerem com Jesus. Ser cristão é parecer-se com Jesus.

Do Senhor somos filhos, servos, discípulos, sacerdotes, ministros, embaixadores e testemunhas. Esta é a nossa identidade em Cristo. Por exemplo:

Somos embaixadores de Cristo: 2 Coríntios 5:20: De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.
Embaixador é a graduação mais elevada de representante diplomático de um governo junto a outro. Trata-se de um ministro de primeira classe encarregado de uma missão.
Aqui no planeta Terra, somos representantes de Deus e de Seu reino celestial.
Deus, em Cristo Jesus, removeu todas as barreiras que impediam a comunhão completa entre Ele e humanidade.
É através de nós, embaixadores em nome de Cristo, que Deus vai até as pessoas e as encoraja a se reconciliarem com Ele.
Todos nós temos que cumprir o ministério da reconciliação para que as pessoas renunciem suas vidas de rebelião contra Deus, se arrependam de seus pecados e se reconciliem com Deus.

Somos testemunhas de Cristo: Atos 1:8: …mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.
Testemunha de Jesus é aquele discípulo que anuncia fielmente o que viu e ouviu, sempre com prontidão e disposição, até as últimas consequências, mesmos que lhe custe a própria vida.
Por isso que no dia de Pentecostes os discípulos receberam poder do alto quando o Espírito Santo desceu sobre eles, para serem testemunhas fiéis de Jesus.
Não vimos e não ouvimos, com os nossos olhos e ouvidos naturais, o Verbo (Logos) encarnado, o Homem Jesus. Mas pela fé, o Cristo de Deus nos é revelado pela única evidência que temos, a Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus vivificada pelo Espírito Santo.
Quando com fé meditamos e ouvimos a Palavra de Deus, sob a unção do Espírito Santo, vemos e ouvimos o Cristo, o Filho do Deus vivo; e assim, O anunciamos.
João 20:29: Disse-lhe Jesus [a Tomé]: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.

Vamos meditar então em algumas passagens bíblicas em que o Senhor nos diz como devem viver Seus filhos, servos, discípulos, sacerdotes, ministros, embaixadores e testemunhas; sempre lembrando de que tudo o que o Senhor até aqui já nos disse foi também para que aprendêssemos a viver como verdadeiros cristãos. As passagens bíblicas são as seguintes:

Efésios 4:1-3: 1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3 esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz …

  • Fomos chamados e vocacionados por Deus. Por isso que não podemos viver e andar de qualquer maneira, mas de modo digno da vocação a que fomos chamados.
  • Este andar digno é com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-nos uns aos outros em amor.
  • A humildade nos faz reconhecer que nada somos e nos ajuda a estimar os outros mais do que a nós mesmos.
    Humildade é o contrário de presunção e de arrogância.

    O humilde põe Cristo em primeiro lugar, os outros, em segundo lugar, e o seu eu, em último lugar.
  • A mansidão aceita tudo o que Deus faz sem murmuração e rebelião; e também recebe toda a crueldade dos homens sem retaliação.
    Manso é aquele que não perde o controle.
  • Longanimidade é uma disposição equilibrada e um espírito paciente sob provações prolongadas.
    O longânime não revida e não se vinga.
  • Suportar uns aos outros em amor significa servir de amparo e de suporte para os outros.
  • Esforçar-se diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz significa eliminar toda desavença ou divisão que porventura surjam na igreja.
    A igreja é habitada por um só Espírito, o Espírito de Deus; logo, todos devem viver em paz uns com os outros.

    O que acontece quando não há esse esforço diligente? Os crentes se isolam ou se separam e formam novos ministérios.

Filipenses 1:27: Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica …

  • Viver, acima de tudo, por modo digno do Evangelho de Cristo significa viver como cidadão dos céus; ser parecidos com Cristo; ser na vida prática o que é quanto à sua identidade e posição em Cristo.

Colossenses 1:9,10: 9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos [Epafras], não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; 10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus …

  • Como cristãos, temos que viver de modo digno do Senhor, para o Seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus.
  • Para vivermos desta maneira precisamos pedir a Deus em oração para que transbordemos de pleno conhecimento da Sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual.

1 Tessalonicenses 2:11,12: 11 E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, 12 exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.

  • Também nestes versículos somos encorajados, consolados e admoestados a vivermos por modo digno de Deus.

Apesar dos muitos desafios, dificuldades, tribulações, perseguições e tentações, como pai a seus filhos, encorajo os irmãos a continuarem firmes no Senhor, levando uma vida santa, que agrade a Deus em tudo, e, assim, frutifiquem em toda boa obra e cresçam no pleno conhecimento de Deus.

Quanto às tentações, o Senhor nos diz: 1 Coríntios 10:13: Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.
Todas as tentações (desejos maus) que enfrentamos são humanas, isto é, comum a todos os homens.
Deus não promete poupar-nos ou livrar-nos das tentações, mas não permitirá que soframos tentações insuportáveis, que são acima das nossas forças; e junto com as tentações Ele nos dará os meios de sair dela e a força necessária para suportá-las.

Tiago 1:13,14: 13 Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. 14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.
A tentação de pecar não vem de Deus, e sim da nossa própria cobiça; em outras palavras, vem dos nossos próprios desejos, no caso, desejos maus.
Somos tentados pelos nossos próprios desejos.
Quando caímos em tentação, na verdade, manifestamos o que de pior há em nós.
Vamos orar e pedir ao Nosso Pai celeste para não nos deixar cair em tentação. Mateus 6:13

Hoje, o nosso Deus nos lembrou de como devemos viver sendo Seus filhos, servos, discípulos, ministros, embaixadores e testemunhas.
Portanto, vivamos para o inteiro agrado do nosso Deus e Pai.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

N O S S O S    C A N A I S

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!