Sem Deus, nada podemos fazer
COMPARTILHE esta MENSAGEM
Sem Deus, nada podemos fazer | 1 Reis 19:1-18
Quem não conhece a história de Elias, lendo este texto, nem iria acreditar o quanto ele foi usado nas mãos de Deus.
Lendo os capítulos 17 e 18 podemos ver um profeta poderoso que tinha ousadia e muita autoridade para apresentar Deus ao povo de Israel.
Ele disse: Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, Senhor, és Deus. 1 Reis 18:37
Elias andava no profético, ele prediz grande seca naquele tempo. A seca foi tão grande que Deus enviou corvos para levar comida a ele. A terra não viu chuva por três anos e seis meses.
Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. Tiago 5:17
Quando a seca já era muita, Deus falou para ele ir até a cidade chamada Sarepta, onde havia uma viúva que iria o alimentar. Essa viúva já estava a espera da morte, pois só tinha um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija. Porém Elias enviou uma palavra profética para a viúva ordenando-a a fazer, primeiro para ele, um pequeno bolo e depois ela e seu filho comeriam e Deus iria multiplicar a farinha e o azeite até que a seca fosse embora. A viúva fez exatamente o que o profeta disse e a palavra foi cumprida.
Depois de tudo isso, o filho da viúva ficou doente e morreu, então Elias o pegou e levou para o quarto e clamando ao Senhor, o menino voltou a vida.
Elias foi até o rei Acabe disse a ele umas verdades e mandou juntar todo o povo de Israel e os profetas de Baal para um encontro no monte Carmelo.
Chegando lá, já foi logo mostrando para que veio. Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. 1 Reis 18:21
Ele desafiou sozinho, quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, onde cada um fez um altar, para que aquele que viesse e consumisse com fogo todas as ofertas apresentadas, esse seria Deus.
Mais uma vez o Senhor respondeu a Elias enviando fogo consumidor sobre o altar após os profetas de Baal ficarem horas clamando e nada aconteceu.
Tudo isso aconteceu antes deste texto que lemos, irmãos, nem parece o mesmo homem.
Agora vemos um profeta desanimado, cansado da vida. Fugiu e foi para um lugar afastado.
Mesmo assim, Deus enviou um anjo para cuidar dele. O anjo o alimentou, trouxe uma direção para que Elias pudesse ter um encontro com Deus.
Elias mesmo desanimado, foi obediente e caminhou ao lugar onde o anjo havia lhe falado.
Chegando no monte Horebe, Elias se escondeu em uma caverna, mas logo o Senhor lhe chamou e perguntou o que ele estava fazendo ali.
Ele teve a chance de falar o que estava sentindo e em sua fala revelou que achava que Deus só o tinha para fazer a obra, porém o Senhor não o consolou docemente, mas mostrou que teria que continuar sua missão. Após trazer Elias de volta à sua vocação, revelou que ele não estava só, Deus havia conservado sete mil que permaneceram fiéis e que também estavam fazendo a vontade do Deus. Então Elias pode restaurar sua vocação profética e continuar seu chamado.
Passado tudo isso, a bíblia nos mostra que Elias continuou profetizando com a mesma autoridade que tinha e no final do seu ministério, ele e Eliseu, seu sucessor, atravessaram o rio Jordão. E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. 2 Reis 2:11
Tomadas as devidas proporções, em nossas vidas passamos por muitas fases e pudemos viver muitas coisas boas com o Senhor, até milagres tivemos a oportunidade de receber. Deus também nos usou para levar a sua palavra, o seu amor as pessoas que precisavam e podemos ver o mover de Deus na vida daqueles que o aceitaram verdadeiramente.
Existem tempos que estamos nos sentindo tão bem e preparados que, muitas vezes, sem perceber acabamos nos esquecendo que precisamos de um tempo a sós com o Senhor, para que ele nos alimente, nos mostre que não estamos sozinhos e que Ele ainda conta conosco para levantar uma nação santa e gerar um sucessor.
Quando um homem está no centro da vontade de Deus, sua vida se move através do Espírito de Deus e coisas sobrenaturais acontecem, porém sem Deus nada podemos fazer.
Para termos essa vida no centro da vontade de Deus, precisamos passar pela porta que é Jesus Cristo, é Ele que irá nos salvar e é nosso modelo para cumprirmos o nosso chamado nesta terra e ao final podermos ir para o céu nos encontrar com Ele.
Obrigado Senhor!!!
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
N O S S O S C A N A I S
Seja o primeiro a comentar!