Preparai o caminho do Senhor

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Mateus 3:1-10
Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Usava João vestes de pelos de camelo e um cinto de couro; a sua alimentação eram gafanhotos e mel silvestre. Então, saíam a ter com ele Jerusalém, toda a Judeia e toda a circunvizinhança do Jordão;  e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada  e lançada ao fogo.

Segundo Jesus “entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista”. Mateus 11:11

A vida de João Batista foi profetizada no Velho Testamento e desde o ventre de sua mãe, ele já manifestava a glória de Deus.
No evangelho de Lucas 1:39-42 – Naqueles dias, dispondo-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá, entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel.
Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!

Deus tinha um propósito para João Batista e creio que esse encontro com Jesus, foi o momento em que ele o recebeu como o seu Senhor e Salvador. A sua infância até ir para o deserto, não  teve destaque, mas sabemos que ele de alguma forma se preparou para viver o propósito de Deus em sua vida. Foi para o deserto, tinha um jeito meio “diferente”, mas proclamou o caminho do Senhor.

Seu ministério foi tremendo, muitos o seguiram e receberam o batismo que pregava (batismo de arrependimento), até algo que ele nem imaginava aconteceu, de repente, apareceu Jesus para ser batizado.
Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galileia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu. Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mateus 3:13-17

Depois deste ato glorioso, o ministério de João Batista havia terminado, porém sua vida de renúncia e dedicação ao reino de Deus o tornou um homem indesejável para muitas pessoas e entre essas pessoas, algumas muito importantes que acabaram o matando.
Ora, tendo chegado o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante de todos e agradou a Herodes. Pelo que prometeu, com juramento, dar-lhe o que pedisse. Então, ela, instigada por sua mãe, disse: Dá-me, aqui, num prato, a cabeça de João Batista. Entristeceu-se o rei, mas, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, determinou que lha dessem; e deu ordens e decapitou a João no cárcere. Foi trazida a cabeça num prato e dada à jovem, que a levou a sua mãe. Mateus 14:6-11

Vamos trazer um paralelo da vida de João Batista para a nossa vida e igreja de Jesus.

Um dia também nos encontramos com Jesus e o aceitamos como nosso único Senhor e Salvador. Fomos batizados cumprindo o mandamento de Jesus e iniciamos nosso crescimento para viver o propósito de Deus.
Preparai o caminho do Senhor; portando, ide fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28:19,20

NOSSA MISSÃO: ALCANÇAR – DISCIPLAR – ENVIAR

Deus nos deu o ministério da reconciliação, está em nossas mãos anunciar as boas novas ao mundo.
Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. 2 Coríntios 5:18-20

Não vamos permitir que a nossa vida seja desperdiçada por desejos que satisfazem o nosso ego, a nossa carne. Nossa vida pertence a Deus e Ele tem uma vida preparada para nós.
João Batista teve uma vida dura, restringida, talvez ninguém aqui gostaria de ter recebido essa missão, mas aqueles que são filhos de Deus, sabem que a sua verdadeira vida é Jesus Cristo e que após esse período de muitas lutas, terão sua vitória e desfrutarão de uma vida eterna reinando com Jesus.

Como igreja de Jesus, temos aqui no nosso ministério a oportunidade de aprendermos a viver em Cristo, nos fortalecendo quando escutamos a palavra do Senhor seja no culto, célula ou em cursos.
Somos encorajados a abrir os nossos corações para sermos curados dos nossos pecados e para podermos liberar o perdão.
Viver algo que só existe na igreja, que é a comunhão dos santos. Estar juntos, como corpo de Cristo, sentido a dor do irmão, mas também se alegrando em muitos momentos de bênçãos.
Assumir as responsabilidades como homens e mulheres maduros na vida cristã para obtermos a multiplicação de discípulos de Jesus na face da terra.

Tudo isso e muito mais viveremos juntos proclamando o evangelho da verdade até a volta de Jesus. Amém!

Deus seja louvado!!!


 

Site: www.aguiadecristo.org.br
YouTube: https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997
Facebook: https://www.facebook.com/aguiadecristo
Twitter: https://twitter.com/aguiadecristo
Instagram igreja
: https://www.instagram.com/aguiadecristooficial/
Instagram juventude: https://www.instagram.com/ele.itos/

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!