Pés formosos.
COMPARTILHE esta MENSAGEM
… mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1.8
Romanos 10.1-15
Os judeus consideravam o apóstolo Paulo um traidor e inimigo de Israel. Mas a boa vontade de seu coração e sua súplica a Deus a favor dos israelitas eram para que fossem salvos.
Paulo não condenou os israelitas, pois eles eram zelosos, porém, não com entendimento.
Eles desconheciam a justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, e tentavam estabelecer a própria justiça mediante a observância da lei e por obras da lei.
Se os israelitas tivessem fé em Cristo, compreenderiam que o fim da lei é o próprio Cristo, e obteriam a justificação mediante a fé no Filho de Deus.
Paulo faz menção (Romanos 10.5) ao que Moisés escreveu em Levíticos 18.5: Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; cumprindo-os, o homem viverá por eles. Eu sou o SENHOR.
Quem viverá? O homem que alcançar a justiça exigida pela lei. Logo, trata-se de uma realização humana. Mas que homem alcançou tal justiça? Nenhum, exceto Jesus Cristo. Mateus 5.17
Em seguida, Paulo escreve o que a justiça procedente da fé diz:
Romanos 10.6-8: Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu?, isto é, para trazer do alto a Cristo; ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos. Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.
Para anunciar a justiça decorrente da fé, Paulo faz menção de Deuteronômio 30.11-14, conforme explicação que segue:
A lei está mui perto do povo (Israel), na sua boca e no seu coração. A lei não está nos céus, para que alguém, pelo povo, suba lá para trazê-la, para que a ouça e obedeça; como também não está além do mar, para que alguém, pelo povo, passe por este mar para trazê-la, para que a ouça e obedeça. A lei está na boca e no coração do povo de Deus. Basta somente o povo ouvi-la e obedecê-la.
Jesus nasceu, morreu, ressuscitou dentre os mortos, está vivo e reina eternamente. Por isso, o Evangelho não pede a ninguém que suba ao céu para de lá trazer a Cristo; e também não pede a ninguém que desça ao abismo para de lá levantar a Cristo dentre os mortos. Tais tarefas, além de desnecessárias e impossíveis aos homens, também são absurdas, pois Cristo, pelo poder de Deus, já ressuscitou dentre os mortos, está vivo e reina eternamente. Basta somente aos homens crerem Nele.
A mensagem do Evangelho não se concentra em nossos esforços, e sim, na encarnação e ressurreição de Cristo, que são as duas doutrinas mais difíceis dos judeus aceitarem.
Portanto, a palavra da fé que pregamos está perto de nós, na nossa boca e no nosso coração.
Ninguém precisa esforçar-se para alcançar a salvação, pois ela é pela graça de Deus em Cristo; porque Cristo mesmo veio ao mundo e morreu, e ressuscitou e encontra-se à disposição de qualquer um, mediante a fé.
Somos salvos porque com a nossa boca confessamos Jesus como nosso Senhor, e em nosso coração cremos que Deus o ressuscitou dentre os mortos. Romanos 10.9
Com o coração cremos para justiça e com a boca confessamos a respeito da salvação. Romanos 10.10
A confissão não é uma condição para a salvação, mas a manifestação do que aconteceu em nós: A salvação pela graça de Deus em Cristo Jesus, mediante a fé.
A salvação tem a ver com o crer no coração, e o testemunho, com a confissão da boca.
Devemos pregar a palavra da fé todo tempo, quer seja oportuno, quer não, a todas as pessoas com quem tivermos algum tipo de relacionamento ou contato.
Não há incoerência entre o coração que crê para justiça, e a boca que confessa a respeito da salvação, pois se concordam.
Todo aquele que Nele crê não será confundido. Romanos 10.11
A salvação é uma promessa das Escrituras. Isaías 28.16
Segundo o Evangelho das insondáveis riquezas de Cristo, a salvação se dá unicamente pela graça de Deus, mediante a fé. Efésios 2.8,9
A Palavra que está perto de nós, na nossa boca e no nosso coração, é a Palavra da fé que temos que pregar. Romanos 10.8
Devemos pregá-la a todos os homens, judeus e gregos (gentios), pois para o Senhor não há distinção. Romanos 10.12
Romanos 10.15: … Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!
Paulo menciona Isaías 52.7: Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!
Nossa missão é pregar esta palavra em todo o mundo, a cada pessoa, até aos confins da terra, para que todos sejam evangelizados e salvos pela graça de Deus em Cristo Jesus, mediante a fé.
Mas para que isso aconteça, os pés formosos precisam caminhar, sair de sua zona de conforto e ir onde estão os perdidos pecadores, para que a graça de Deus em Cristo Jesus os alcance com a salvação.
Aqueles que anunciam as boas-novas, isto é, o Evangelho da graça e da glória de Deus, têm os pés formosos.
Todo aquele que invocar o nome do Senhor [seja judeu ou grego] será salvo. Romanos 10.13
Mas de que adiantará a salvação estar disponível a todos os homens se eles nunca ouvirem falar dela?
Como, porém, invocarão Aquele em quem não creram? E como crerão Naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Romanos 10.14,15a
Esta é a base da missão. Para entendê-la melhor, vamos inverter sua ordem:
– Deus, através de uma igreja local, envia Seus servos. Ide, portanto, fazei discípulos…
– Estes enviados pregam aos pecadores perdidos as boas-novas da salvação.
– Os pecadores perdidos ouvem as boas-novas da salvação.
– Alguns destes pecadores perdidos creem na pregação.
– Os pecadores perdidos que creem invocam o Senhor.
– Os que invocam o Senhor são salvos.
2019: Ano da graça e da grande colheita.
O nosso Senhor nos deu uma missão:
Marcos 16.15: E disse-lhes [Jesus]: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
Mateus 28.18-20: Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Nossos pés são formosos por anunciarmos o Evangelho da graça e da glória de Deus. Por isso, vamos todos os dias, para o maior número de pessoas possíveis, anunciar as boas-novas de salvação, como também testemunhar a nossa própria salvação. Vamos aproveitar todas as oportunidades para cumprirmos a missão.
Boa semeadura e colheita.
Obrigado Senhor!
Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 29/09/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
Seja o primeiro a comentar!