O que você faria para salvar quatro vidas?

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Frequentemente veicula-se campanhas de incentivo à doação de sangue, porque grande é a necessidade. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas.
O que poderíamos fazer para salvar até quatro vidas? Doar nosso sangue.
Há pessoas que doam sangue com frequência; e também as que podem fazer isso e não fazem; e ainda as que até gostariam, mas não reúnem as condições físicas necessárias.
Assim é o mundo, enquanto alguns tiram a vida de seus semelhantes, outros se doam e lutam corajosamente para salvar a vida do seu próximo.

Nós, cristãos, podemos sim doar o nosso sangue para salvar da morte física nossos semelhantes que estão hospitalizados.
Mas o que nós, cristãos, podemos fazer para salvar os nossos semelhantes da morte espiritual? ABSOLUTAMENTE NADA.
Nada podemos fazer porque a morte espiritual, que é a separação de Deus, é consequência de pecado. E a Palavra de Deus declara:

Romanos 3.23: … pois todos pecaram e carecem da glória de Deus …

Pode um morto espiritual salvar outros que também estão mortos espiritualmente? Não.

Lucas 6.39: … Pode, porventura, um cego guiar a outro cego? Não cairão ambos no barranco?

Logo, é impossível ao homem salvar a si mesmo e a outros da morte espiritual.

Quando o homem morreu espiritualmente (separou-se de Deus)? Após o fato marcante de o Senhor Deus ter constituído a primeira família. Onde ele morreu? No Jardim do Éden. E por que ele morreu? Porque desobedeceu a Deus.

Gênesis 2.15-17
15 Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.
16 E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,
17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Gênesis 3.6,23
6 Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.
23 O SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado.

Se o homem morreu espiritualmente, obviamente, é porque anteriormente ele vivia espiritualmente. Em outras palavras: Se o primeiro homem, Adão, separou-se de Deus porque pecou contra Deus, é porque ele tinha comunhão e vida plena com Deus antes de pecar.
Porque ninguém morre se não estiver vivo.

Portanto, por causa do pecado de Adão, toda a humanidade herdou dele a mesma condição, a saber, uma condição de pecado, de separado de Deus, de morte espiritual.

Romanos 5.12: Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

Assim sendo, como o homem pode ser salvo da condenação eterna?
Recebendo de Deus o perdão por todos os seus pecados.

Colossenses 2.13-15
13 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;
14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz;
15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

Não é por obras e méritos humanos que o homem é perdoado e salvo, mas pela graça de Deus, por meio da fé. Porque é impossível ao homem salvar a si mesmo e a outros da condenação eterna.

Efésios 2.4-9
4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,
5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, – pela graça sois salvos,
6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;
7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.
8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
9 não de obras, para que ninguém se glorie.

1 Coríntios 15.22: Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.

Romanos 5.18: Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.

Portanto, o homem é salvo pela graça de Deus, por meio da fé.
O que é graça? É o favor imerecido que Deus concede aos pecadores, isto é, a todos os homens, porque todos pecaram (Romanos 3.23).
Na realidade, todos mereciam a condenação eterna.

Romanos 6.23: … porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Tito 2.11: … a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens …

Esta graça salvadora de Deus que se manifestou a todos os homens é o Filho Dele, Jesus.
A graça salvadora de Deus se manifestou a todos os homens quando Jesus veio ao mundo para salvar a humanidade da condenação eterna.

Com uma única doação de sangue que fizermos é possível salvar até quatro vidas da morte física.
Mas é impossível salvar a nós mesmos e a outros homens da condenação eterna.
Já que não podemos salvar a nós mesmos e a ninguém da condenação eterna, devemos, então, cooperar com Quem pode, o Senhor, nosso Deus.

1 Coríntios 3.9: Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.

Como podemos cooperar com o nosso Deus para que pessoas se salvem da condenação eterna?
– Cumprindo a missão que nos foi dada pelo Senhor: Ide e fazei discípulos… Mateus 28.19
– Alcançar, discipular e enviar novos discípulos.
– Anunciar a Jesus Cristo, que é a graça de Deus que se manifestou salvadora a todos os homens.
– Aproveitar todas as oportunidades para anunciar, para o maior número de pessoas possível, o Evangelho da maravilhosa graça de Deus. E a melhor maneira de pregarmos o Evangelho de Jesus é com a nossa própria vida, com a nossa nova vida, isto é, vivendo, pensando, andando e agindo comprometidos e alinhados com os princípios e padrões do reino de Deus.

Obrigado meu Senhor.

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 17/06/2018 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Creative Commons LicenseO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!