Os tesouros no céu.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Mateus 6.19-21

O Senhor Jesus inicia essa seção do Sermão do monte dizendo àqueles que acreditavam Nele, aos Seus discípulos: Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra…

É óbvio que todos nós que somos discípulos de Jesus e que acreditamos Nele, precisamos viver neste mundo.
Mas quando Jesus orou por nós em João 17.20,21, Ele disse ao Pai que nós, Seus discípulos, não somos do mundo (João 17.16).

Sobre o mundo, O Espírito também nos diz o seguinte na carta de Tiago: Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4.4
Mundo não se refere ao planeta Terra, mas ao sistema que o homem criou (após a queda) para satisfazer a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida.
Foi esse sistema que matou Jesus.
Nesse sistema, Deus e Seu Filho não são bem-vindos, pois não há espaço para Eles.
Ser amigo desse sistema é o mesmo que ser inimigo de Deus.
Os não salvos vivem sob esse sistema, e sobre ele constroem suas vidas e acumulam tesouros para si.

Por isso, é impensável um crente ter prazer nas coisas do mundo.
Está escrito: Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. 1 João 2.15,16

O que é concupiscência? Segundo o dicionário Aulete Digital, é: Ambição, desejo, cobiça de bens ou de prazeres materiais; apetite sexual intenso.
A “concupiscência da carne” que há no mundo refere-se ao apetite sexual intenso.
A “concupiscência dos olhos” que há no mundo refere-se à ambição, ao desejo, à cobiça de bens ou de prazeres materiais que, quando obtidos, acabam produzindo ostentação e exibicionismo em seus possuidores.
O que é soberba? Segundo o mesmo dicionário, é: Orgulho desmedido; arrogância.
A “soberba da vida” que há no mundo refere-se à atitude prepotente e arrogante de quem se considera superior e melhor em relação aos outros.

Como o pecado entrou no mundo? Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer (concupiscência da carne), agradável aos olhos (concupiscência dos olhos) e árvore desejável para dar entendimento (soberba da vida), tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. Gênesis 3.6

Essas coisas que há no mundo não procedem do Pai, mas procedem do mundo.
Não é por acaso que por vezes a Palavra de Deus nos alerta quanto ao mundo; e também quanto à carne e ao diabo.

Algo que também precisamos discernir é que todos os apelos do Evangelho, em termos de conduta, princípios éticos e morais, são dirigidos àqueles que acreditam em Jesus Cristo; aos nascidos de novo; aos regenerados; aos filhos e servos de Deus; aos discípulos de Jesus.
Não podemos supor ou esperar, nem mesmo exigir, que os incrédulos obedeçam ao Evangelho.
Portanto, é para nós, que cremos e seguimos a Jesus, que Ele diz: Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra…
Quem não crê em Jesus e não segue Seus passos, continuará trabalhando e lutando para acumular tesouros sobre a terra; mas não nós, que somos Seus discípulos.

Mas por que Jesus nos alerta a não acumularmos tesouros sobre a terra? Porque na terra, diz Jesus, a traça e a ferrugem corroem e os ladrões escavam e roubam. Em outras palavras, Jesus está dizendo que não há nenhuma segurança nesses tesouros, pois todos eles, aqui mesmo no mundo, podem ser destruídos, roubados e acabados.

Tesouros não se referem apenas a dinheiro e bens materiais; tesouros podem ser muitas coisas. E todos nós corremos o perigo de ajuntar tesouros sobre a terra. Por isso que Jesus nos alerta a não fazermos isso.
Em seus tesouros é que todo homem encontra plena satisfação para sua vida.
…porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. Mateus 6.21

Alguns exemplos de tesouros: Ouro; joias, pedras preciosas; dinheiro; marido; esposa; filhos; profissão; cargo; posição social; honra pessoal; bens imóveis; bens móveis; dom; elogios; saúde; aparência; etc.

Alguns podem perguntar: Mas nós, discípulos de Jesus, não podemos ter, por exemplo, família, profissão, um bom emprego e um bom salário, dinheiro, casa própria, bens materiais etc.? Sim, podemos; desde que também tenhamos um correto discernimento de quem somos no mundo e de nossa vida com Deus, nosso Pai celestial.

Vivemos no mundo; mas Deus é o nosso Pai celeste. Somos filhos de Deus; somos irmãos em Cristo Jesus. E Jesus, que se fez carne e habitou neste mundo, é o nosso Modelo de Filho que agrada ao Pai em tudo. Jesus agradou ao Pai todo tempo em que esteve aqui na Terra.
Jesus, com doze anos, já sabia o propósito do Pai para Sua vida, pois disse o seguinte aos seus pais terrenos: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de Meu Pai; que é meu dever estar na casa de Meu Pai; que é meu dever tratar dos assuntos e negócios de Meu Pai? Lucas 2.49 (ARA – ARC – KJ)
Em Samaria, Jesus disse a Seus discípulos: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. João 4.34
Não é errado alimentar-se fisicamente; mas o nosso foco sempre será espiritual; sempre será fazer a vontade de Deus e realizar a Sua obra.

Jesus nos ensina a ajuntar tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam.

Tudo na vida de um discípulo de Jesus gira em torno do fato de que ele é filho do Pai celeste, e vive no mundo para cumprir o propósito de Deus e não o seu.
Tudo que temos não é nosso, mas de Deus. É um grande privilégio ser mordomo de Deus, alguém que cuida de Suas coisas e de Seus interesses.

Os que querem segurança para o futuro acumulam tesouros na terra; mas aqueles que já conhecem o seu futuro, acumulam tesouros no céu. Nós já conhecemos o nosso futuro.
Como viviam os heróis da fé de Hebreus 11? Confessavam que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra; permaneciam firmes como quem vê aquele que é invisível; aguardavam a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador; contemplavam o galardão; aspiravam uma pátria superior, isto é, celestial; etc.
Se quisermos fazer parte do quadro dos heróis da fé, então devemos obedecer ao que Jesus nos ordena; por exemplo: Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, mas ajuntai para vós outros tesouros no céu.

Além de tantas outras coisas, esse isolamento social também tem nos ensinado e/ou ajudado a ajuntarmos tesouros no céu. Façamos isso todos os dias, a todo momento.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Mensagem pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, live através do Facebook (https://www.facebook.com/aguiadecristo), na manhã do dia 24/05/2020 (domingo).

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!