O prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus

COMPARTILHE esta MENSAGEM

24/07/2022
Tema da mensagem de hoje: O prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Filipenses 3:2-16

O apóstolo Paulo tinha consciência de que não era perfeito; por isso, ele disse que fazia uma coisa: prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:14. E claro, isso que ele escreveu faz parte de um contexto.
Que contexto é esse? Filipenses 3:2-11: Ele disse que até poderia também confiar na “carne”, apoiando-se em seu currículo e nas coisas que aconteceram em sua vida antes de se converter.
Antes de se converter, o apóstolo Paulo era fariseu; instruído aos pés do rabino Gamaliel, mestre e doutor da Lei.
Paulo foi um homem privilegiado e se destacou em muitas coisas. Ele era um hebreu legítimo; quanto à lei, zeloso e irrepreensível. Etc.
Ou seja, Paulo sempre fez na vida e no judaísmo o melhor que podia.
Então, naquilo em que muitos poderiam confiar e se apoiar, Paulo, devido seu currículo, poderia ainda mais.

Quando se converteu, Paulo percebeu que seu passado, seu currículo e todas as coisas em que confiava e se apoiava não eram nada diante de Cristo. Na verdade, ele considerou tudo isso como refugo (esterco; escória), para ganhar a Cristo e ser achado Nele. Em outras palavras, ele se esvaziou de si mesmo, de sua carne.
Ele descobriu, diante de Cristo, que não poderia se apoiar em si mesmo, em seu currículo, em seu conhecimento, em seu passado etc. Ele discerniu que essas coisas poderiam paralisá-lo, contaminá-lo, frustrá-lo, e impedi-lo de avançar para o seu alvo, que era Cristo Jesus.

O alvo do apóstolo Paulo era Cristo Jesus. O nosso alvo é Cristo? Sim! Então, para prosseguirmos para o alvo, que é Cristo, vamos precisar perseverar em fazer uma coisa: esquecer das coisas que para trás ficam e avançar para as que diante de nós estão.
Mas como fazemos isso na prática? Na prática, conforme Filipenses 3:3, temos que exercitar três coisas: Adorar a Deus no Espírito, gloriarmos somente em Cristo Jesus, não confiar na carne. Sem dúvida que esta é a única maneira de viver que vale a pena, uma vida com Cristo, uma vida cristã genuína, uma vida saudável, uma vida vitoriosa em Deus etc.
No exercício de nos esquecermos das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de nós estão, assim como o apóstolo Paulo, nós também precisamos: adorar a Deus no Espírito, nos gloriarmos somente em Cristo Jesus, não confiarmos na carne.
Para prosseguir para o alvo, o apóstolo Paulo esquecia seu passado, vivia o presente e avançava para as coisas que diante dele estavam.
E ele conseguiu fazer isso adorando a Deus no Espírito, gloriando-se somente em Cristo Jesus, e não confiando na carne.
Para prosseguir para o alvo, que era Cristo Jesus, o apóstolo Paulo precisou entender e viver tudo isso.

Adoramos a Deus no Espírito

  • Precisamos discernir que, agora, após a nossa salvação, a nossa regeneração, o nosso novo nascimento, o nosso espírito está vivo para Deus. Agora, estamos mortos para o pecado, mas vivos para Deus.
  • Ou seja, o nosso espírito passou a ter comunhão com Deus, e que o Espírito de Deus habita em nós. Estamos ligados com Deus. Deus habita em nós na Pessoa do Espírito Santo.
  • É no Espírito Santo que nos relacionamos com Deus, adoramos a Deus, buscamos a Deus, discernimos as coisas de Deus etc.
  • O Espírito Santo nos ensina, nos mostra o caminho, nos ajuda, vivifica a Palavra de Deus, revela Jesus, nos mostra as coisas que Deus já tem preparado para nós, nos santifica etc.
  • Quem crê e discerne essa verdade não olha para o natural, não confia na sua capacidade, não olha para as circunstâncias etc., mas foca nessa verdade, de que, pela graça, está absolutamente capacitado, preparado e transformado para adorar a Deus no Espírito.
  • Trata-se de um relacionamento vivo e íntimo com Deus no Espírito.
  • O nosso relacionamento com Deus se dá no Espírito Santo que habita em nosso espírito.
  • Desenvolva um relacionamento íntimo com Deus. Enchei-vos do Espírito que nos foi enviado, que nos foi dado (Efésios 5:18). 1 Coríntios 3:16: Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
  • Deus nos fala pelo Seu Espírito. Deus se move e age pelo Seu Espírito.
  • Nada faça sem ser guiado pelo Espírito de Deus. Romanos 8:14

Não há como esquecer, avançar e prosseguir para o alvo sem adorar a Deus no Espírito.
É preciso crer em toda essa realidade, lembrar-se dela todos os dias e vivê-la diariamente.

Nos gloriamos em Cristo Jesus

  • Depender de Cristo para tudo; tudo, mesmo.
  • Cristo Jesus é o nosso Senhor. Ele é o nosso Dono. Somos propriedade exclusiva do Senhor. Ele é o governo da nossa vida.
  • Cristo Jesus deve ser o centro da nossa vida, porque Nele vivemos, e nos movemos, e existimos (Atos 17:28).
  • Não dependemos da nossa inteligência, da nossa esperteza, do nosso currículo, dos nossos diplomas, do nosso conhecimento, das nossas habilidades, da nossa força, da sorte, do mundo, das circunstâncias etc. Não dependemos de nós mesmos e de nada, mas somente de Cristo Jesus. Sem Ele não podemos fazer absolutamente nada. João 15:5
  • Somente em Cristo Jesus é que devemos realizar todas as coisas.
  • Não há como dependermos de Cristo Jesus para algumas coisas e para outras não.
  • Não há como a nossa vida ser transformada se não dependermos totalmente de Cristo Jesus.
  • Para o presente e para o futuro, dependamos totalmente de Cristo Jesus.
  • Que Cristo Jesus seja o centro de todas as nossas realizações e de todos os nossos planos e projetos.
  • Nossa glória, nossa visão, nosso tudo, é Cristo Jesus.
  • Quando o “eu” se sobressai, Cristo Jesus deixa de ser o centro. Começamos a falhar na vida quando deixamos de olhar para Cristo Jesus e de depender Dele. Por que Pedro teve medo e começou a afundar (Mateus 14:30)? Porque tirou os olhos de Jesus e passou a reparar nas circunstâncias.
  • É Cristo Jesus que vive em nós. É Ele que opera todas as coisas em nós. Gálatas 2:20: …logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Cristo em nós, a esperança da glória. Colossenses 1.27
  • Alguns, que não dependem de Cristo Jesus, afirmam que não são capazes de fazer nada; já outros, se consideram capazes de fazer tudo. Ambos se frustraram, pois confiam em si mesmos.
  • O verdadeiro discípulo diz: Eu sei que não sou capaz, mas dependo totalmente de Cristo Jesus. Eu me glorio somente em Cristo Jesus.

Para esquecer, avançar e prosseguir para o alvo, além de adorar a Deus no Espírito, devemos também nos gloriarmos somente em Cristo Jesus.
É preciso crer em toda essa realidade, lembrar-se dela todos os dias e vivê-la diariamente.

Não confiamos na carne

  • No contexto, “carne” se refere à natureza humana.
  • Muita gente acha que pode avançar sem Deus; agir sem Deus; viver sem Deus; realizar sem Deus, sem a ação do Espírito Santo; etc.
  • Não podemos jamais nos esquecer que a nossa “carne”, a nossa natureza humana, não presta. Na nossa carne não habita bem nenhum (Romanos 7:18).
  • Se o nosso Senhor nos ordena a não confiarmos na carne é porque ela não presta.
  • Se a nossa natureza humana prestasse, não precisaríamos nascer de novo.
  • Se a nossa “carne” prestasse, não precisaríamos renunciá-la, desistir dela.
  • A carne não presta por causa do pecado que, através de Adão, separou o homem de Deus, da glória de Deus, da presença de Deus.
  • Quando não discernimos, ou não percebemos, ou até ignoramos, que a nossa carne não presta, nossa tendência é confiar nela.
  • O homem caído, por si só, na sua condição de pecador, não pode obedecer a Deus, não pode andar na presença de Deus, não pode realizar obras que agradem a Deus etc.
  • O apóstolo Paulo não confiou na carne, não se apoiou no seu currículo e na sua posição; tudo isso, para ele, não significava nada diante da superioridade do valor do conhecimento de Cristo Jesus, seu Senhor, por quem decidiu perder todos esses valores, os quais considerou como esterco, a fim de ganhar Cristo, e ser encontrado Nele.
  • Nosso velho homem, nossa natureza antiga, precisa estar crucificada com Cristo Jesus. Morremos com Cristo com nossa natureza antiga e pecaminosa, e ressuscitamos com a vida de Cristo.
  • Quando o Espírito Santo abre os olhos do entendimento de uma pessoa, a primeira coisa que Ele faz é convencê-la do pecado.
  • O Espírito Santo já te convenceu do pecado e que você não presta? Se sim, então, você está absolutamente consciente de que, sem Cristo, você está totalmente perdido, morto em seus pecados e delitos, nas trevas, sem esperança e sem Deus no mundo; e que não tem nenhuma condição de se reconciliar com Deus, andar com Ele, adorá-Lo e obedecê-Lo.
  • Ou seja, o Espírito Santo abre os nossos olhos e nos mostra nossa real condição, sem Cristo, diante de Deus.
  • O que alguém que está totalmente perdido, morto em seus pecados e delitos, nas trevas, sem esperança e sem Deus no mundo, pode fazer para sair dessa terrível e desesperadora condição diante de Deus? Nada. A única coisa que ela deve fazer é receber, pela graça, Jesus e o que Ele já fez por ela.
  • Por isso é bom sempre lembrarmos que sem Jesus estamos completamente perdidos. Sem Ele nada somos, nada temos, nada podemos.
  • Tudo o que realizamos sem Cristo, para Deus não tem nenhum valor.
  • Por isso que não devemos confiar na carne.
  • Para tudo na vida, tudo mesmo, devemos depender somente de Jesus. Glorie-se somente Nele.
  • Quando confiamos na carne, começamos a olhar para nós mesmos, e passamos a nos comparar com as outras pessoas. Na nossa visão carnal, quando olhamos para aqueles que estão abaixo de nós, ficamos orgulhosos; quando olhamos para aqueles que estão acima de nós, ficamos frustrados.
  • Não podemos olhar para nós mesmos e para os outros, na carne, mas em espírito.
  • Jamais dependa da carne. Jamais confie na carne.

Para esquecer, avançar e prosseguir para o alvo, além de adorar a Deus no Espírito e nos gloriarmos somente em Cristo Jesus, também não podemos confiar na carne.
É preciso crer em toda essa realidade, lembrar-se dela todos os dias e vivê-la diariamente.

Para prosseguirmos para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus, precisamos esquecer das coisas que para trás ficam e avançar para as que diante de nós estão; para isso, devemos adorar a Deus no Espírito, nos gloriar somente em Cristo Jesus, e não confiar na carne.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.


 

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!