O milagre da multiplicação.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

01/08/2021
Tema da mensagem de hoje: O milagre da multiplicação.
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Os milagres de Jesus foram registrados na Bíblia Sagrada para que a gente creia que Ele é o Cristo, o Filho de Deus; e é assim, crendo Nele, que temos vida em Seu nome. João 20.31
O milagre da primeira multiplicação está registrado nos quatro evangelhos: Mateus 14.13-21; Marcos 6.30-44; Lucas 9.10-17; João 6.1-15.
Vamos ler o milagre da multiplicação que está registrado em João 6.1-15.

Está escrito que subiu Jesus ao monte e assentou-se ali com os Seus discípulos.
E erguendo os olhos viu grande multidão que vinha ter com Ele.
Jesus tem compaixão mesmo daqueles que O buscam sem fé genuína; que O buscam apenas como alguém que pode ajudá-los em suas necessidades imediatas, pois são como ovelhas que não têm pastor. Marcos 6.34
Embora Jesus já soubesse o que estava para fazer, mas para experimentar Filipe, perguntou-lhe: Onde compraremos pães para lhes dar a comer?
Para toda pergunta espera-se pelo menos uma resposta. E elas começaram a surgir a partir da pergunta de Jesus.

Primeira: Os discípulos disseram para Jesus mandar o povo embora para suas casas. Marcos 6.35,36
Segunda: Pela resposta de Felipe a Jesus, podemos concluir, também, que para ele o problema não era onde comprar pães, mas como compra-los. Para Felipe, eles estavam diante de um problema sem solução. Ele era muito bom em fazer contas, mas não tinha fé e nem visão espiritual.
Terceira: André, diante dos recursos que tinham para saciar a fome da multidão, no caso, cinco pães e dois peixinhos de um rapaz dentre a multidão, informou a Jesus que não eram suficientes para resolver o problema.
Nenhum dos discípulos percebeu o que Jesus pretendia fazer para resolver o problema.
Vamos ver então qual foi a solução dada por Jesus para saciar a fome daquela multidão de quase cinco mil homens.

  • Está escrito que, na igreja, tudo deve ser feito com ordem e decência. 1 Coríntios 14.40
    Foi o que Jesus fez. Ele pediu aos Seus discípulos que fizessem o povo assentar-se.

    Os discípulos obedeceram; e assentaram-se os quase cinco mil homens.
  • Está escrito também: Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. Salmos 37:5
    Entregar o caminho ao Senhor significa entregar a Ele tudo; tudo o que somos e tudo o que temos.

    O que se tinha naquele momento eram cinco pães e dois peixinhos, que foram entregues a Jesus.
  • Também está escrito: Em tudo dai graças… 1 Tessalonicenses 5.18a
    Jesus tomou os cinco pães e os dois peixinhos que Lhe foram entregues e deu graças.

    Em seguida, partiu-os e os entregou aos Seus discípulos para que eles distribuíssem entre a multidão, quanto queriam. Todos comeram fartamente e ainda sobrou.
  • Logo depois, Jesus ensinou os discípulos a não desperdiçarem nenhum alimento, pedindo-lhes que recolhessem os pedaços de pão que sobraram. Eles obedeceram a Jesus e recolheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada.

Portanto, se queremos realmente ver com os nossos olhos carnais o milagre da multiplicação, devemos: Fazer tudo para o Senhor com excelência, ordem e decência; entregar ao nosso Senhor tudo o que somos e tudo o que temos; em tudo dar graças ao Senhor; não desperdiçar e nem tornar vão o que o Senhor nos dá, especialmente a Sua maravilhosa graça.
Desde o início deste ano, o que o Senhor tem mais enfatizado nas pregações? O chamado de Deus para nossa vida. E é sempre bom lembrar que todas essas coisas fazem parte do nosso chamado.

Até hoje, as nossas células não se multiplicaram. E em relação a esta multiplicação, cada um de nós é responsável.
Por isso, cada um deve perguntar a si mesmo: Mas onde estou falhando? Por se tratar de uma pergunta subjetiva, mas que visa um propósito coletivo, o Senhor ordena a cada um, em princípio, a fazer quatro coisas:
1.ª – Pedir ajuda ao Espírito Santo para responder a pergunta: Mas onde estou falhando? Ser humilde e sincero ao examinar-se.
2.ª – Reler os esboços das pregações que estão publicados no site do nosso ministério, e também assistir aos vídeos das pregações que estão publicados em nossos canais, para verificar se fez tudo o que o Senhor ordenou. Se não fez, conserte-se.
3.ª – Reler na apostila do Módulo 2 do curso “Obreiro Aprovado”, a lição: “Estrutura e funções nas células”. Esta lição ensina quais são as funções e responsabilidades de cada um no processo da multiplicação. Se ao ler esta lição verificar que não está agindo corretamente, conserte-se.
4.ª – Reler também as demais lições do curso “Obreiro Aprovado – Módulos 1 e 2”, pois todas elas são de suma importância, pois fazem parte da nossa visão; e claro, também ajudam a alcançar a maturidade espiritual e se parecer cada vez mais com Jesus.
Caso alguém não tenha as apostilas do curso, procure adquiri-las em nossa livraria.

O Senhor também exorta aos papais e mamães, para que invistam no ministério de seus filhos, levando-os a participarem do ministério infantil, do ministério da juventude e das células.
Nós, pais, é que primeiramente demonstramos aos nossos filhos, através do nosso comprometimento e da nossa fidelidade para com Deus e com o ministério, de que não se pode viver sem Deus e sem a igreja.
Se nossos filhos perceberem que não somos comprometidos com Deus e com o ministério, dificilmente eles serão.
Nós, pais, temos participado todas as semanas com nossos filhos das ministrações on-line do ministério infantil? Temos realizado com eles o desafio da semana? Temos trazido nossos filhos para integrarem a juventude do ministério? Nossos filhos têm estado conosco todas as semanas nos cultos e na célula, sejam presenciais ou on-line?
Se for “NÃO” a nossa resposta a essas perguntas, então, devemos nos preocupar, pois outras coisas que não são de Deus e que não O agradam, têm influenciado nossas vidas e também a dos nossos filhos.
Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22.6

O milagre da multiplicação aconteceu logo após Jesus ter dado graças pelos pães e pelos peixes, e entregue aos Seus discípulos para que fossem distribuídos entre os quase cinco mil homens.
A gratidão ativou o sobrenatural de Deus e liberou a bênção da multiplicação. João 6.11-13
Há um ano e oito meses, no dia 01/12/2019, o tema da pregação foi “Gratidão”; ministrada pela pastora Angela. Clique aqui para acessar o esboço dessa pregação.
Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Tessalonicenses 5.18

Quando falamos de multiplicação de células, do que realmente estamos falando?
Estamos falando de distribuir às multidões o Cristo que habita em nós; o Pão de Deus que desceu do céu para dar vida ao mundo. João 6.33
O Pão de Deus que desceu do céu para nos dar vida em abundância está sobre a mesa da Ceia do Senhor.
O Pai Eterno nos deu o que de mais precioso Ele tinha, Seu Filho amado, Jesus, para nos salvar e para que proclamemos ao mundo que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (João 3.16; 14.6); que não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos (Atos 4.12).

Há crentes que ficam desesperados quando têm grandes desafios pela frente, e recursos insignificantes para enfrentá-los e superá-los.
Nenhum de nós pode fazer milagres, mas podemos dar graças a Deus pelo que temos.
Podemos entregar a Deus o que temos, mesmo que pareça pouco e insignificante aos nossos olhos diante do problema, e crer que Ele cuidará da multiplicação.

Quando Deus encontra gratidão em nossos corações, os céus se abrem sobre nós, e o sobrenatural de Deus se manifesta.

Se realmente queremos que Cristo se multiplique através de nós, vamos dar graças a Deus por tudo o que Ele já nos fez e nos deu.
Se o nosso Deus e Pai nos deu o que mais precioso Ele tinha, Seu Filho, Jesus, então, o que de mais precioso também temos na vida é o Filho Dele, o nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

Vamos constantemente dar graças: A Deus por Jesus e pela nossa tão grande salvação; por Jesus não nos deixar só, enviando o Seu Espírito Santo para estar conosco; pelo nosso nome estar escrito no Livro da vida; pelas nossas famílias, natural e espiritual; pelos nossos pais espirituais; pelos nossos pastores; pelos nossos líderes; pelos nossos líderes em treinamento; pelos nossos supervisores; pelos anfitriões de células; pelos nossos liderados; por todos os nossos irmãos; pelo ministério que o Senhor nos confiou; pelos dons que o Senhor nos concedeu; pela saúde; pela provisão de cada dia; pela proteção divina; etc.
Gratos assim, a Deus, Ele se encarregará de realizar diante dos nossos olhos o milagre da multiplicação. Basta tão somente a gente crer e esperar.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!