Minhas ovelhas | João 10:1-16

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Domingo passado, o Senhor nos disse que o uso responsável dos dons e todo serviço que prestamos a Ele devem fluir da nossa total consagração a Deus.
Portanto, a todo instante devemos apresentar o nosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto espiritual.
Você tem feito isso?

O tema da mensagem de hoje é: Minhas ovelhas | João 10:1-16

João 10 ¹ “Eu lhes asseguro que aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. ² Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. ³ O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. ⁴ Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz. ⁵ Mas nunca seguirão um estranho; na verdade, fugirão dele, porque não reconhecem a voz de estranhos”. ⁶ Jesus usou essa comparação, mas eles não compreenderam o que lhes estava falando. ⁷ Então Jesus afirmou de novo: “Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas. ⁸ Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram. ⁹ Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem. ¹⁰ O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. ¹¹ “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. ¹² O assalariado não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca o rebanho e o dispersa. ¹³ Ele foge porque é assalariado e não se importa com as ovelhas. ¹⁴ “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem; ¹⁵ assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. ¹⁶ Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

Na pregação da Santa Ceia – Há uma graça de Deus sobre a sua vida, algo me chamou a atenção através do ato que o pastor Paulo fez de chamar cada membro da igreja que estava presente pelo nome e dizer para cada um “Há uma graça de Deus na sua vida”.

A impressão que eu tive, vendo o pastor Paulo, naquele momento, foi que estava simbolizando Jesus, o bom pastor, que conhece as suas ovelhas pelo nome.
No versículo 3, diz que “Ele chama as suas ovelhas pelo nome”.

Somos comparadas às ovelhas e, como tal, temos uma natureza mansa e ingênua, somos dependentes para nos mantermos vivos, somos fáceis de desviar, portanto necessitamos ser guiados e vivemos em grupo, pois sozinhas nos tornamos vulneráveis.

O texto nos diz que, trazendo as ovelhas para fora, Jesus vai adiante delas, e essas o seguem, porque conhecem a sua voz.

Uma pergunta que veio no meu coração quando tive a impressão de Jesus falando que conhece o meu nome foi se eu conheço a sua voz.

Como é importante conhecer a voz do seu pastor. É do bom pastor de quem dependo para encontrar comida, bebida e abrigo (proteção), a sua vigilância que me faz manter no rebanho, não me afaste e acabo perdido.

Jesus é a porta das ovelhas, Ele avisa que não há outro, todos que vieram eram ladrões e assaltantes, porém a ovelha que entrar por essa Porta será salva. Entrará e sairá e encontrará pastagem, ou seja, não teremos necessidade de nada, viveremos seguros e com abundância.

O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. João 10:10

Por que Jesus é o bom pastor? Porque Ele deu a sua vida pelas ovelhas.

Olha a importância de conhecermos a voz do nosso Senhor, outros se achegam e demonstram cuidar de nossas vidas, mas são assalariados, fazem por interesse próprio, mas quando as coisas ficam ruins para o seu lado, abandonam as ovelhas e fogem.

As ovelhas só ouvem a voz do seu pastor. Como ovelhas desse aprisco, estamos atentos ao cuidado que o Senhor tem ministrado em nossas vidas? (O cuidado recebido pela ministração da palavra, do acompanhamento fraternal através dos pastores e líderes)

Estamos agindo como ovelhas? (A palavra de Deus tem governado a minha vida, mudando meu modo de pensar, agir e falar?)

Não estou sendo alimentado por assalariados, que não têm nenhuma afeição por mim?

(Quantos conhecimentos tenho recebido em geral nas redes sociais de pessoas que não conheço de verdade, porém, muitas vezes, esses conhecimentos geram conflitos justamente naquilo que tenho recebido do Senhor através das ministrações dos irmãos da igreja, a quem conheço?)

As ovelhas conhecem o seu Pastor – que essa afirmação seja real e possa gerar dentro de cada um de nós um sentimento de pertencimento e que nos mova a compartilhar nossa vida dentro do rebanho. 

Jesus é o bom pastor e nós precisamos ser suas ovelhas, vamos ver o porquê?

João 10 ²⁴ Os judeus reuniram-se ao redor dele e perguntaram: “Até quando nos deixará em suspense? Se é você o Cristo, diga-nos abertamente”. ²⁵ Jesus respondeu: “Eu já lhes disse, mas vocês não crêem. As obras que eu realizo em nome de meu Pai falam por mim, ²⁶ mas vocês não crêem, porque não são minhas ovelhas. ²⁷ As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. ²⁸ Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. ²⁹ Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai. ³⁰ Eu e o Pai somos um”.

Aqueles que não são ovelhas do Senhor, não O conhecem, porém as Suas ovelhas ouvem a Sua voz e O seguem.

Abrindo um parêntese, no versículo 16, Jesus diz que tem outras ovelhas que não são deste aprisco, neste momento, Ele estava falando de nós:

João 10:16: Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

Antes, nosso Deus só tinha um povo (Israel), mas agora Ele tem uma família que são aqueles que creram e confessaram que Jesus Cristo é o seu único Senhor e Salvador.

Mais uma vez podemos ver o grande amor de Deus por nós, quando ouvimos a sua voz, o conhecemos e o seguimos, Ele nos dá a vida eterna, diz que jamais pereceremos e que ninguém poderá nos arrancar de suas mãos.

Vale a pena perder a sua vida para ser uma ovelha de Jesus?

Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! Apocalipse 5:12

 

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE    –    YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK    –    TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!