Habite, ricamente, em vós a Palavra de Cristo.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Domingo passado, fomos exortados (encorajados) pelo Senhor a perseverarmos no andar em santidade. E uma das coisas que o Senhor nos ordenou naquela ocasião foi fazer com que a Palavra de Cristo habite ricamente em nós; que deveríamos fazer isso diariamente, estabelecendo horários específicos para oração, leitura e meditação da Palavra do Senhor.
Você fez isso após ouvir aquela mensagem? Você estabeleceu horários para, diariamente, orar, ler e meditar a Palavra do Senhor? Não? Porque alguns não fizeram, a mensagem de hoje será a mesma da semana passada; e, para confirmá-la, acrescida de mais alguns versículos.

Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. Colossenses 3.16

Tiago 1: 22 Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; 24 pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. 25 Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.

A Palavra de Deus que lemos, meditamos e ouvimos não é para obtermos conhecimento intelectual como alguns supõem, mas para renovar a nossa mente e transformar a nossa vida. Romanos 12.2
Estamos enganando a nós mesmos caso a Palavra de Deus não esteja renovando a nossa mente e transformando a nossa vida. Se a nossa vida não está sendo transformada é porque a nossa mente não está sendo renovada pela Palavra de Deus. E para que nossa mente seja renovada pela Palavra de Cristo, precisamos ter ouvidos para ouvi-La.

Seis vezes, nos Evangelhos, Jesus disse: quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Sete vezes, no livro do Apocalipse, Jesus disse: quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Como eu sei que tenho ouvidos para ouvir o Espírito? Pela minha fé e obediência à Palavra de Deus.
Minha obediência é uma prova de que ouvi o Espírito, que acreditei em tudo o que Ele me disse e, por isso, fiz tudo o que Ele me mandou fazer.
Quem recebe a bênção do Senhor, segundo o livro do Apocalipse, são os vencedores. Os vencedores são aqueles que têm ouvidos para ouvir o Espírito, que creem Nele e obedecem ao que Ele manda.
Se não estou obedecendo ao Senhor é porque não estou tendo ouvidos para ouvir o Seu Espírito. Embora Ele esteja falando, eu não O ouço. Não O ouço porque não tenho ouvido para ouvi-Lo, e também porque o meu coração ainda não está totalmente convertido a Ele e aos Seus propósitos eternos.
Logo, minha mente não será renovada; consequentemente, minha vida não será transformada.

Todos os dias são divulgados os números dos infectados e dos que já morreram por causa da Covid-19. Mas qual o número daqueles que deixaram de congregar por causa da pandemia provocada pelo Coronavírus? Tenho ouvido que, aproximadamente, 50% dos membros de diversos ministérios não retornaram às celebrações presenciais. Por quê? Onde será que esses irmãos estão? Todos nós poderíamos sugerir diferentes respostas a estas perguntas; mas creio que a única certa é a de Jesus: porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. Mateus 6.21
Esses irmãos estão onde seus corações estão. A pandemia do Coronavírus tem revelado onde o coração de muitos crentes está.

É triste saber que há pessoas em diversos ministérios evangélicos apenas por conveniência (por interesses próprios), ou por laços de família, ou porque é amigo de alguém do ministério, etc.
Embora se pregue nesses ministérios sobre cruz, pecado, arrependimento, renúncia, morte do eu, santidade, fidelidade, lealdade, doutrina, perseverança, comunhão, unidade, comprometimento, honra, aliança, volta de Jesus, etc., estas pessoas não têm ouvidos para ouvir o Espírito.
O que geralmente acontece com estas pessoas é trocar de ministério como trocam de roupa; como escolhem uma refeição no iFood, assim escolhem estar no ministério que mais lhes agrada. Trata-se de uma preferência pessoal delas, não de terem o coração convertido ao Senhor e aos Seus propósitos eternos, pois o coração destas pessoas ainda está distante de Deus e de Seus propósitos eternos.

Habite, ricamente, em vós a Palavra de Cristo. É claro que isso só acontecerá se perseverarmos na Palavra de Cristo; não sendo ouvintes negligentes, mas operosos praticantes.
A Palavra de Cristo tem que habitar em nós, ricamente, para nos instruirmos e nos aconselharmos mutuamente em toda a sabedoria; mas também para nos proteger dos hereges e dos falsos pastores e mestres.
As heresias e os falsos ensinos parecem ser a Palavra de Deus, mas são diabólicos. Seus pregadores parecem ser pastores e homens de Deus. O intuito deles é roubar a nossa fé e nos afastar do nosso Soberano Senhor que nos resgatou. Atualmente, o campo que eles mais têm investido é a Internet.
2 Pedro 2.1: Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

Cuidado, mas muito cuidado mesmo, com tudo o que você tem ouvido e assistido na Internet e compartilhado com seus amigos, porque o que Pedro escreveu em sua segunda carta (2 Pedro 2.1), também está acontecendo em nossa geração.

Gálatas 1: 6 Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, 7 o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. 8 Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. 9 Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.
Os gálatas estavam se desviando de Deus para outro evangelho. Paulo chama os pregadores deste outro evangelho de malditos (anátema). Não dê ouvidos a eles. Foge também destes. 2 Timóteo 3.5b

Uma das heresias de que se tem falado ultimamente é que “a Bíblia precisa ser atualizada e reescrita”.
Qual o objetivo dos pregadores desta heresia? Adaptar a Bíblia às suas vidas de pecado e de iniquidade. Em outras palavras, querem que Deus se submeta a eles e à vida que levam, pois não querem se arrepender de seus pecados e se submeterem a Deus e à Sua palavra.

Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,… 1 Timóteo 4.1
Em relação às heresias e aos falsos ensinos, C U I D A D O, porque parece que é igreja, parece que é evangelho, parece que é pastor, parece que é pregação, mas são doutrinas e ensinos de espíritos enganadores e de demônios.

Aqueles que não querem ser transformados pelo poder Evangelho tentam de todas as formas adaptar o Evangelho à sua vida de pecado e de iniquidade.
Não há como a igreja deixar de condenar o pecado! Pecado é pecado! Pecado não é o conceito que eu tenho de pecado. Pecado é o que a Bíblia diz que é pecado.

Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus. 2 Coríntios 2.17

Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. 2 Coríntios 4.1,2

A Bíblia não precisa ser atualizada e reescrita. A Palavra de Deus é atualizada e inerrante. A Bíblia é Eterna.
O próprio Deus magnificou o Seu nome e a Sua Palavra acima de tudo. Salmo 138.2
Assim cantava o salmista, no Salmo 119.89: Para sempre, ó SENHOR, está firmada a tua palavra no céu.
Disse Jesus: Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão. Mateus 24.35; Marcos 13.31; Lucas 21.33

Se a Palavra de Cristo habitar em nós, ricamente; se crescermos na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo; se nos enchermos do Espírito Santo; Deus nos guardará e nos livrará, não somente desta terrível heresia, mas de todas.
E para que a Palavra de Cristo habite, ricamente, em nós; e para que cresçamos na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo; e para que sejamos cheios do Espírito Santo; é imprescindível estabelecermos horários específicos, todos os dias, para a oração, a leitura e a meditação da Palavra de Deus. Naturalmente, quem faz isso são os crentes, aqueles que vivem unicamente pela fé no Filho de Deus.

Quero encerrar lendo três textos da Palavra eterna de Deus:

  • Atos 17.10,11: E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus. Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.
  • Colossenses 3.16: Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
  • 2 Pedro 3.17,18: Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados (aqueles que deturpam a Palavra), descaiais da vossa própria firmeza; antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno. 2 Pedro 3.17,18

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Mensagem pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor.
Live através do Facebook (https://www.facebook.com/aguiadecristo), na noite do dia 01/11/2020 (domingo).

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!