Há uma graça de Deus sobre a tua vida | João 1:16

COMPARTILHE esta MENSAGEM

A mensagem do domingo passado foi: Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas | Apocalipse 2:1 a 3:22
Naquela ocasião, o Senhor nos disse a respeito das boas e das más obras de Sua igreja, isto é, das nossas obras.
Disse que deveríamos nos arrepender das nossas más obras para, assim, sermos vencedores e receber Dele a promessa.
Você tem se arrependido das más obras que tem praticado?

Para nós, 2025 é o ano da Presença Manifesta de Deus.
Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em Sua presença. Efésios 1:4

E o tema da mensagem de hoje, para este nosso tempo de comunhão, é: Há uma graça de Deus sobre a tua vida.

João 1:16: Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça.  

Jesus é a plenitude de Deus.
Deus enviou Jesus para nos salvar e nos dar Sua plenitude.
Sim, pela graça somos salvos, mediante a fé. Efésios 2:8
Em Cristo, a graça de Deus não é apenas para nos salvar, mas é graça sobre graça; é graça abundante e constante, que não se esgota, que não tem fim; é graça que cumpre o propósito de Deus; etc.
Por isso, não existem limites na graça de Deus, que está à disposição para aqueles que vivem pela fé no Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor.

Deus, então, tem nos dado da Sua plenitude e graça sobre graça.

A pergunta é: Temos recebido da Sua plenitude e graça sobre graça?
Claro que temos recebido a plenitude da graça de Deus. Mas o que temos feito com ela?
Ela tem sido eficaz e cumprido o seu propósito em nossas vidas, ou ela tem se tornado vã em nossas vidas?

A graça de Deus se torna vã quando não damos a ela o seu devido valor, o que faz com que ela se torne inútil em nossas vidas, sem eficácia e infrutífera.
Na vida do apóstolo Paulo, a plenitude da graça de Deus não se tornou vã:
1 Coríntios 15 ⁹ Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. ¹⁰ Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã [inútil]; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.  

Quando a graça de Deus não se torna vã em nossas vidas, nos humilhamos diante de Deus, pois nos conscientizamos da nossa indignidade e do nosso não merecimento de Sua maravilhosa graça.
Não foi o que o apóstolo Paulo fez? 9 Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo…
O dia em que acharmos que somos dignos e merecedores de alguma coisa de Deus, nesse dia, a graça de Deus se tornará vã em nossas vidas, e viveremos pela nossa dignidade e pelos nossos próprios méritos.

Quando a graça de Deus não se torna vã em nossas vidas, somos o que somos para aquilo que fomos chamados.
Não foi assim com o apóstolo Paulo? 10 Mas, pela graça de Deus, sou o que sou… O que ele era? Apóstolo de Jesus, pois para isso ele foi chamado. Ele foi o que foi pela graça de Deus.

O que você é pela graça de Deus?
Se pela graça de Deus você é o que é, então, a graça de Deus não tem sido inútil em sua vida.
Mas se a graça de Deus tem sido inútil em sua vida, então, você não é o que tem que ser pela graça de Deus. Na verdade, você é o que o seu orgulho, a sua soberba, a sua arrogância e o seu egoísmo desejam que você seja.

Jamais se esqueçam, amados irmãos: Chamado não se adia, não se transfere, não se dá um tempo, não se abandona. Chamado se cumpre até o fim.

Quando a graça de Deus não se torna vã em nossas vidas, trabalhamos incansavelmente para o Senhor, na verdade, não nós, mas a graça de Deus conosco.
Não foi incansavelmente que o apóstolo Paulo trabalhou e gastou a sua vida pelo Senhor, pelo Evangelho, pela igreja e pela missão? 10 …e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã [inútil]; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.  

Meus amados irmãos, há uma graça de Deus sobre a vida de vocês.

Efésios 4 ⁷ E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo. ⁸ Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.

Em um corpo humano há muitos membros, mas nenhum deles tem a mesma função no corpo.
Assim é também na igreja de Cristo; embora sejamos muitos membros, somos um só corpo em Cristo e, individualmente, membros uns dos outros. Romanos 12:4-8

⁷ E a graça foi concedida a cada um de nós [individualmente] segundo a proporção do dom de Cristo.
Portanto, não há na igreja dois membros iguais com a mesma função.
Ou seja, você é único no corpo de Cristo, só há um de você no corpo de Cristo.
Só você, e mais ninguém, pode desempenhar no corpo de Cristo a função para a qual foi alcançado, salvo e batizado.
A plenitude da graça de Deus que é concedida a cada um de nós, esta graça sobre graça que é abundante e constante, graça que não se esgota, que não tem fim, é para você cumprir a sua função no corpo de Cristo.

Você só conseguirá cumprir sua função no corpo de Cristo se a graça de Deus não for inútil em sua vida.
É assim que cada um de nós coopera com o Senhor na edificação da igreja. Mateus 16:18; 1 Coríntios 3:9; Efésios 4:16
À medida que cada um de nós, pela graça de Deus que nos é concedida, desempenha sua função no corpo de Cristo, a unidade da igreja fica evidente, nós somos aperfeiçoados e a igreja é edificada por Cristo e cresce em número e em espiritualidade.

O que é mais importante para você, o que você pensa, acha, fala e sente, ou a Palavra de Deus?
Cuidado, porque para alguns crentes, a Palavra de Deus está em segundo plano, ou seja, não há necessidade de atenção, tampouco de se corresponder com Ela em temor e em obediência.

As cinco virgens néscias tiveram as mesmas oportunidades para, além de suas lâmpadas, levarem também azeite em vasilhas, como fizeram as cinco virgens prudentes. Mateus 25:1-13
Em todas as igrejas locais onde Jesus é Senhor e Salvador, todos têm tido a oportunidade de se santificar, de se preparar para a volta gloriosa do Senhor, de cumprir sua função no corpo de Cristo e de fazer a obra de Deus.
No entanto, alguns estão desapercebidos, sem temor, ouvindo apenas, mas não obedecendo e não se correspondendo com Deus.

Domingo passado, mais uma vez, a Palavra nos lembrou que Jesus não veio para condenar as pessoas, mas para salvá-las; e uma vez salvas, admoestá-las a viverem, acima de tudo, por modo digno de Deus e do Evangelho de Cristo.
Jesus nunca deixa de estar em todas as Suas igrejas locais.
Assim como Ele estava nas sete igrejas da Ásia, hoje Ele está aqui e também em todas as Suas igrejas locais, porque Ele é Deus, Onipresente, Onisciente e Onipotente.

Jesus não condenou as igrejas da Ásia pelos pecados que cometeram, antes, revelou-lhes seus pecados e admoestou-lhes para que se arrependessem.
É claro que o Dia do Juízo de Deus virá, quando Deus julgará todas as pessoas por suas ações, decisões e escolhas que fizeram na vida. Mas esse dia ainda não chegou.
Por isso, como nos revela a Palavra de Deus, temos que pregar a todas as pessoas para que creiam em Jesus enquanto ainda é o tempo da salvação. 2 Coríntios 6:1-3

Amados irmãos, há uma graça de Deus sobre a vida de cada um de vocês. Não torne esta graça inútil em sua vida.

O Senhor não condenou os irmãos das igrejas da Ásia pelos seus pecados, antes, admoestou-os a se arrependerem para Dele receberem a promessa.
Não é tempo de julgamento e de condenação, mas tempo de graça de Deus e de arrependimento de pecados.

Os escribas e os fariseus condenaram a mulher que foi apanhada em flagrante adultério, mas Jesus não a condenou; antes, disse-lhe: Nem eu tampouco te condeno… João 8:11
É claro que Deus condena o adultério. Mas Jesus não veio para condenar o pecador, mas para salvá-lo. João 3:17; Mateus 18:11
Por isso que a graça [Jesus] recebeu a mulher na condição em que se encontrava, adúltera, mas a verdade [Jesus], que liberta, disse-lhe: …vai e não peques mais. João 8:11

Daqui a pouco, vamos para nossas casas. Portanto, devemos ir e não pecar mais.

Enquanto Jesus não voltar, sempre seremos admoestados por Deus a nos arrepender dos nossos pecados, a seguir os passos de Jesus, a viver a vida de Cristo em nós, a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, a viver por modo digno de Deus e do Evangelho de Cristo, a não tornar inútil a graça de Deus em nós, a cumprir a missão e o chamado, a renunciar a nossa própria vida, etc.

Geralmente, é na comunhão, no ambiente e no contexto da igreja local que Deus admoesta aqueles que Lhe pertencem.
Amados irmãos, é aqui, em nossa igreja local, que somos admoestados, edificados, exortados e consolados por Deus.

Como já disse, não é tempo de condenação, mas de salvação, e também de admoestações e exortações.

Assim como fez com a mulher apanhada em adultério, o Senhor também não condena você, mas Ele diz a você: Não peques mais.
O Senhor também não condena você por não orar todos os dias, mas Ele diz a você: Ore todos os dias sem cessar.
O Senhor também não condena você por não meditar a Palavra de Deus todos os dias, mas Ele diz a você: Medite a minha Palavra todos os dias, de dia e de noite.
O Senhor também não condena você por não ler todos os dias um esboço do nosso site, mas Ele diz a você: Leia, para relembrar o que Eu já falei.
O Senhor também não condena você por não ser assíduo ou por não vir aqui aos domingos para cultuá-Lo com seus irmãos, mas Ele diz a você: Nunca deixe de congregar, como é costume de alguns.
O Senhor também não condena você se não vir ou se não for assíduo nas intercessões às terças-feiras, mas Ele diz a você: Aproveite todas as oportunidades para estar com seus irmãos e orar pela igreja.
O Senhor também não condena você por não ser assíduo ou por não participar de um encontro de famílias, mas Ele diz a você: Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! Salmos 133:1
O Senhor também não condena você, jovem, por não participar da juventude, mas Ele diz a você: Sê forte e corajoso, e a minha Palavra permanecerá em você, e você vencerá o maligno.
O Senhor também não condena você por não fazer os nossos cursos, mas Ele diz a você: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15
O Senhor também não condena você por não participar das nossas conferências, mas Ele diz a você: Examine-se a si mesmo se realmente estás na fé; prove a si mesmo.
O Senhor também não condena você por não viver a vida e a comunhão da nossa igreja local, mas Ele diz a você: Persevera na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Viva a vida comum da igreja local onde você foi plantado.
Tudo isso o Senhor já nos disse, e nos diz novamente, porque Ele nos ama incondicionalmente, porque tudo isso é para o nosso próprio bem.

Há uma graça de Deus sobre a vida de cada um de vocês.
Deem o devido valor a esta maravilhosa graça que está sobre vocês.
Não a tornem inútil em suas vidas, mas eficaz e frutífera para a glória de Deus.

Glórias a Deus que ainda não é tempo de condenação, mas de salvação, arrependimento e conserto.
Aproveitemos, então, este tempo, que é o da graça de Deus.

Acesse o link abaixo e leia também o tema: Graça que não é inútil.
https://aguiadecristo.org.br/graca-que-nao-e-inutil/ 

Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36

 

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE    –    YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK    –    TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!