Foge também destes.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

2 Timóteo 3.1-5

É imprescindível sabermos que: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis
Sobrevirão significa: chegarão inesperadamente, de repente, sem avisar, sem prever, que não se esperava.
Podemos dizer que “últimos dias” é uma referência a todo o período compreendido entre a primeira e a segunda vindas do Senhor. Portanto, vivemos os “últimos dias”.
Uma pergunta: Têm nos sobrevindo tempos difíceis? Sim!
Hoje, por exemplo, vivemos tempos difíceis porque o Coronavírus chegou sem avisar.
Mas como podemos ter ânimo e enfrentar vitoriosamente os tempos difíceis nos últimos dias?

1 – Sabendo que serão dias difíceis de se viver.
Geralmente, tais dias são marcados por uma grande oposição e perseguição ao Evangelho. A oposição e a perseguição ao Evangelho da graça e da verdade não são passageiras, mas sempre presentes em todas as épocas.
Não é fácil ser cristão em meio às oposições e perseguições. O próprio Senhor nos alerta e nos conforta: No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. João 16.33
Por exemplo: quando o apóstolo Paulo escreveu sua segunda carta a Timóteo, ele estava preso em uma masmorra em Roma, como malfeitor, aguardando ser decapitado. Ele foi preso por sua lealdade ao Senhor Jesus e ao Evangelho. 2 Timóteo 2.9

2 – Serão dias difíceis porque os homens serão:

  1. Egoístas: amante de si mesmo; egocêntrico; trata somente dos próprios interesses.
  2. Avarentos: ganancioso; amante do dinheiro; muito apegado ao dinheiro e que não gosta de gastá-lo.
  3. Jactanciosos: cheio de palavras de orgulho; fanfarrão; proclama virtudes que não têm; se apresenta muito mais do que realmente é.
  4. Arrogantes: soberbo; presunçoso; tem mania de grandeza; vive de nariz em pé; vê a si mesmo superior às demais pessoas; dominador.
  5. Blasfemadores: crítico cruel de Deus e dos homens; fala contra Deus e contra os homens; zomba de Deus e escarnece dos homens; difamador; profano; abusivo; briguento; insolente; grosseiro.
  6. Desobedientes aos pais: rebelde; insubmisso; descontrolado; não respeita seus pais; perdeu completamente qualquer respeito aos pais.
  7. Ingratos: sem gratidão; sem graça; mal-agradecido; recebe tudo, mas não retribui nada; não reconhece sua dívida com Deus e com o próximo.
  8. Irreverentes: indecente; perdeu a vergonha de pecar, pois seu objetivo é satisfazer seus desejos pervertidos.
  9. Desafeiçoados: sem amor familiar; sem apego ao lar.
  10. Implacáveis: sem perdão; sem acordo; sem trégua; irreconciliável; briguento; odioso.
  11. Caluniadores: fere a honra e a reputação de outrem com acusações falsas; espalha contendas; dissemina intrigas; joga uma pessoa contra outra.
  12. Sem domínio de si: sem domínio próprio; escravo de si mesmo; dominado por suas paixões, desejos e vícios; descontrolado.
  13. Cruéis: malvado; perverso; mau; selvagem; sem nenhuma sensibilidade e simpatia.
  14. Inimigos do bem: combate o bem; escarnece daqueles que fazem o bem.
  15. Traidores: delator; traiçoeiro; inconfiável; infiel.
  16. Atrevidos: arrogante; insolente; petulante; fala e age movido por suas paixões; não se detém diante de nada por suas paixões e interesses.
  17. Enfatuados: cheio de vaidade e pretensão; convencido; arrogante.
  18. Mais amigos dos prazeres que amigos de Deus: adora a si mesmo em vez de adorar a Deus; vive para satisfazer os próprios desejos; é hedonista, isto é, faz do prazer um bem supremo e o objetivo da vida.

Todos estes pecados não são cometidos apenas por ímpios e incrédulos, mas também por muitos crentes.
Os crentes que são assim têm forma de piedade, isto é, aparentam ser piedosos, entretanto, negam em suas vidas o poder de Deus e o poder do Evangelho, pois suas vidas não são transformadas. Na realidade, tais crentes são hipócritas, pois vivem uma falsa religião.
Quem vivia assim, por exemplo, eram os escribas e fariseus. Por sete vezes, no capítulo 23 de Mateus, Jesus os trata de hipócritas.

Hipócritas são como atores: representam um papel diferente do que realmente são.
São impostores, pessoas falsas e fingidas. Falam uma coisa e fazem outra.
Não revelam sua verdadeira identidade. Escondem-se atrás de máscaras para enganar as pessoas.
O problema dos hipócritas não é apenas doutrinário, mas também moral.
Os hipócritas perderam o temor de Deus e não sentem mais tristeza pelo pecado.

Esses homens que tinham forma de piedade e negavam o poder de Deus em suas vidas (2 Timóteo 3.5), frequentavam a igreja, cantavam cânticos de louvor e adoração, oravam, entregavam seus dízimos e ofertas ao Senhor etc.; no entanto, não permitiam que o Evangelho transformasse suas vidas, pois continuavam sendo imorais e sem caráter, sem compromisso com Deus e com a igreja.
Tais pessoas estavam na igreja, mas não eram igreja. Uma coisa é estar na igreja, outra bem diferente é ser igreja.

Foge também destes. O Senhor, através do apóstolo Paulo, exortou Timóteo a fugir daqueles que professavam uma falsa religião. E hoje, o Senhor também nos exorta a fazermos o mesmo.
“Foge também destes” não foi uma ordem para Timóteo se afastar de todos os pecadores; se fosse isso, ele teria que sair do mundo. A ordem foi para que ele não tivesse comunhão com aqueles que professavam uma falsa religião, que se diziam crentes, mas viviam de forma desordenada e hipócrita.

Mas antes de fugirmos destes, precisamos nos examinar para descobrir se nós mesmos não estamos vivendo de forma desordenada e hipócrita.
Há quantos anos nos convertemos? Nestes anos de convertidos, quais foram as transformações que o Evangelho produziu em nossas vidas? Ou será que ainda somos os mesmos e vivemos como antigamente?

Se não nos examinarmos, corremos o risco de fugir de alguém que comete os mesmos pecados que nós mesmos cometemos. Por isso, penso ser apropriado o ensino de Jesus em Mateus 7.3,5: Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.

Examinarmos é algo que devemos fazer todos os dias, até a volta de Jesus. E para nos ajudar no nosso autoexame, hoje, o Senhor nos fornece uma lista com 18 atitudes próprias de pessoas que vivem de maneira desordenada e hipócrita, contrária aos princípios e padrões do Reino de Deus.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Mensagem pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, live através do Facebook (https://www.facebook.com/aguiadecristo), na noite do dia 11/10/2020 (domingo).

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!