Falsos profetas e falsos mestres.
COMPARTILHE esta MENSAGEM
06 de dezembro de 2020
“Falsos profetas e falsos mestres” é o tema da mensagem de hoje.
Acesse os nossos canais na internet para acompanhar nossas celebrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997
Vamos ler 2 Pedro 3.17,18
Quando lemos a história da Igreja de Cristo descobrimos que ela nunca foi destruída por causa de perseguição. Na verdade, em meio às perseguições, todo crente tem a oportunidade de confirmar sua fé e morrer, se preciso, por amor a Jesus e ao Evangelho. A igreja sempre cresce em meio às perseguições.
Mas há inimigos perigosos que de maneira sutil, insinuante, sorrateira, cruel e implacável, sempre atacam a igreja; são os falsos profetas e os falsos mestres, com suas falsas profecias, suas heresias e suas falsas doutrinas. Esses inimigos têm feito muitos ministérios naufragarem.
Não podemos ignorar esses terríveis inimigos da igreja. Mas como podemos enfrentá-los?
Em 2 Pedro 3.17,18, o Senhor nos ordena a fazer quatro coisas para enfrentá-los: prevenir-se de antemão; acautelar-se; não descair da nossa própria firmeza; e crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 3.17: Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza;…
Prevenidos de antemão significa que o Espírito já nos preveniu antecipadamente acerca desses insubordinados, que são os falsos profetas e os falsos mestres. 2 Pedro 2.1-3
Jesus também preveniu Seus discípulos a respeito dos falsos profetas e dos falsos mestres. Mateus 7.15; 16.11,12
Se não corrêssemos perigo com os falsos profetas e com os falsos mestres, não haveria necessidade de o Senhor nos prevenir. Se o Espírito está nos prevenindo, e Ele sempre faz isso, vamos então nos acautelar.
Acautelar-se significa ter cautela; ter muito cuidado e muita atenção.
Temos que ter muito cuidado e muita atenção para não sermos influenciados, seduzidos, arrastados e enredados pelo erro dos falsos profetas e dos falsos mestres. Caso isso aconteça, descairemos da nossa própria firmeza.
O que nos mantêm firmes, seguros e estáveis é a nossa fé em Jesus Cristo e em Seu Evangelho, que é o Evangelho da graça e da verdade.
Descair significa desviar-se desta firmeza, desta segurança; e desviar-se é um passo para a queda espiritual e a apostasia.
2 Pedro 3.18: antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.
Antes que isso aconteça com algum de nós, vamos obedecer ao que o Senhor está nos ordenando: Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Ao invés de darmos ouvidos aos falsos profetas e aos falsos mestres; antes, vamos crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Hebreus 2.1: Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.
Vamos crescer na graça e na verdade; na graça e na verdade; na graça e na verdade; as duas sempre juntas, nunca separadas.
Temos que ouvir, crer, entender e obedecer ao que o Senhor nos diz. Se não fizermos isso, como viveremos no mundo por modo digno Dele e do Evangelho; como cumpriremos o nosso chamado; como enfrentaremos as dificuldades e tribulações da vida; como enfrentaremos os falsos profetas e os falsos mestres; como nos prepararemos para Sua volta gloriosa; etc.?
O que o nosso Senhor tem nos ordenado insistentemente?
Buscar primeiro o reino de Deus e a Sua justiça. Mateus 6.33
Amar a Jesus mais do que tudo; mais até que a própria vida. Lucas 14.26
Renunciar a tudo quanto se tem. Lucas 14.33
Andar no Espírito e encher-se do Espírito. Gálatas 5.16; Efésios 5.18
Buscar as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Colossenses 3.1
Despojar da natureza terrena e revestir-se do novo homem. Colossenses 3.8-11
Fazer a Palavra de Cristo habitar ricamente em nós. Colossenses 3.16
Orar sem cessar. 1 Tessalonicenses 5.17
Ler e meditar a Palavra de Deus todos os dias. 1 Timóteo 4.15; Josué 1.8
Não deixar de congregar. Hebreus 10.25
Praticar a Sua Palavra, não somente ouvi-La. Tiago 1.22
Ser santo e andar em santidade. 1 Pedro 1.16
Não amar o mundo nem as coisas que há no mundo. 1 João 2.15
Etc.
Onde estão os falsos profetas e os falsos mestres? Onde estão esses insubordinados? Eles estão entre nós. 2 Pedro 2.1
Eles se apresentam como irmãos, como ministros e como enviados de Deus; mas são falsos.
Dentre seus ensinos destaco dois: a teologia da prosperidade e a graça sem a verdade.
A teologia da prosperidade é a que está sendo pregada todos os dias, por exemplo, nos canais de televisão. Nos lugares onde se prega esta teologia, as pessoas falidas se tornam, da noite para o dia, empresários de sucesso e milionários.
A graça sem a verdade, também chamada de graça barata, é aquela que não requer nada de mim; que não confronta os meus pecados e também não requer que me arrependa deles; que me permite continuar com as mesmas práticas do velho homem; que me permite viver como o mundo vive; etc.
Além das heresias locais, a igreja brasileira também importa heresias de outras nações. Um exemplo atual é a “hipergraça”: seus ensinos se baseiam em uma visão de que Deus não disciplina ninguém, logo, não pune ninguém. Segue algumas características desta heresia:
– Os pregadores nunca falam contra o pecado.
– O pastor nunca toma uma posição firme sobre a santidade.
– O Antigo Testamento é quase totalmente ignorado.
– Os líderes são autorizados a ensinar e pregar mesmo vivendo abertamente em pecado.
– Os pastores pregam contra o dízimo.
– Os pastores pregam apenas mensagens motivacionais positivas.
– Os membros da igreja não precisam temer nenhum tipo de reprimenda da liderança.
Vamos tomar muito cuidado com os falsos profetas e com os falsos mestres.
Mais uma vez o Espírito nos exorta a sermos criteriosos em relação a tudo o que lemos, ouvimos e assistimos, principalmente na Internet; pois são os falsos profetas e os falsos mestres que depreciam, menosprezam e colocam em dúvida a Palavra de Deus e a sã doutrina. Cuidado com eles, pois andam entre nós, isto é, se apresentam como irmãos. Filipenses 3.18
Não vamos promover os falsos profetas e os falsos mestres.
Vamos viver e pregar o Evangelho da graça e da verdade.
Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
Seja o primeiro a comentar!