Exemplos da história de Israel.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

1 Coríntios 10.1-13

Quero chamar sua atenção para dois versículos da passagem que acabamos de ler, o 5 e o 12.

Deus libertou Seu povo do cativeiro do Egito por intermédio de Moisés. Hebreus 3.16

Após Israel ser libertado do Egito, Deus o conduziu, como rebanho, pelas mãos de Moisés e Arão. Salmos 77.20
Todos os que foram libertados do cativeiro do Egito foram tremendamente abençoados, pois todos eles viram as maravilhas e os milagres que Deus operou no Egito e no deserto.
1 Coríntios 10.5: Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão por que ficaram prostrados no deserto.

Mas o que os israelitas fizeram e que não agradou a Deus? Eles cobiçaram as coisas más.
Nos versículos de 6 a 10, o apóstolo Paulo relaciona alguns dos pecados do povo de Israel:

  • Eles foram idólatras: adoraram um bezerro de ouro. Êxodo 32.1-10
  • Praticaram imoralidade: se prostituíram com as filhas dos moabitas. Números 25.1,2
  • Puseram o Senhor à prova: falaram contra Deus e contra Moisés; disseram que o maná era um pão vil (miserável). Números 21.4,5
  • Murmuraram contra Deus e Seus enviados.

Esses pecados tiveram pelo menos três consequências terríveis em Israel:

  • Prostração: ficaram prostrados no deserto. 1 Coríntios 10.5
  • Morte: caíram, isto é, morreram, num só dia, 23 mil israelitas. 1 Coríntios 10.8,9
  • Destruição: foram destruídos pelo exterminador. 1 Coríntios 10.10

De igual modo, Deus nos libertou das garras do maligno, pois todos éramos escravos de Satanás e escravos do pecado. Por isso que a Palavra de Deus diz assim a nosso respeito:
Colossenses 1.13,14: Ele [Deus] nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.
Ora, se Deus nos libertou do império das trevas é porque estávamos prisioneiros neste reino e éramos escravos de seu imperador, Satanás. Mas agora, libertos do império das trevas, estamos no reino do Filho de Deus e Dele somos escravos.

Hoje, nós somos a igreja do Deus vivo na Terra; e o Senhor, por Suas mãos, tem nos conduzido por este mundo.
Mas será que Deus tem se agrado ou desagradado da maioria de nós?

Nós fomos libertos do poder que o pecado exercia sobre nós; mas não podemos ser ingênuos a ponto de acharmos que os pecados que levaram Israel ao fracasso espiritual não nos podem atacar.
Por isso, hoje, o Espírito Santo está nos dizendo que todas as coisas más que Israel cobiçou e que estão escritas na Bíblia, têm que ser para nós “exemplos” e “advertências”. 1 Coríntios 10.6,11.

A Palavra de Deus nos adverte. Deus está nos advertindo para não nos comportarmos como os israelitas, e também para não cairmos nos mesmos erros que eles caíram.

1 Coríntios 10.12: Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.
Se você pensa que está em pé, que é um supercrente, um superespiritual, que jamais pecaria como Israel pecou, então, que a mensagem de hoje lhe sirva de advertência, pois todos nós estamos sujeitos a pecar.
Há crentes que pensam que podem satisfazer os desejos da carne sem serem afetados espiritualmente, sem comprometerem sua vida com Deus.

O diabo nos tenta para pecarmos contra Deus; mas Deus nos prova para nos fortalecer e nos santificar, pois deseja que cresçamos na graça e no conhecimento de Seu Filho amado, para que nos tornemos cada vez mais semelhantes a Jesus.

Eu creio irmãos que há uma expectativa no coração do nosso Senhor de, quando Ele voltar, encontrar entre nós servos que amem de todo coração a Deus e Sua Palavra, e que vivem somente Dele, por Ele e para Ele. Mas …quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra? Lucas 18.8b

A Palavra viva de Deus nos é revelada e atinge os nossos corações como uma espada de dois gumes quando a ouvimos e a misturamos com fé. Se não tivermos fé na Palavra viva de Deus, ela não terá proveito algum para nós. Hebreus 4.2
Ter fé em Deus é também colocar totalmente Nele a nossa confiança.
Somente quando a Palavra viva de Deus penetra e corta como espada os nossos corações é que Ela se torna eficaz; porque com um dos gumes ela opera a morte, e com o outro, a ressurreição. Somente a Palavra de Deus pode realizar esse milagre em nossas vidas.

O que desagradou a Deus? A cobiça de Israel pelas coisas más.
Hoje, muitos não querem ouvir o que realmente vem do coração de Deus; antes, querem ouvir uma palavra que massageie seus egos e satisfaça suas cobiças.
Quando Deus fala o que verdadeiramente a igreja precisa ouvir, muitos começam a olhar para o relógio e não veem a hora do culto terminar. Deus não se agrada com tais pessoas.
Ele também não se agrada daqueles que se distraem e se dispersam enquanto Seu Espírito está falando à igreja.
Igualmente, não se agrada dos pregadores “Ctrl C – Ctrl V”, pois não se prostram diante Dele para, Dele, receberem o alimento que saciará a fome e a sede espiritual do rebanho do Senhor.
O Senhor também não se agrada daqueles que murmuram contra Ele e Seus enviados.
Tampouco se agrada daqueles que O confessam apenas de boca, mas não de coração. Para estes, Deus sempre terá que esperar, sempre.

O que tenho que fazer todos os dias para não desagradar a Deus? Por exemplo:
Não cobiçar as coisas más; buscar primeiro o reino de Deus; buscar e pensar nas coisas lá do alto, onde Cristo vive; andar no Espírito e não satisfazer à concupiscência da carne. 1 Coríntios 10.6; Mateus 6.33; Gálatas 5.16

Uma breve advertência: Cuidado! Mas cuidado mesmo! Cuidado com a pregação da graça sem a verdade; e da verdade sem a graça. Sabe por quê? Porque ambas são inseparáveis. E o Verbo [LOGOS] se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. João 1.14
A graça salva, a verdade liberta! João 8.32; Efésios 2.5,8

Que o Senhor, em nosso meio, encontre servos que não se interessem por nada desta vida, nem mesmo por suas próprias vidas, senão unicamente por Ele e em servi-Lo de todo o coração.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Mensagem pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, live através do Facebook (https://www.facebook.com/aguiadecristo), na manhã do dia 12/07/2020 (domingo).

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!