Filosofias e vãs sutilezas.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Colossenses 2:8-10

8 Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo
9 porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.
10 Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.

O versículo 8 inicia com um alerta para a igreja: Cuidado (cautela; atenção).
Com quem devemos ter cuidado? Com aqueles que querem prender-nos com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo.
Qual o objetivo destas filosofias e vãs sutilezas, e também das doutrinas falsas?
Em resumo, é enganar e ludibriar os crentes em Jesus; é roubar de nós, a igreja, o que de mais precioso temos na vida: Cristo Jesus; é enrolar os crentes.
Eles tentam persuadir e seduzir os crentes a trocarem Cristo Jesus por seus ensinos falaciosos, que têm aparência de verdade, mas na realidade são mentiras e enganos.
Os falsos ensinos distorcem a doutrina de Cristo; pois são ensinos de homens e não de Deus; ensinos da terra e não do céu.
O sentido da palavra “enredar” no versículo 8 é desviar o crente da verdade do Evangelho e escravizá-lo ao erro.
Os falsos ensinos não negam diretamente a Pessoa e obra de Jesus, mas negam Sua supremacia e suficiência. Para eles, Cristo é apenas uns dos meios que leva o homem a Deus. Para eles, Cristo não é suficiente, pois necessitam de outras coisas para serem salvos e abençoados.

Por isso, o Espírito Santo nos diz nesta manhã: Cuidado com as filosofias e vãs sutilezas.
Porque hoje, assim como na época do apóstolo Paulo e da igreja em Colossos, há também filosofias e vãs sutilezas, todas conforme a tradição humana e os rudimentos do mundo, que tentam de todas as formas nos prender e confundir a nossa fé em Cristo Jesus.
Muitos ensinamentos religiosos, da antiguidade e da atualidade, foram inventados por homens por conveniências e circunstâncias. Mas tais ensinos não têm fundamentação nas Sagradas Escrituras; e muitos deles acabam se tornando tradições quando ensinados e praticados continuamente.

O que o Senhor quer que façamos como igreja é que coloquemos à prova todos os ensinos que recebemos (púlpito; rádio; televisão; internet; livros etc.), para ver se concordam ou não com as doutrinas de Cristo Jesus.
Paulo e Silas foram enviados para pregar na cidade de Beréia, na Macedônia. Muitos ali receberam o Evangelho da graça com toda a avidez; mas examinavam as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, como Paulo e Silas pregavam. Atos 17:11
Assim como os bereanos, vamos também examinar a Palavra de Deus todos dos dias, para ver se os ensinos que estamos recebendo concordam, de fato, com as doutrinas de Cristo.

O versículo 9 nos leva a contemplar a Pessoa de Cristo Jesus.
Este versículo revela a divindade do Senhor Jesus Cristo.
Em Cristo Jesus habita, corporalmente, toda a plenitude (a totalidade) da Divindade.
Colossenses 1:19: …porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude…
Hoje, assim como na época do apóstolo Paulo e da igreja em Colossos, há também muitas religiões sincréticas que negam a Divindade de Jesus. Elas afirmam que Jesus não é Deus.
Uma religião sincrética é o produto ou o resultado da fusão de diferentes religiões, crenças, filosofias e visões do mundo, com seus ensinos e práticas.
Hoje, se é que assim podemos chamá-los, há evangélicos sincréticos, isto é, que combinam, como se isso fosse possível, as doutrinas de Cristo com ensinos e práticas de religiões e crenças alheias a Cristo.
Jesus, nos dias de Sua carne, foi 100% homem e 100% Deus. Ele jamais deixou de ser o que sempre foi, Deus, Deus em toda a Sua plenitude.
Mas Ele não se aproveitou deste fato, o de ser Deus, quando veio redimir a humanidade perdida. Filipenses 2:5-8
Portanto, Jesus é Deus, pois Nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade.
Cremos que Jesus é Deus; e nenhuma filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens e os princípios do mundo, que menosprezam e ignoram o Senhor Jesus, podem nos satisfazer; pois só o Senhor nos satisfaz.
Mas cuidado, porque as falácias são mentiras e enganos com aparência de verdade.

Amados irmãos: Em Cristo, e somente Nele, temos tudo de que necessitamos para a vida e a santidade. Jesus Cristo é o nosso único e suficiente Senhor e Salvador.
Em Cristo temos plena suficiência e aceitação.
Em Cristo, somos completos. Nele, não necessitamos de rituais, de cerimônias, de tradições, de filosofias, de vãs sutilezas, de méritos humanos, de objetos e símbolos sagrados etc.
Não são por filosofias, vãs sutilezas e esforços humanos que somos aperfeiçoados; mas por Cristo Jesus e Sua obra em nós, realizada pelo Espírito Santo.

Jesus nos chamou para Ele.
Quando recebemos Jesus em nossa vida, O recebemos plenamente em nós; não O recebemos em pequenas porções baseadas em nosso proceder.
Ilustração: Quem tem uma mina de ouro é uma pessoa riquíssima; mas viverá como uma pessoa pobre caso não desça para cavar até encontrar o ouro e comercializá-lo.
Temos em nós o maior de todos os Tesouros, Jesus Cristo. Mas O conhecemos plenamente?
A Palavra do nosso Deus assim nos exorta:
Oséias 6:3a: Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; …
2 Pedro 3:17-18: Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.
Precisamos ficar atentos para o perigo do erro, porque sempre haverá falsos mestres e falsos ensinos. Crescendo na graça e no conhecimento de Jesus mantemos firme e inabalável a confissão da nossa fé Nele.

Precisamos descer para crescermos na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Em Cristo estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Colossenses 2:3

Aconselho pelo menos cinco ações práticas para crescer na graça e para conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor: 1 – Orar sem cessar; 2 – Ler e meditar a Palavra de Deus todos os dias, de dia e de noite; 3 – Jejuar constantemente; 4 – Perseverar na doutrina de Cristo; 5 – Perseverar na comunhão ( jamais deixar de congregar).

Quanto mais descermos e nos diminuirmos, mais ricos em Cristo Jesus nós seremos. Cristo Jesus é o nosso Tesouro Maior (a nossa Mina de Ouro).
João 3:30: Convém que ele cresça e que eu diminua.
Colossenses 3:16: Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.

Que a Palavra do nosso Deus, todas às vezes A lermos e A ouvirmos, produza em nós mudanças significativas, a ponto de nossas mentes serem renovadas e nossas vidas transformadas.

Glória a Deus.

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 08/03/2020 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Reinaldo Almeida disse:

    Faltou práticas atuais de falsos ensinamentos.mas o conteúdo ficou bom