Disposição e prontidão para seguir a Cristo.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Lucas 9:57-62

Qual dos discípulos de Jesus pode afirmar que já sabe tudo sobre o caminhar com Deus; e que já passou por tudo nesta vida? Nenhum.
Logo, enquanto vivermos neste mundo, por amor a Deus e ao próximo, nos submetemos sinceramente ao discipulado de Jesus Cristo.
Mas será que há impedimentos para o discipulado sincero? Sim!
Vamos meditar nas experiências que três homens que caminharam com Jesus tiveram com Ele.

Um daqueles que caminhou com Jesus parecia estar bastante empolgado, confiante e decidido, pois se ofereceu para segui-Lo: Seguir-te-ei para onde quer que fores.
Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
Jesus deu esta resposta para que o homem considerasse o custo de segui-Lo.
Por esta resposta de Jesus podemos concluir que para segui-Lo há um custo a ser considerado, que é a total renúncia, isto é, uma vida de total abnegação.
Será que todos os crentes sabem realmente o que significa seguir Jesus e ser Seu discípulo?
Penso que um dos primeiros impedimentos para seguir Jesus e por Ele ser discipulado é abrir mão dos confortos e conveniências desta vida; em outras palavras, deixar para trás tudo o que a maioria das pessoas no mundo trabalha e luta para conquistar e possuir.
Será que as nossas conquistas e tudo o que possuímos, através de muita luta e trabalho, têm nos prendido e nos impedido de atender prontamente ao chamado do Senhor? Será que realmente sabemos o que significa seguir Jesus e ser Seu discípulo?

Disse Jesus a outro que caminhou com Ele: Segue-me.
Este, ao contrário do primeiro, foi chamado por Jesus.
Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.
Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.
Este ouviu o chamado de Jesus para segui-Lo. Talvez estivesse mesmo bem-intencionado e disposto a segui-Lo. Mas ele queria fazer algo primeiro; ele tinha uma prioridade maior na vida; ele colocou seus interesses acima do chamado de Jesus.
Se Jesus insistiu é porque queria que ele O seguisse imediatamente.
Pela insistência de Jesus podemos concluir que é um erro quando um querer nosso, ou uma vontade nossa, precedem o chamado de Jesus, por mais legítimos, louváveis, valorosos e dignos que possam ser ou parecer.
Se alguém ou algo têm a primazia em minha vida é porque Jesus não é ainda o meu Senhor.
Por mais precioso que alguém ou algo possa ser ou parecer, não pode jamais ter a primazia em nossas vidas, pois pertencemos a Jesus, o nosso Senhor (Dono). Jesus é o nosso Tesouro maior, o que mais precioso temos na vida.
Certamente este homem trabalhava e tinha uma ocupação, que também o prendeu e o impediu de atender prontamente ao chamado de Jesus e submeter-se ao Seu discipulado.

Outro que também caminhou com Jesus se ofereceu para segui-Lo, mas antes, queria fazer algo:
Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa.
Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.
Este também, assim como o segundo, coloca seus interesses acima do chamado de Jesus. Ele queria primeiro despedir-se de sua família, o que era razoável. Mas pela réplica de Jesus, nenhuma consideração à família ou amigos, por mais legítima, louvável, valorosa e digna que seja, pode estar acima do nosso amor, da nossa consideração e da nossa submissão a Jesus; porque, se estiver, será um grande impedimento para atendermos prontamente ao chamado de Jesus para segui-Lo e, sinceramente, sermos discipulados por Ele.

Não se sabe como esses três homens reagiram. Mas tudo indica que eles não atenderam ao chamado de Jesus porque tinham coisas mais importantes com que se ocupar na vida, a saber, confortos materiais, trabalho, família e amigos.

Em Lucas 14:25-33, a Palavra do Senhor nos ensina também quais são as condições prévias para ser um discípulo de Jesus. Nesta ocasião, para enfatizar a necessidade de calcular o custo antes de atender ao Seu chamado, Jesus usou duas ilustrações: De um homem que pretendia construir uma torre; e de um rei que iria combater outro rei. Ambos, primeiramente, deveriam calcular o custo de suas decisões.
Essas condições prévias para ser um discípulo de Jesus são as seguintes:
– Amar a Jesus mais do que pai, mãe, cônjuge, filhos, irmãos e irmãs.
– Amar a Jesus mais do que a própria vida.
– Tomar a própria cruz e seguir após Ele.
– Renunciar a tudo quanto tem.

Mas será que há tempo para se calcular o custo do discipulado sincero quando Jesus chama?
Para responder a esta pergunta, vamos considerar o seguinte:
– Tudo indica que aqueles três homens que caminharam com Jesus, conforme vimos em Lucas 9:57-62, pediram a Jesus esse tempo e acabaram desistindo de segui-Lo, pois tinham coisas mais importantes na vida com que se ocupar.
– Já os primeiros discípulos de Jesus, quando por Ele chamados, no mesmo instante, deixaram tudo e O seguiram.

Quando Jesus, em um determinado lugar e em uma determinada hora, nos chamou, será que Ele estava equivocado ou sabia o que estava fazendo? Claro que Ele sabia o que estava fazendo.
Há muitas pessoas que foram chamadas por Jesus, mas que ainda estão avaliando se vão ou não segui-Lo. Elas ainda estão calculando o preço que terão que pagar para ser Seu discípulo. Nesse ínterim, vão cuidando dos seus próprios interesses e de tudo o que de mais precioso possuem na vida: a própria vida, suas famílias, sua saúde, seu trabalho, seus bens materiais, seus sonhos, seus projetos, seu futuro etc.

Será que há algo que queremos fazer primeiro para somente depois atendermos ao chamado de Jesus?
Atender ao chamado de Jesus não é apenas confessá-Lo, se batizar nas águas, participar das celebrações aos domingos e das células, embora estas coisas sejam importantes.
Atender ao chamado de Jesus implica em renunciar tudo na vida para segui-Lo, submeter-se sinceramente ao Seu discipulado, servi-Lo, obedecer-Lhe, honrá-Lo, conformar-se a Ele, santificar-se a cada dia, anunciá-Lo etc.

Temos disposição e prontidão para seguir a Cristo?

Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação. Hebreus 3:15

Glória a Deus.

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 01/03/2020 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!