Comunhão: Realidade espiritual.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Atos 2.42

Além da oração e da Palavra de Deus, a comunhão também é uma necessidade do cristão. Nesta manhã, quero compartilhar algumas coisas sobre a comunhão dos santos.

A comunhão, além de ser uma necessidade, ela é também uma realidade espiritual. Que realidade espiritual é esta? Cada um de nós, quando salvo pela graça, foi batizado (mergulhado) em um só corpo, o corpo de Cristo, a Igreja de Cristo, para também se tornar corpo com os demais membros deste corpo. 1 Coríntios 12.13,14,20

Imagine um membro qualquer do seu corpo físico, de repente, por algum motivo, não mais querer fazer parte do seu corpo. O que você acha disso? Estranho, não é?
Agora imagine você, membro do corpo de Cristo, de repente, por algum motivo, não mais querer fazer parte do corpo de Cristo. Deveríamos também achar isso muito estranho. Porque não é possível um cristão viver solitário e isolado da comunhão do corpo, da comunhão dos santos.
O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria. Provérbios 18.1

Por isso, é incompreensível que um cristão não deseje e não persevere na comunhão do corpo de Cristo, visto se tratar de uma realidade espiritual.

Vimos nas duas últimas ministrações que necessidade é aquilo que não pode faltar em hipótese alguma; aquilo que é indispensável, imprescindível e insubstituível; aquilo que não se pode evitar. Vimos também que prioridade é a condição de preferência que damos a alguém ou algo em relação a outros.
Decidimos o que será, ou não, prioridade para nós; já as nossas necessidades, nascemos com elas, são inatas.

Enquanto o mundo percorre o caminho da independência e do egoísmo, a Igreja, por sua vez, vive a realidade espiritual da comunhão, com Deus e com todos os irmãos.
Na realidade, não temos ninguém no mundo além do Senhor e uns aos outros.

O vocábulo “comunhão” de Atos 2.42 é a tradução do vocábulo grego “koinonia”, que significa: Ter em comum, ter parte, ser participante, estar associado, partilhar, participar etc.; tudo isso, obviamente, com outras pessoas.
Quem realmente vive a comunhão dos santos não é um mero espectador ou simpatizante, mas alguém que está dentro, que faz parte, que participa do corpo de Cristo, da Igreja.
O que temos em comum? Deus Pai, o Senhor Jesus, o Espírito Santo, A Palavra de Deus, a fé, o batismo, a esperança, o corpo de Cristo, os irmãos, o ministério, a visão, os sonhos, os propósitos, as aflições, os sofrimentos, as dores etc.

Deus Pai nos deu o que de mais precioso tinha, Jesus, Seu Filho amado. Agora, Jesus também é o amado de nossa alma. Portanto, temos algo em comum com Deus: Jesus.

Comunhão é a conexão espiritual entre aqueles que estão ligados a Deus por meio de Cristo Jesus.
A comunhão não é uma ligação natural e emocional. Ela só é possível por causa da obra redentora do Senhor Jesus na cruz.
E quem nos liga nessa comunhão é o Espírito Santo: Pois todos fomos batizados por um só Espírito, a fim de sermos um só corpo. 1 Coríntios 12.13 KJ
E claro que a nossa vida espiritual dependerá em tudo da comunhão. Por exemplo:

Nossa edificação e crescimento dependem da comunhão. Efésios 4.1-16
Não há como se relacionar com Deus sem incluir os irmãos.
Cada um de nós é aperfeiçoado por Deus através dos ministros que o próprio Senhor deu à Igreja (apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres).
O corpo de Cristo cresce à medida que somos aperfeiçoados e auxiliamos nesse processo.

Nossa força e saúde espiritual dependem da comunhão.
1 Coríntios 11.29,30: … pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem.

O propósito de viver como família de Deus depende da comunhão com o corpo de Cristo.
O propósito eterno de Deus é formar uma família com muitos filhos semelhantes a Jesus.
Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, … Efésios 2.19

Nossa provisão abundante está no corpo.
Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! Efésios 3.20,21

 A revelação da sabedoria de Deus depende da comunhão do corpo.
… para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, … Efésios 3.10,11

Nossa autoridade e poder devem ser exercidos em comunhão.
E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas. Efésios 1.22,23
Deus deu Jesus à Igreja. Jesus é o cabeça da Igreja. A Igreja recebeu autoridade de Seu cabeça; e para exercer esta autoridade, obviamente, é preciso estar no corpo (koinonia).

A preparação para o cumprimento do ministério depende da comunhão.
E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, … Efésios 4.11,12

O propósito de Deus não se dá individualmente, mas coletivamente. Por isso que a comunhão não é uma conveniência, ou apenas uma prioridade, mas uma realidade espiritual que todo cristão deve discernir e viver.
Nossa relação com Cristo não poder ser dissociada da Igreja que é o Seu corpo.

Temos comunhão na família, no corpo e na casa:
– Em relação a Deus Pai, a Igreja é uma família. Efésios 2.19
– Em relação a Deus Filho, a Igreja é um corpo. 1 Coríntios 12.12
– Em relação a Deus Espírito Santo, a Igreja é uma casa, um lugar de habitação. 1 Coríntios 3.16

Quais os efeitos da comunhão em nossas vidas? Recebemos vida e força; somos curados; nos tornamos seguros; somos desatados e lançados em nosso destino; recebemos recursos sobrenaturais; somos capacitados para receber a herança etc.

Obrigado Senhor!

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 07/04/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

Recomendo a leitura da “Série Comunhão”, baseada nas mensagens proferidas em 2013, no período de primícias do Ministério Verbo Vivo. www.verbovivo.com.br

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!