Chamados para um propósito e uma missão.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Hebreus 2.1: Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.

O eterno propósito de Deus é: Sermos conforme a imagem de Seu Filho, a fim de que Jesus seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8.29
Obviamente, o centro do eterno propósito de Deus é o próprio Cristo.
Por isso que o apóstolo Paulo “sofria dores de parto” até ser Cristo formado nos discípulos. Gálatas 4.19

É por meio do milagre da graça de Deus, em Cristo Jesus, que ímpios são transformados à imagem de Cristo.
É claro que essa semelhança com o Filho de Deus não incluí os Seus atributos divinos, tampouco Sua aparência física quando esteve entre nós.
É o caráter e a integridade de Cristo que o Espírito Santo quer formar em nós, em cada um de nós, em mim e em você.

Ser semelhante a Jesus é andar como Ele andou neste mundo.
Como Jesus, o Filho do Homem, vivia? Para a glória de Deus! É assim que temos que viver também.
Jesus nada fez que não fosse para a glória de Deus. Tudo o que Jesus fez foi para cumprir o propósito de Deus e Sua missão.
Jesus era santo e andava em santidade.
Jesus a Si mesmo se humilhou.
Jesus dependia totalmente de Deus; por isso tinha uma vida intensa de oração e jejum.
Jesus era servo, manso, humilde, verdadeiro, fiel, leal, misericordioso, bondoso, pacificador, piedoso, amigo, puro, desprendido das coisas materiais, etc.

Além de tudo isso, Jesus também sofreu na Sua carne e, conforme o apóstolo Pedro: 1 Pedro 4.1, temos que ter esta mesma atitude do nosso Senhor. Por quê? Porque aquele que sofre na carne deixa o pecado.
Todo cristão deve escolher entre o pecado e o sofrimento.
Não há virtude nenhuma em sofrer por causa de pecado; mas, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal. 1 Pedro 3.17
Todos aqueles que levam sobre si o opróbrio (desonra pública; vergonha; vexame) de Cristo são perseguidos pelos perversos.
Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 2 Timóteo 3.12

Portanto, aquele que diz que permanece Nele, esse deve também andar assim como Ele andou. 1 João 2.6
Logo, é incoerente dizer a alguém: Venha para Jesus e deixe de sofrer!

A missão dada a nós pelo próprio Cristo é: Fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que Ele tem nos ordenado.
Como fazemos discípulos? Obviamente, somente aquele que é discípulo de Jesus é que pode fazer discípulos para Ele.

1.º – Batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

2.º – Ensinando-os a guardar todas as coisas que Ele tem nos ordenado.

3.º – Aperfeiçoando-os para desempenharem o seu serviço para a edificação da Igreja.

  • Os ministros (apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres) dados pelo próprio Cristo à Igreja têm como encargo aperfeiçoar os discípulos para que estes desempenhem o seu serviço para a edificação do Corpo de Cristo, que é Igreja. Efésios 4.10-16
  • Não são os discípulos que edificam a Igreja, e sim, o próprio Cristo. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mateus 16.18
    O contexto deste versículo deixa claro que “esta pedra” não é Pedro, mas sim a confissão que este fez a respeito de Jesus no versículo 16: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”, que é a Verdade na qual a Igreja esta fundamentada.

    Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 1 Coríntios 3.11
    Jesus edifica Sua Igreja e nós cooperamos com Ele nessa edificação.
    Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós. 1 Coríntios 3.9
    Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com Ele. 1 Coríntios 9.23

Todos nós, cada um de nós, eu e você, fomos chamados para um eterno propósito e para cumprirmos uma intransmissível missão.
Hoje, como nos sentimos e como nos encontramos diante do eterno propósito de Deus para nós, e também diante da missão que Jesus nos confiou?
Penso que uma das maiores preocupações dos pastores é a possibilidade das ovelhas do rebanho do Senhor não terem, em Deus, alvos claros e bem definidos em suas vidas e ministério.
Por exemplo: O que faremos amanhã e nos demais dias da próxima semana, vamos cuidar dos nossos próprios interesses ou dos interesses do nosso Senhor e de Seu reino?

Quantas vezes o Espírito Santo já nos disse: Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a Sua justiça (Mateus 6.33); buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita do Pai (Colossenses 3.2); não ame o mundo nem as coisas que há no mundo (1 João 2.15); não ande mais segundo o curso deste mundo (Efésios 2.1-3); ande por modo digno da vocação a que foste chamado (Efésios 4.1); quem não renuncia a tudo quanto tem não pode ser Meu discípulo (Lucas 14.33); etc.?

Do que nos ocuparemos amanhã e nos dias que ainda restam de nossa vida terrena? É por falta de alvos claros e bem definidos, em Deus, que acabamos embaraçados e perdidos em meio às coisas desta vida.

Por isso, quero finalizar esta mensagem comentando o texto de Hebreus 2.1: Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.
Desviar-se é sair do caminho; é mudar a rota; é ir por uma direção diferente; é andar à deriva, sem rumo, sem direção. No caso, é desviar-se das verdades ouvidas.

Há uma luta que somente os crentes em Jesus conhecem: A luta da carne contra o Espírito de Deus. Os incrédulos não conhecem esta luta. Porque a carne milita [luta] contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Gálatas 5.17

Desviamo-nos facilmente das verdades ouvidas quando a nossa carne não se rende ao Espírito de Deus.
Apegamo-nos com mais firmeza às verdades ouvidas quando a nossa carne se rende ao Espírito de Deus.

Quando se dá a vitória do Espírito de Deus sobre a minha carne?
Quando me rendo totalmente a Deus; renuncio a tudo quanto tenho; não resisto ao Espírito de Deus; submeto-me a Deus; desisto de mim mesmo; diminuo; transfiro a posse da minha vida para o Senhor; entrego-me totalmente a Deus; dou-me por vencido; etc.

Eterno propósito de Deus: Enquanto o Espírito de Deus vai ganhando as lutas contra a nossa carne, Cristo vai sendo formado em nós.
Nossa intransmissível missão: Enquanto Cristo vai sendo formado em nós, somos impelidos pelo Espírito de Deus a cumprirmos a missão de fazer discípulos de todas as nações.
Portanto, é o eterno propósito de Deus e a missão da igreja que devem dar pleno sentido às nossas vidas, não os nossos próprios interesses e sonhos.

Agora, após recebermos essa revelação, já sabemos com que nos ocuparemos amanhã e nos dias que ainda restam de nossas vidas terrenas.
Por isso, a partir de hoje, nada mais irá nos embaraçar, nos desviar e nos distrair, pois recebemos a revelação de que temos, em Deus, alvos claros e bem definidos para toda a nossa existência.

Obrigado Senhor.

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 28/10/2018 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário