Batei.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

22/08/2021
Tema da mensagem de hoje: Batei.
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Jesus, quando pregou o Sermão do Monte, encorajou todos a orar. Mateus 7.7,8
E uma das coisas que Ele ensinou em relação à oração foi: batei, e abrir-se-vos-á.
Este “batei” significa: bater e continuar batendo; bater continuamente.

No livro do Apocalipse, uma das coisas que Jesus disse à igreja em Laodicéia foi: Eis que estou à porta e bato. Em seguida, fez um convite aos membros da igreja: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. Apocalipse 3.20

Através de nossas orações, batemos continuamente na porta de Deus.
Jesus também bate na porta dos corações dos crentes nominais, convidando-os a deixar as coisas do mundo para viverem exclusivamente Dele, por Ele e para Ele, e para que tenham comunhão com Ele.
Mas o “batei”, que é o tema da mensagem de hoje, tem a ver com o coração dos incrédulos.

Vamos ler Mateus 10.1-15.

Resumidamente, Mateus 10 relata:

  • A escolha dos doze apóstolos feita por Jesus, e seus respectivos nomes;
  • a missão específica dada por Jesus aos doze e respectivas instruções;
  • as admoestações (prevenir) e os estímulos (animar; encorajar; incentivar) de Jesus aos doze;
  • as dificuldades pelas quais os doze passariam para cumprir a missão (que não seria fácil; obstáculos; apertos; apuros; objeções; oposições);
  • as recompensas por cumprir a missão (galardão).

Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador, também nos alcançou, nos escolheu, nos chamou e nos deu a seguinte missão: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28.19,20

Deus, o nosso Salvador, deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. 1 Timóteo 2.4
Por isso que a nossa missão é mundial; ou seja, fazer discípulos de todas as nações.
Infelizmente, nem todos os habitantes do mundo se converterão e se tornarão discípulos de Jesus; mas as nações, de uma forma ou de outra, ouvirão através da Igreja, dos discípulos de Jesus, a mensagem da salvação pela graça, mediante a fé, e muitos se converterão e se tornarão discípulos de Jesus Cristo.

Assim como os apóstolos, nós também recebemos do Senhor credenciais para cumprirmos a nossa missão, que basicamente implica em obedecer a três ordens de Jesus: IDEBATIZEENSINE.
É importante que todos entendam que com a missão vem também o poder e a autoridade de Deus para cumpri-la.
Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. IDE, portanto, …

IDE, implica em deixarmos a zona de conforto; em outras palavras, fazermos renúncias na vida.

Quanto ao batismo, devemos enfatizar para as pessoas que não se trata de um mero formalismo ou uma cerimônia religiosa, mas de uma ordem dada pelo próprio Senhor aos novos convertidos. O batismo deve ser realizado em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; o que significa que aqueles que se batizam reconhecem que Deus é o seu Pai, que Jesus é o seu Senhor e Salvador, e que o Espírito Santo é Alguém que o habita, capacita e ensina.

No que se refere ao ensino, é de nossa responsabilidade ensinar os novos discípulos a guardarem todas as coisas que Jesus ordenou para Sua igreja. É claro que para isso nós precisamos ser obedientes ao Senhor e à Sua Palavra.
Como poderemos ensinar os novos discípulos se não obedecemos ao que o Senhor nos manda?

Já sabemos que o propósito eterno de Deus, e também a essência do discipulado, é nos tornarmos semelhantes a Jesus Cristo.

IDE, BATIZE e ENSINE tem o mesmo significado de ALCANÇAR, DISCIPULAR e ENVIAR.
ALCANÇAMOS os não convertidos INDO; DISCIPULAMOS os novos convertidos BATIZANDO-OS e ENSINANDO-OS; em seguida, ENVIAMOS  os novos discípulos para cumprirem a missão.

Um dia, atendemos ao chamado que o Senhor nos fez para sermos Seus discípulos, para amá-Lo, segui-Lo, servi-Lo de todo o nosso coração e morrer por Ele, se preciso for.
E cá estamos nós, discípulos de Jesus, juntos mais uma vez, adorando, louvando e ouvindo o que o Espírito do Senhor nos diz.
Temos vida eterna, pois conhecemos o único e verdadeiro Deus, e Aquele a quem Ele enviou, Seu Filho amado, Jesus Cristo. João 17.3
Andamos com Deus e somos íntimos Dele.
Vivemos unicamente pela nossa fé em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Gálatas 2.20

Embora a missão dada por Jesus a Seus discípulos, registrada em Mateus 10, tenha sido à nação de Israel, preferencialmente às ovelhas perdidas de Israel, em seu relato encontramos ensinos e orientações que podem nos ajudar na nossa missão.
Hoje, quero compartilhar com os irmãos apenas alguns pontos.

Assim como os doze apóstolos foram e cumpriram a missão dada por Jesus; nós também temos que ir, dia a após dia, e cumprir a nossa missão. Portanto, IDE.
Nossa missão não é tão simples como muitos pensam, pois não se limita apenas em entregar aos não convertidos algum material escrito, convidá-los a participarem de uma célula ou dos cultos aos domingos, embora estas coisas sejam boas; mas alimentá-los, espiritualmente, com o Pão da Vida que habita em nós; compartilhar com eles o Cristo que habita em nós; anunciar a eles o plano da salvação pela graça, mediante a fé; fazer deles discípulos de Jesus, seguidores de Jesus, servos do Senhor; etc.

Nossa missão só alcançará êxito se nos dedicarmos totalmente a ela.
Até à nossa morte, ou a volta de Jesus, estamos em missão, 24 horas por dia, onde quer que o nosso corpo esteja.
Somos semeadores da Palavra de Deus e fazedores de discípulos.
O nosso Deus e Pai ama todos os pecadores, inclusive aqueles que ainda não foram alcançados por nós, pecadores salvos por Sua maravilhosa graça.
Nós também, como filhos de Deus, temos que amar os pecadores que ainda estão perdidos e mortos em seus delitos e pecados. Efésios 2.1-9

Hoje, e sempre haverá, pessoas não convertidas e sedentas por Deus, precisando Dele desesperadamente. Mas onde estão essas pessoas? E onde Deus está para que elas O encontrem?
Essas pessoas estão no mundo, perdidas; e são bilhões.
E o Pai e o Filho moram em nós, na Pessoa do Espírito Santo que habita em nós. João 14.18,23; Atos 2.4; 1 Coríntios 3.16

Uma das instruções que Jesus deu a Seus discípulos foi para que saudassem as casas que os recebessem como Seus discípulos. Mateus 10.11-13
Jesus alertou-lhes de que nem todos os receberiam como Seus discípulos. Mateus 10.14

Desses bilhões de pecadores que ainda estão perdidos no mundo, não sabemos quem deles receberá Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. Penso que só há uma maneira de sabermos: Batendo na porta do coração deles.
Aqueles que abrirem o coração para nós, na verdade, estarão abrindo para Jesus e para o Pai. Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou. Mateus 10.40

Ontem, no curso Obreiro Aprovado, aprendemos as seguintes lições: Motivação e atitude correta; e, Projetos na célula.
E hoje, quero compartilhar com vocês uma frase, que certa vez alguém disse, que chamou a nossa atenção, quando na aula falamos sobre oração e evangelismo, que é a seguinte: “Prefiro atirar num alvo e errar, a tirar em nada e acertar em nada”.
Por tanto, bata sempre na porta dos corações dos incrédulos, mesmo sem saber se elas se abrirão ou não, a não bater em nenhuma delas e acontecer nada.

Como já vimos, até à nossa morte, ou a volta de Jesus, estamos em missão, 24 horas por dia, onde quer que o nosso corpo esteja.
Cumpramos, então, cabalmente a nossa missão, que é fazer discípulos para o nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!