A vida e o senhorio de Cristo.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

14/11/2021
Tema da mensagem de hoje: A vida e o senhorio de Cristo.
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Hoje, o Senhor quer nos ensinar sobre duas verdades que percorrem todo o livro dos Atos, para que meditemos nelas e as levemos aos Seus pés em oração. São elas: Vida com Cristo e senhorio de Cristo.
Não há realidade espiritual da igreja sem essas duas verdades experienciais/vivenciais.
Nós somos a igreja de Cristo; por isso, precisamos discernir [conhecer de modo claro] o que é ser o Corpo de Cristo aqui na terra.
Na igreja não há lugar para governo humano, conceitos humanos, estruturas humanas. Quando isto acontece, a igreja acaba assumindo uma autossuficiência, uma identidade estranha, alheia ao Seu Cabeça. Assim, para alguns, a igreja é simplesmente uma instituição religiosa que tem verdades, princípios, ensinos, doutrinas, visão, preceitos, práticas, sim, todos bons e importantes e extraídos da Bíblia; mas apenas isso não é ser igreja. Porque tudo que diz respeito à realidade espiritual da igreja gira em torno de uma Pessoa viva: Cristo Jesus glorificado.
2 Coríntios 6:16: Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

Atos 1:1-3
Lucas registra em seu primeiro livro [o Evangelho segundo Lucas] os atos do Senhor Jesus encarnado. Em seu segundo livro [o livro dos Atos] ele registra os atos do Senhor Jesus glorificado.
O foco de toda a Bíblia é o Senhor Jesus. Por exemplo: os quatro Evangelhos focam os atos do Senhor Jesus encarnado; já o livro dos Atos, focam os atos do Senhor Jesus glorificado.
Podemos dizer que o livro dos Atos é uma conexão entre os quatro Evangelhos e todas as cartas.

O único governo que vemos sobre a igreja no livro dos Atos é o governo do Senhor Jesus glorificado.
Pelo poder do Espírito Santo, através da igreja, o Senhor Jesus glorificado continua fazendo e ensinando. Ele não faz isso através de entidades, sociedades, organizações etc., mas Ele só faz isso através daquela que é o Seu próprio Corpo na terra, a igreja.

Lucas, então, registra em seu segundo livro os atos do Senhor Jesus glorificado, que Ele continua fazendo através de Sua igreja, principalmente pelos Seus apóstolos, pelo poder do Espírito Santo.
Quem toca nos discípulos de Jesus toca no próprio Cristo glorificado. Ele [apóstolo Paulo] perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Atos 9:5

Se nós, que pertencemos ao Senhor Jesus Cristo, não mantemos com Ele um relacionamento vivo e verdadeiro, então, não estamos sendo discipulado e disciplinado por Ele; logo, não há realidade espiritual da igreja.
Na igreja, tudo gira em torno de uma Pessoa viva, Cristo Jesus glorificado, e é Ele que deve governar tudo.
Tudo deve girar em torno de Cristo, porque Cristo é a nossa vida; tudo deve ser governado por Ele, porque Ele é o Cabeça da igreja.
Se Cristo não é a nossa vida, quem somos nós e o que estamos fazendo aqui hoje?

Mas além de Cristo ser a nossa vida, Ele deve ser também, de modo prático, o nosso Senhor. A essência da pregação apostólica é: Cristo é o Senhor.
Essas realidades, obviamente, vão tocar nossa vida individual, familiar, corporativa.
Se não há na igreja a realidade espiritual de que Cristo é o seu cabeça, é porque também não há em nós tal realidade. Colossenses 2:18,19

Não somente a vida de Cristo, mas a vida de Cristo e o senhorio de Cristo.
Cristo não nos chamou apenas para termos Sua vida, mas para termos Sua vida e para sermos discipulados (disciplinados) por Ele.
Vida que passa por discipulado é igual a caráter. Sem caráter não há ministério. Vida de Cristo em nós + discipulado de Cristo = caráter de Cristo em nós.
Vida sem disciplina, sem discipulado, sem o jugo de Jesus, sem aprender mansidão e humildade com Cristo, é vida sem caráter.

Tudo na igreja é governado por Cristo, pelo relacionamento verdadeiro daqueles que pertencem a Ele e Lhe obedecem. Sem isso não há realidade espiritual da igreja, não há altar pessoal, não há realidade espiritual pessoal.
Confissão sem realidade espiritual é engano.

Se há vida de Cristo e senhorio de Cristo, então há realidade espiritual da igreja, e todos são plenos do Espírito Santo, e há testemunho.
Por onde quer que andemos, é Cristo que as pessoas têm que ver em nós, claro, em maior ou menor grau, pois estamos nos santificando, crescendo e no processo de Cristo ser formado em nós. Cristo tem sido formado em nós?
Se já temos vida com Deus, por que então não temos testemunho? O que ainda falta? Falta discipulado, disciplina, governo de Cristo, senhorio de Cristo, levar Deus a sério, amar e obedecer a Sua Palavra, corresponder ao que Ele fala etc.

Vida sem o senhorio de Cristo é vida sem discipulado, que não forma o caráter de Cristo, em que não há testemunho; é como uma barra de ouro (1 talento = entre 24 e 36 quilos), não como um candeeiro.

Se a igreja tem a vida de Deus, mas não vive debaixo do senhorio do Senhor Jesus, ela não tem a realidade espiritual do reino de Deus, porque a vontade de Deus não está sendo feita naquelas vidas, mesmo que pertençam ao Senhor.
Temos amado a vontade de Deus? Temos obedecido a vontade de Deus? Temos reconhecido a vontade de Deus em todas as esferas da nossa vida: familiar, conjugal, pais e filhos, profissional, ministerial, amizades, entre incrédulos etc.
Temos feito a vontade de Deus? Temos agrado a Deus? Temos obedecido a Deus? Temos honrado a Deus? Essa é a esfera do reino de Deus. É isso que governa o livro dos Atos.

O que Jesus falou aos Seus discípulos, após ressuscitar, durante quarenta dias? Das coisas concernentes ao reino de Deus. Atos 1:3
Atos 28:23: Havendo-lhe eles marcado um dia, vieram em grande número ao encontro de Paulo na sua própria residência. Então, desde a manhã até à tarde, lhes fez uma exposição em testemunho do reino de Deus, procurando persuadi-los a respeito de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas.
Os apóstolos anunciavam o Reino de Deus e Seu Rei.
A igreja está no reino de Deus, e o reino de Deus está na igreja.
É impossível separar o reino de Deus de Seu Rei.
Jesus compartilha Sua vida com aqueles que não têm vida, para que se coloquem debaixo de Seu jugo e sejam por Ele dirigidos, governados e disciplinados. 2 Pedro 1:4
É impossível que a igreja viva sua realidade espiritual sem a vida e o senhorio de seu Rei e Senhor.
Não há como testemunharmos do reino de Deus se Cristo não for nossa vida, e se não estivermos sob o senhorio de Cristo.

Que pensamentos são esses que alguns crentes têm, de acharem que suas vidas podem ser desconectadas de Cristo; e que estão isentos de estarem debaixo do senhorio de Cristo, de serem por Ele disciplinado e discipulado?
A realidade espiritual da igreja está no nosso relacionamento com Cristo e na nossa total submissão a Ele.
Vida de Cristo em nós + senhorio de Cristo sob nós = testemunho do reino de Deus.

O senhorio de Cristo regia a vida dos irmãos da igreja primitiva.
Essa deve ser a nossa realidade espiritual.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!