A vida é frágil.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Tiago 4: 13 Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. 14 Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. 15 Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.

Acredito que jamais imaginamos viver como estamos vivendo hoje, isolados e restritos a uma série de coisas e comportamentos.
Por isso, neste tempo, vamos refletir e discernir o que o Senhor está sinalizando para a Sua igreja, que é coluna e baluarte da verdade no mundo. 1 Timóteo 3.15

Já passamos por diversas tribulações, adversidades e crises na vida; em todas elas, porém, o Senhor nos amparou e nos ajudou, porque Ele é fiel: E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28.20b

Não devemos andar em pânico pelo dia de hoje e pelos acontecimentos; nem ansiosos pelo dia de amanhã; porque o Senhor nos diz em Mateus 6:
31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

Jesus está edificando Sua igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mateus 16.18
Temos que ser sóbrios, sem contudo perdermos nossa essência e nossa identidade em Cristo.
Não podemos nos esquecer jamais da nossa identidade em Cristo: Por Cristo Jesus, fomos libertados do império das trevas e transportados para o reino do Filho de Deus; Jesus nos comprou com Seu precioso sangue para Deus, e nos constituiu reino e sacerdotes para o nosso Deus; somos filhos e servos do Deus vivo; somos a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade no mundo; vivemos Dele, por Ele e para Ele; morremos por Ele e pelo Evangelho; etc.
Nossa vida, nossa força e nossa bênção estão na nossa comunhão com Cristo e uns com os outros.
Estamos crucificados com Cristo; logo, já não somos nós quem vive, mas Cristo vive em nós; e esse viver que, agora, temos na carne, vivemos pela fé no Filho de Deus, que nos amou e a Si mesmo se entregou por nós. Gálatas 2.19,20
Quem está crucificado com Cristo passa por qualquer provação em paz; pois nada lhe tira a paz que Cristo dá.

Tiago 1: 2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, 3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. 4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.

Nem todos na igreja têm a mesma fé; mas são nessas horas que a fé de todos é provada. Falo de fé, não de presunção.
É verdade que muitos se afastam de Deus quando provados; mas não é este o propósito da provação.
Nossa fé jamais é provada para nos afastar de Deus; mas para nos aproximar Dele, para conhecê-Lo ainda mais e nos tornar mais semelhantes a Cristo.
Mas pelo menos três coisas acabam acontecendo em tempos de provações:
1.ª – Crentes fiéis que se mantêm firmes na fé no Filho de Deus e que, assim, crescem ainda mais na graça e no conhecimento do Senhor;
2.ª – Alguns que se dizem crentes, mas desistem da fé no Filho de Deus;
3.ª – Incrédulos que abraçam a fé no Filho de Deus.

Que neste tempo de intensa provação, nenhum crente desista de sua fé no Filho de Deus; e que também bilhões de incrédulos abracem a fé no Filho de Deus.

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8.28
Todas as coisas, inclusive as provações, cooperam para que o propósito de Deus se cumpra na vida daqueles que Ele chamou, que é formar neles o caráter de Seu Filho, de serem conformes à imagem e semelhança de Seu Filho.

Mesmo sendo crentes fiéis, passamos por perseguições, enfermidades, sofrimentos, tristeza, provações, tribulações etc. Imagine se não tivéssemos nada disso em nossas vidas? Seríamos fracos, pois são essas coisas, quando as enfrentamos pela fé no Filho de Deus, que nos fazem mais fortes e resistentes, e também nos diminuem ainda mais. João 3.30

Por que alguns crentes não são perseverantes; por que entram em pânico diante das provações? Porque sua fé, quando provada, não é confirmada, e sim reprovada.

O Senhor Deus não foi pego de surpresa com a chegada do novo Coronavírus (COVID-19).

O autor da carta aos Hebreus registrou o que o profeta Ageu predisse, que o Senhor dos Exércitos abalará o céu, a terra, o mar, a terra seca e todas as nações; e que as coisas preciosas de todas as nações virão, e Ele encherá de glória a Sua casa. Ageu 2.6,7; Hebreus 12.25,26
Cremos que quem abala o mundo e todas as coisas é Deus. Quando Deus abala o mundo, a igreja é atingida, mas para santidade e purificação.

Uma das características da igreja é a comunhão. É na unidade que o Senhor ordena a Sua bênção e a vida para sempre. Salmos 133.3
Por isso, amados irmãos, viver em comunhão com Cristo e com os irmãos é vital para nós, pois esta é a nossa vida, independentemente de qual seja a situação do mundo.

A igreja não é uma sociedade humana ou um clube do qual somos sócios; ela é coluna e baluarte da verdade no mundo.
Ser cristão não é uma filosofia, e sim vida com Deus e com os irmãos, em todos os sentidos.

Será terrível e indesculpável, diante de tudo o que estamos vivendo hoje no mundo, se recusarmos ouvir as advertências do Senhor, que divinamente nos fala.
Quantas coisas o Senhor já nos disse, preparando-nos para situações como esta que vivemos hoje, e também para a morte? Ouvimos, cremos e obedecemos tudo o que Ele até aqui já nos ordenou?

A vida é frágil, e o amanhã, incerto; porém, o nosso Deus é forte, poderoso, gracioso, bondoso, amoroso, misericordioso, justo, fiel, compassivo etc.

Glória a Deus.

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 22/03/2020 (domingo), a partir das 9:00 horas, aos membros do MAC Vila Barros – Guarulhos – SP, através do WhatsApp.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!