A autoridade independe de quem a exerça
COMPARTILHE esta MENSAGEM
Romanos 13:1-7
1 Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. 2 De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.
- É verdade que sujeitar-se às autoridades superiores legalmente constituídas é dever de todo homem.
- Mas aqui, obviamente, o Espírito Santo estava falando com cristãos da igreja em Roma, pessoas justificadas pela fé em Cristo.
- E hoje, o nosso Senhor está falando com a gente, cristãos da igreja em Guarulhos que O servem neste ministério.
- Esta nossa sujeição às autoridades e governos humanos não é servil, porque somos servos unicamente do Senhor Jesus.
- Nos sujeitamos a eles por questão de consciência, por discernirmos que todo governo e autoridade procede de Deus, e que quando obedecemos a eles, na verdade, estamos obedecendo a Deus.
- Deus é Quem institui o governo humano. Não há governo fora da vontade divina.
- Não há homem perfeito e sem pecado; logo, entre os humanos, não há autoridade e governo perfeitos. E todos os governos humanos são reflexos de seus governantes.
- Não é difícil de entender que para que haja ordem na sociedade, é preciso que haja governantes e autoridades, bem como sujeição a elas.
- Onde não há governo, há anarquia (desordem; confusão). Você se lembra como termina o livro dos Juízes? Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto. Juízes 21:25
- Por isso que qualquer governo é melhor do que nenhum governo.
- E aqui, Paulo não está defendendo nenhum regime específico de governo, mas afirmando que todo governo humano é uma instituição divina.
- Por isso, os cristãos podem viver vitoriosamente em qualquer regime ou forma de governo, seja democrático; autoritário; totalitário; monárquico; principado; etc.
- É claro que Deus não concorda com todas as decisões dos governos humanos. É claro que Ele não concorda e não aprova a corrupção, a tirania, a violência, a injustiça, a opressão, a mentira etc. Mesmo assim, não há autoridade que não proceda de Deus.
2 De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.
- Quem se opõe ou se rebela contra autoridades está desobedecendo à ordem de Deus.
- O cristão, em nenhuma circunstância, deve se rebelar contra o governo ou participar de tentativas de derrubá-lo. Caso se rebele, deve estar preparado para arcar com as consequências sem se queixar.
- Geralmente, governantes e autoridades que não conhecem e nem temem a Deus, que são pecadores e imperfeitos como todo homem, podem promulgar leis contrárias à Palavra do nosso Deus e nos obrigarem a cumpri-las; então, neste caso, a nossa desobediência a tais leis se torna um dever, independentemente das consequências que nos sobrevierem.
- Exemplos: As parteiras hebréias (Êxodo 1:15-20); Misael, Ananias e Azarias na fornalha (Daniel 3); Daniel na cova dos leões (Daniel 6); os apóstolos perante o Sinédrio (Atos 5:29).
- Por não obedecerem leis contrárias à Palavra de Deus, muitos cristãos se tornaram tochas humanas nos jardins de Roma; outros, destroçados por leões no Coliseu para entretenimento do imperador e do povo romano; etc.
3 Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, 4 visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal.
- Para não recebermos multas, não sermos processados, ficarmos longe da cadeia etc., basta praticarmos o bem, porque assim, obteremos a aprovação das autoridades.
- Presidente, governador, prefeito, juiz etc., são autoridades; e mesmo que não conheçam e não tenham relacionamento com Deus, ainda assim, são ministros de Deus para o nosso bem.
- Quem transgride a lei está se rebelando contra o governo e será, de alguma forma, processada pela autoridade competente.
5 É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência.
- Temos que nos sujeitar às autoridades, não apenas por temermos sofrer as devidas punições, mas também por dever de consciência diante de Deus.
6 Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. 7 Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.
- Além de nos sujeitarmos aos governantes, também devemos sustentá-los financeiramente, mediante o pagamento de impostos.
- Se queremos viver numa sociedade organizada, com governo, leis, tribunais, juízes, promotores, polícias, forças armadas etc., devemos também estar dispostos a arcar com a nossa parte nos custos.
- Sim, somos cidadãos do céu, mas este fato não nos exime das responsabilidades junto ao governo humano.
- Deus nos ordena a pagarmos tributo e imposto aos nossos governantes e autoridades, e também respeitá-los e honrá-los.
- Não devemos falar mal do nosso governo e das nossas autoridades (Atos 23:5); mas sempre, orar por eles (1 Timóteo 2:1,2).
Vamos orar pela igreja de Cristo; e também pelos nossos governantes e autoridades, independentemente de quem sejam.
Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.
Site: www.aguiadecristo.org.br
YouTube: https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997
Facebook: https://www.facebook.com/aguiadecristo
Twitter: https://twitter.com/aguiadecristo
Instagram igreja: https://www.instagram.com/aguiadecristooficial/
Instagram juventude: https://www.instagram.com/ele.itos/
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
Seja o primeiro a comentar!