Nosso Deus trabalha até agora | João 5:17 – João 3:16,17

COMPARTILHE esta MENSAGEM

O TEMA DA MENSAGEM DE HOJE É:

João 5:17: Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
Jesus disse isso aos judeus que O perseguiam, por Ele ter curado no tanque de Betesda, em dia de sábado, um homem que estava paralítico há trinta e oito anos.

Embora Deus tenha descansado no sétimo dia após ter concluído toda a obra da criação, na verdade, Ele nunca deixou de trabalhar em outras coisas para alcançar os Seus propósitos.
Ele jamais descansou, nem por um momento sequer, de governar Seu reino, o Universo e o mundo, e de cuidar diariamente de Suas criaturas e de toda a Sua criação.
Ele nunca descansou de Suas obras de juízo, de misericórdia, de compaixão, de amor, de graça e de salvação.

Ele passou a trabalhar muito mais quando o pecado entrou no mundo pela desobediência do homem. Ao pecar, o homem afastou-se de Deus, isto é, morreu espiritualmente.
Desde então, Deus tem trabalhado incessantemente para salvar a humanidade da morte espiritual e trazê-la de volta à comunhão Consigo mesmo.
É nesta obra que Jesus disse que o Pai trabalha até agora.
Não somente o Pai trabalha até agora nesta obra, Jesus também trabalhou nela nos dias da Sua carne.
Foi para isso que Deus enviou Jesus ao mundo, para consumar esta obra morrendo na cruz; obra de redenção (libertação) e expiação (perdão); obra que salvou o homem do pecado e da condenação eterna, para que voltasse a ter paz e comunhão com Deus.

Somos eternamente gratos a Jesus por Ele ter consumado a obra que Seu Pai lhe confiou; por Ele ter derramado a Sua alma como oferta pelo nosso pecado.
Sim, glórias sejam dadas a Deus, eternamente, por Ele ter enviado Jesus para salvar a humanidade.

Mas será que, com a morte, a ressurreição e a ascensão de Jesus ao céu, a obra de Deus se encerrou? Claro que não.
Antes de Jesus ser elevado às alturas, Ele apareceu aos Seus discípulos durante quarenta dias (Atos 1:3) e deu ordens a eles, não sugestões.
Jesus, como cabeça da nova criação, até que Ele volte, deu à igreja, isto é, a todos os crentes, uma Grande Comissão.
Jesus comissionou, encarregou Sua igreja de cumprir com Ele uma missão. Por isso, Jesus enviou o Seu Espírito para estar conosco todos os dias até a consumação do século, porque sem o Espírito Santo não há como a igreja cumprir a missão que o Senhor lhe confiou.

Vamos ler três versículos que nos revelam a missão que Jesus deu aos Seus discípulos (à igreja):

  • Mateus 28: ¹⁹ Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ²⁰ ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
  • Marcos 16:15: E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.

Portanto, conforme Mateus 28:19,20 e Marcos 16:15, para que a igreja cumpra cabalmente a missão, é preciso que ela obedeça três ordens específicas e permanentes que Jesus ordenou, que são:

  • Primeira ordem: Ir por todo o mundo e pregar o Evangelho a toda criatura, e fazer discípulos de todas as nações.
  • Segunda ordem: Batizar os novos discípulos em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
  • Terceira ordem: Ensinar aos novos discípulos a guardar todas as coisas que Ele ordenou.

Portanto, meus amados irmãos, a partir do momento em que Jesus nos salvou, cumprir esta missão passou a ser responsabilidade de cada um de nós, e não apenas de alguns.
Se nós cumprirmos como se deve essas três ordens de Jesus, a nossa igreja local crescerá e se multiplicará.

Breve Ilustração:
Certa vez, uma certa pessoa perguntou a um certo pastor: Pastor, por que há igrejas que estão lotadas e a nossa não?
O pastor respondeu: Não sei lhe dizer por que as igrejas a que se refere estão lotadas, porque não sei o que elas estão fazendo para que isso aconteça.
Mas eu posso lhe afirmar com certeza por que a nossa não está lotada: porque não estamos trabalhando para isso.
Você, que me questiona, qual foi a última vez que fez um discípulo para Jesus? Não se lembra, não é? Não se lembra porque já faz muito tempo, ou porque nunca fez um discípulo para Jesus.
Essa é apenas uma ilustração.

Mas vamos falar, agora, da realidade da nossa igreja local.

Por que a nossa igreja local não tem crescido e se multiplicado? Porque não estamos alcançando os perdidos com a salvação eterna.
E por que não estamos alcançando os perdidos com a salvação eterna? Porque não estamos trabalhando para isso.
E por que não estamos trabalhando para isso? Por ora, vieram-me duas respostas a esta pergunta: 1ª: Porque não temos amado o mundo como Deus ama; 2ª: porque temos cuidado apenas uns dos outros e dos nossos próprios interesses.

Irmãos, de que adianta termos um lema e não cumpri-lo? Qual tem sido o nosso lema? Alcançar, Discipular e Enviar.

A ênfase do Senhor para nós neste ano é o “amor incondicional e sacrificial”.

João 3: ¹⁶ Porque Deus amou [agapao = amou incondicional e sacrificialmente] ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ¹⁷ Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

Quando Jesus diz que “Deus amou ao mundo de tal maneira”, é claro que Deus não ama os pecados da humanidade e o sistema maligno do mundo, mas as pessoas, os pecadores de todas as raças, povos, tribos, línguas e nações, e não quer que nenhum deles se perca, mas que se arrependam e sejam salvos.

Se não amarmos como Deus ama os pecadores que estão perdidos no mundo, também não nos sacrificaremos para alcançá-los com a salvação eterna.

Quando nos ocupamos com os nossos próprios interesses, somente a gente é que se beneficia e leva vantagem, o que é incompatível na vida de alguém que é membro do corpo de Cristo e discípulo de Jesus.

Embora tenhamos falhas, ainda assim temos procurado cuidar uns dos outros da melhor maneira possível, porque amamos uns aos outros como Jesus nos amou; e fazemos isso, principalmente, através dos Encontros de Famílias.

Sim, o Senhor nos manda amar como Ele nos amou, não somente entre nós que já somos discípulos de Jesus, mas também os pecadores que estão perdidos no mundo e que ainda não foram alcançados com a salvação eterna.

Se, por mandamento de Jesus, amamos uns aos outros como Ele nos amou e, por isso, nos sacrificamos em cuidar uns dos outros; se amarmos como Deus ama todos os pecadores que estão perdidos no mundo, também por eles nos sacrificaremos para alcançá-los com a salvação eterna.

Sejamos sinceros, irmãos: O que temos feito efetivamente para alcançar os pecadores que estão perdidos no mundo? Nada.
Por quanto tempo, meus amados irmãos, estas cadeiras permanecerão vazias?

Não cobre, não culpe, não responsabilize e não critique ninguém por estas cadeiras ainda estarem vazias, porque você também é responsável por elas ainda estarem vazias.

Irmãos, preparem-se, porque neste ano o Espírito do Senhor irá impactar ainda mais as nossas vidas para que deixemos de ser ineficientes em fazer discípulos de todas as nações.
É claro que isso envolverá sacrifício e muito trabalho por parte de cada um de nós. Mas é gratificante; e é para a glória de Deus.

Já que a volta de Jesus é iminente, fazer discípulos de todas as nações torna-se um trabalho de extrema urgência para a igreja.

O que os irmãos acham de nossa igreja local começar hoje, agora, a trabalhar efetivamente para cumprir a missão que Jesus nos deu, de fazer discípulos de todas as nações?
Deixe-me alertar você de algo: Sua alma vai dizer que você não pode e que não tem condições de assumir essa missão. É mentira da sua alma.
Não se acomode e nem se lamente; antes, desembarace-se de tudo o que te impede de fazer a obra de Deus, de cumprir a missão.

Seguem, então, as primeiras orientações do Senhor para iniciarmos hoje mesmo esse trabalho de fazer discípulos de todas as nações. Cada um de nós, então, deverá:

  • Orar todos os dias, o mais que puder, pela igreja e pelas almas perdidas.
  • Meditar a Palavra de Deus todos os dias, o mais que puder.
  • Encher-se do Espírito Santo todos os dias.
  • Ser assíduo aos cultos de domingo.
  • Esforçar-se para participar do Encontro de Famílias e da intercessão às terças-feiras.
  • Saiba que sem renúncias você não conseguirá fazer essas coisas.

Tais orientações são para nos fortalecer mutuamente no Senhor e na força do Seu poder, para nos revestirmos de toda a armadura de Deus e, assim, alcançarmos os pecadores que estão perdidos no mundo.

Nenhum membro do corpo de Cristo está isento de cumprir a missão de fazer discípulos.

Todo casal que está grávido prepara com antecedência o enxoval e o quarto antes de seu filho nascer.
Assim também a nossa igreja local deve se preparar para receber aqueles que serão alcançados e que nascerão de novo, para que nenhum deles se perca e se desvie dos caminhos do Senhor.
Preparar a igreja para receber os novos discípulos é também responsabilidade de cada um de nós, pois faz parte da missão.

Jesus continua trabalhando, através de Seu Espírito que habita em nós, a igreja, para alcançar com Sua Graça Salvadora os pecadores que por Ela ainda não foram alcançados.

Jesus nos chamou, nos salvou e nos enche a cada dia com Seu Espírito, para cooperarmos com Ele nesse trabalho, nessa missão.

Hoje, por Seu amor e Sua graça, o Senhor nos revelou o porquê da nossa ineficiência em fazer discípulos de todas as nações.

Portanto, amados irmãos, que a partir de hoje, cada um de nós passe a cooperar efetivamente com o Senhor em ALCANÇAR, DISCIPULAR e ENVIAR discípulos de todas as nações.

Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36

 

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE    –    YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK    –    TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!