Fidelidade, responsabilidade e prestação de contas | 1 Coríntios 4:1,2 – Romanos 14:12
COMPARTILHE esta MENSAGEM
O tema da mensagem do domingo passado foi: “Chamados das trevas para a maravilhosa luz”. Deus nos lembrou de como éramos quando estávamos perdidos e éramos trevas; mas que agora somos luz no Senhor e que devemos andar como filhos da luz. Você tem andado como filho da luz? Nos foi sugerido fazer uma lista com os nomes das pessoas com quem temos que nos reconciliar, e amá-las como Deus as ama e orar por elas; e também ajudar o nosso próximo com o máximo que pudermos. Você fez isso?
O TEMA DA MENSAGEM DE HOJE É

1 Coríntios 4: ¹ Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros [servos] de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. ² Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.
Romanos 14:12: Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.
Paulo e os demais apóstolos deveriam ser considerados pelos homens como ministros [servos] de Cristo e também como despenseiros dos mistérios de Deus.
O ministro [servo] de Cristo é um despenseiro, aquele que cuida da casa e dos interesses do seu Senhor.
E o que Deus exige de Seus ministros [servos] e despenseiros é que sejam fiéis.
E, claro, Deus não exige fidelidade apenas aos apóstolos, mas a todos aqueles que têm Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador, a todos os membros do corpo de Cristo.
Jesus é o teu único e suficiente Senhor e Salvador? Sim.
Você é membro do corpo de Cristo? Sim.
Então, Deus exige de você fidelidade a Jesus.
Deus exige de nós fidelidade a Jesus não apenas em algumas áreas e coisas da nossa vida, mas em todas as áreas e coisas que envolvem a totalidade da nossa vida.
Deus exige de nós fidelidade a Jesus na nossa família natural, no nosso trabalho, na nossa família espiritual, no chamado que Ele nos fez, na missão que Ele nos confiou, nos dons espirituais e ministeriais que Ele nos deu, nas funções que exercemos na igreja local, etc.
E, claro, ser fiel a Jesus implica ser responsável diante de Deus em todas as áreas e coisas que envolvem a totalidade da nossa vida, afinal de contas, Jesus Cristo é o nosso Senhor [o nosso Dono] e Salvador.
Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36
Portanto, primeiramente:
- Temos responsabilidades diante do Senhor para com a nossa família natural.
- Temos responsabilidades diante do Senhor para com o nosso trabalho.
- Temos responsabilidades diante do Senhor para com a nossa família espiritual.
- Temos responsabilidades diante do Senhor para com o chamado que Ele nos fez.
- Temos responsabilidades diante do Senhor para com a missão que Ele nos confiou.
- Temos responsabilidades diante do Senhor para com os dons espirituais e ministeriais que Ele nos deu.
- Temos responsabilidades diante do Senhor para com as funções que exercemos na igreja local.
- ETC.
Mas para qual dessas áreas da sua vida você mais se dedica, mais se empenha, mais cuida, mais se desgasta, mais investe, mais foca?
Para a sua família natural? Para o seu trabalho? Para a sua família espiritual? Para o seu chamado? Para a missão? Para os dons espirituais e ministeriais? Para a função que exerce na igreja local?
Vamos supor que você se dedica mais, se empenha mais, cuida mais, se desgasta mais, investe mais, foca mais na sua família natural e no seu trabalho.
Mas também você é, na igreja local, um ministro da Palavra, ou líder de ministério ou de encontro de famílias, ou ministro de música, ou mestre no ministério infantil, ou anfitrião de encontros de famílias, etc.
Como ficam, então, essas áreas da sua vida para as quais você também tem responsabilidades diante do Senhor?
Elas não terão a sua devida atenção e sofrerão danos e prejuízos, porque você se dedica mais à sua família e ao seu trabalho.
Mas o que podemos fazer para que isso não aconteça?
Como podemos nos dedicar e nos empenhar devidamente em todas as áreas da nossa vida para as quais temos responsabilidades diante de Deus, de maneira que nenhuma delas deixe de ter a nossa devida atenção e não sofra prejuízos?
Tendo uma vida simples, disciplinada, equilibrada e governada pelo Espírito Santo.
Para isso, basicamente, devemos ir, diariamente, aos pés do Senhor em oração; meditar, diariamente, a Palavra de Deus; encher-nos, diariamente, do Espírito.
Se a sua vida é complicada, indisciplinada e desequilibrada, na verdade, você a faz assim; ou seja, é você que governa a sua vida, e não o Espírito de Deus.
Quando o Espírito de Deus governa as nossas vidas, passamos a viver uma vida simples, disciplinada e equilibrada, e nenhuma área de nossas vidas ficará sem a nossa devida atenção, e nenhuma delas sofrerá danos e prejuízos.
E, para que o Espírito Santo governe a nossa vida, precisamos diariamente, a todo instante, nos encher Dele.
E foram inúmeras as vezes que o Senhor nos disse: “Enchei-vos do Espírito”.
Devemos também ser fiéis a Jesus e responsáveis diante do Senhor:
- Nas nossas lutas, desafios, provações, tribulações, sofrimentos, aflições, adversidades, angústias, dores, doenças, enfermidades, etc.
- Nos nossos prazeres, alegrias, planos e sonhos.
- Nos nossos lazeres, passeios e viagens.
- Nas nossas amizades e vestimentas.
- Etc.
Sem dúvida que ser fiel a Jesus e responsável diante de Deus em todas as áreas e coisas que envolvem a nossa vida implica prestar contas de tudo a Deus, a quem pertencemos.
Romanos 14:12: Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.
Creio que em breve todos nós estaremos diante do trono de Deus para prestar contas a Ele da nossa fidelidade a Jesus, das responsabilidades que temos para com Ele, dos nossos pensamentos, dos nossos sentimentos, das nossas palavras, dos nossos atos.
Cada um de nós prestará contas a Deus de si mesmo, e não dos outros. Por isso, devemos julgar a nós mesmos, e não os outros.
Você pode, agora, prestar contas de si mesmo a Deus. Isso pode ser feito dizendo a Ele o que você fez após ouvi-Lo. Por exemplo:
- Deus falou para você reconciliar-se com as pessoas com quem tem alguma coisa contra. Se você não foi, então deve dizer a Ele o motivo.
- Deus falou para você ser generoso e pronto a repartir com o seu próximo o que Ele tem dado a você. Se você não é generoso e não reparte, então deve dizer a Ele o motivo.
- Deus falou para você amar todas as pessoas com o mesmo amor com que Ele ama todas as pessoas. Se você não ama todas as pessoas como Deus ama, então deve dizer a Ele o motivo.
- Deus falou para você ser fiel a Jesus e responsável diante Dele em todas as áreas e coisas que envolvem a totalidade da sua vida. Se você não é fiel a Jesus e responsável diante Dele, então deve dizer a Ele o motivo.
- ETC.
É assim que você pode, agora, prestar contas a Deus.
Deixe-me dizer só mais uma coisa antes de encerrar.
Não sei quais os motivos e as justificativas que você tem apresentado a Deus, por exemplo: por não ter se reconciliado com as pessoas com quem tem alguma coisa contra; por não ser generoso e pronto a repartir com o seu próximo o que Ele lhe dá; por não amar todas as pessoas como Ele ama; por não ser fiel a Jesus; por não ser responsável diante Dele em todas as áreas e coisas que envolvem a sua vida.
Mas uma coisa eu sei: Deus não aceita os seus motivos e justificativas, mesmo que possam parecer para você nobres, justos e dignos.
Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36
![]()
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
NOSSOS CANAIS

Seja o primeiro a comentar!