A verdadeira adoração e a adoração falsa e mecânica | João 4:23,24
COMPARTILHE esta MENSAGEM
A verdadeira adoração e a adoração falsa e mecânica | João 4:23,24
![]()
A mensagem do domingo passado foi uma pergunta: Até onde estamos engajados na missão?
Naquela ocasião, o Senhor também nos admoestou a fazer algo: ao invés de ficarmos assistindo, vendo e lendo em nossos celulares conteúdos que pisam a Palavra de Deus em nossos corações, fomos encorajados a ler todos os dias pelo menos um esboço das mensagens publicadas em nosso site, pois nelas encontramos o que Deus tem requerido de nós, individual e coletivamente, como igreja local. Você está fazendo isso?
O tema da mensagem de hoje, para este nosso tempo de comunhão, é: A verdadeira adoração e a adoração falsa e mecânica.
João 4 ²¹ Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. ²² Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. ²³ Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. ²⁴ Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
Jesus disse à mulher samaritana que chegaria a hora em que não mais haveria na terra um lugar específico onde Deus pudesse ser adorado. Em Cristo Jesus, esta hora já chegou.
Portanto, não há na terra lugares específicos onde devemos ir e estar para adorar ao nosso Deus.
Jesus diz que Deus procura verdadeiros adoradores. Ora, se Ele procura, é porque não é fácil encontrá-los.
Quem são os verdadeiros adoradores de Deus? Aqueles que amam a Deus de todo o coração e O adoram em espírito e em verdade.
Em Cristo, não é mais o lugar que importa para Deus, mas a atitude e o coração do adorador.
Não é o lugar que legitima a verdadeira adoração, mas a atitude e o coração do adorador.
Deus é espírito; e importa [é necessário] que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João 4:24
Deus é Espírito, logo, é necessário que O adoremos em nosso espírito.
Somente por intermédio de Jesus é possível entrar na presença de Deus para contemplá-Lo e adorá-Lo.
Não há como adorar a Deus sem contemplá-Lo.
Portanto, a verdadeira adoração acontece quando, por fé, em espírito, entramos na presença de Deus e O contemplamos. Esta é a única maneira pela qual podemos adorar a Deus em espírito e em verdade.
Não há verdadeira adoração sem entrar na presença de Deus e contemplá-Lo.
O verdadeiro adorador se aproxima de Deus em fé, com seu coração quebrantado e contrito.
A verdadeira adoração, em espírito e em verdade e de todo o coração, não se dá em lugares geográficos específicos, mas unicamente na presença de Deus.
O que fizemos antes do início desta mensagem foi motivado por algo fora de nós, e não de dentro de nós. Eu pedi, e os irmãos simplesmente fizeram.
Mas a verdadeira adoração é de dentro para fora, isto é, do nosso espírito, do nosso íntimo, do nosso coração, e se expressa através da nossa alma e do nosso corpo, independente das circunstâncias e do lugar onde estamos.
Assim, o verdadeiro adorador adora a Deus em espírito e em verdade, independentemente das circunstâncias e do lugar em que esteja.
Paulo e Silas, por exemplo, foram presos pelas autoridades romanas por causa da cura de uma jovem adivinhadora. E, mesmo presos, eles oravam e cantavam louvores a Deus. Atos 16:16-26
Se Deus procura os verdadeiros adoradores, é porque há falsos adoradores que Lhe prestam uma falsa adoração.
A falsa adoração, ou adoração mecânica, é de fora para dentro, isto é, necessita de incentivos e elementos externos para que aconteça.
O que fizemos antes do início desta pregação foi mecanicamente. Jamais pense que Deus se agrada com tal adoração.
A adoração mecânica não é adoração, mas um engano que tem levado muitos crentes a pensarem que estão adorando a Deus, quando na verdade não estão.
O falso adorador até chora e se curva ao chão, mas seu coração está longe de Deus, seu coração não é reto perante Deus.
Certa vez, Jesus respondeu assim a certos questionamentos dos fariseus e escribas: Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Marcos 7:6
Como já disse, a adoração mecânica é de fora para dentro, isto é, necessita de incentivos e elementos externos que motivem as pessoas a dizerem e a fazerem algo mecanicamente, e não em amor, em espírito e em verdade.
A adoração mecânica é puramente emocional, e não espiritual.
Não podemos, então, nos emocionar na adoração? Claro que podemos. Mas precisamos entender algo:
Não há nada de errado em nos emocionarmos na adoração a Deus, desde que as manifestações das nossas emoções se deem por estarmos, em espírito, na presença de Deus, O contemplando e O adorando.
Quando isso acontece, significa que a nossa alma está submissa ao nosso espírito; que o que nos motiva à adoração, a ajoelhar, a chorar, a glorificar, etc., é a contemplação, em espírito, da glória de Deus na face de Cristo.
A adoração mecânica segue práticas corriqueiras e automáticas.
Na adoração mecânica, não há conexão com Deus no espírito, não há espontaneidade.
Na adoração mecânica, ora-se por orar, canta-se por cantar, fala-se por falar, faz-se por fazer, e tudo isso sem sentido e sem a necessidade de mais nada.
Os falsos adoradores buscam agradar somente os outros e a si mesmos.
A verdadeira adoração não se restringe apenas a cânticos. Embora eles possam ser expressões de adoração, a verdadeira adoração se manifesta em um estilo de vida que reflete o amor, o temor, a gratidão e a reverência a Deus em todas as áreas da vida.
A verdadeira adoração é um estilo de vida, pois não se limita, também, a momentos específicos de culto, mas envolve todas as áreas da vida do crente, influenciando seus pensamentos, seus sentimentos, suas palavras, suas escolhas e suas ações.
A verdadeira adoração envolve um relacionamento profundo com Deus, onde a mente, as emoções e o espírito estão alinhados em adoração.
Na verdadeira adoração não há tristeza, apatia, mornidão, indiferença, hipocrisia, superficialidade, formalidades, etc.
Na verdadeira adoração a Deus há amor, temor, humildade, contemplação, reconhecimento, gratidão, alegria, prazer, ânimo, júbilo, contentamento, satisfação, deleite, entusiasmo, fervor, paixão, sinceridade, transparência, etc.
De que maneira entramos aqui hoje para adorar a Deus, com a nossa mente renovada pela Palavra de Deus; ou com a nossa mente cheia de conteúdos que permitimos que entrassem e pisassem a Palavra de Deus que em nós foi implantada?
Como temos adorado a Deus, individual e coletivamente, em amor, em espírito e em verdade, ou mecanicamente?
Se é em amor, em espírito e em verdade, então, Deus está sendo por nós adorado.
Se for mecanicamente, Deus não está sendo por nós adorado, pois Ele não aceita tal adoração, que na verdade, nem adoração é.
Se estamos realmente adorando a Deus mecanicamente, devemos admitir. E se este é o caso, o que devemos fazer, então?
Na verdade, há quatro coisas básicas que devemos fazer: amar e obedecer a Deus incondicionalmente; renunciar à própria vida; submeter a nossa vontade à vontade de Deus; depender totalmente do Espírito de Jesus.
Vamos ler mais uma vez João 4 ²³ Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. ²⁴ Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
Tudo começa em Deus, dá continuidade Nele e termina Nele. Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36
Então, a verdadeira adoração a Deus, que é em espírito e em verdade, só acontece quando Ele encontra os Seus verdadeiros adoradores.
Acesse o link: https://aguiadecristo.org.br/adoracao-e-culto/, e leia também a mensagem do dia 01/09/2019, cujo tema é “Adoração e culto”, pois através dela você receberá mais revelações sobre a verdadeira adoração.
Encorajo os irmãos, mais uma vez, a ler todos os dias um dos esboços das mensagens publicadas em nosso site, pois nelas encontramos o que Deus tem requerido de nós, individual e coletivamente, como igreja local.
Façamos isso todos os dias, ao invés de ficarmos assistindo, vendo e lendo em nossos celulares conteúdos que desagradam a Deus e que não edificam as nossas vidas espirituais.
Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
NOSSOS CANAIS

Seja o primeiro a comentar!