Até onde estamos engajados na missão? | Mateus 28:19,20
COMPARTILHE esta MENSAGEM
Até onde estamos engajados na missão? | Mateus 28:19,20
Domingo passado, o Senhor nos falou sobre a graça de padecermos por Ele.
Naquela ocasião, Ele nos admoestou a fazer algo: a observar se os sofrimentos pelos quais estamos passando são por causa de Cristo ou por causa de nós mesmos. Você começou a fazer isso?
O tema da mensagem de hoje, para este nosso tempo de comunhão, é uma pergunta: Até onde estamos engajados na missão?
Mateus 28 ¹⁹ Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ²⁰ ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Nossa missão, então, é fazer discípulos de todas as nações, conforme Jesus nos prescreve.
Mas até onde estamos engajados na missão que Jesus nos deu?
O que é estar engajado nesta missão?
Lembrando que a missão não é apenas para alguns, mas para todos os membros do Corpo de Cristo.
Estar engajado na missão que Jesus nos deu:
- É tornar-se parte da missão.
- É tomar parte da missão.
- É envolver-se inteiramente com a missão.
- É dedicar-se inteiramente à missão.
- É comprometer-se inteiramente com a missão.
- É aperfeiçoar-se constantemente para estar cada vez mais preparado para cumprir a missão.
- É perseverar na missão.
- É estar preparado para, se preciso for, morrer pela missão; na verdade, morrer pelo próprio Cristo.
O dia da volta gloriosa do Senhor Jesus está próximo; por isso, Ele tem nos admoestado a nos santificar a cada dia e a nos preparar para a Sua volta gloriosa, e simultaneamente, cumprir a missão que Ele nos deu.
Somente Deus sabe quem realmente está se santificando a cada dia e se preparando para a gloriosa volta de Jesus. Eu, que sou pastor, não sei; você, que é líder, não sabe; vocês, irmãos, não sabem.
Mas o que podemos perceber quando olhamos para a nossa igreja local é que não estamos, ainda, inteiramente engajados na missão que o Senhor nos deu, pois a nossa igreja local não tem crescido e avançado.
Por exemplo: Há vários cultos atrás, havia mais cadeiras vazias do que ocupadas.
Ou seja, se não estamos inteiramente engajados na missão, também não temos sido assíduos nos cultos aos domingos.
Pode ser que alguém até já tenha se perguntado e também comentado com alguns irmãos por que a igreja está vazia e não cresce. Mas este alguém, o que será que tem feito para que a igreja cresça? De repente, não tem feito nada, apenas criticado.
O Senhor não nos aperfeiçoa para criticarmos uns aos outros, mas para que nos tornemos aptos para admoestar uns aos outros. Romanos 15:14
Admoestar, como o Senhor já nos disse, é advertir amigavelmente, desejando sempre o bem da pessoa; censurar ou repreender alguém suavemente; aconselhar; incentivar ou estimular alguém a agir ou pensar de modo correto (obviamente, para nós, o modo correto é sempre aquele que concorda com a Palavra de Deus); etc.
Portanto, que justificativas podemos dar ao Senhor por não estarmos cumprindo a missão que Ele nos deu? NENHUMA.
Ou que justificativas podemos dar a Ele por não sermos assíduos na celebração aos domingos e no encontro de famílias durante a semana? NENHUMA.
Se nos concentrarmos em tudo o que Deus já nos falou até aqui, a conclusão básica a que chegamos é que temos que perseverar na doutrina dos apóstolos, no partir do pão e nas orações; viver em comunhão; nos santificar a cada dia; nos encher do Espírito; nos preparar para a volta gloriosa de Jesus; cumprir a missão.
Mas por que não somos, ainda, perseverantes nessas coisas?
Uma das respostas a esta pergunta é: Porque o mundo ainda nos atrai; porque ainda não morremos para nós mesmos e nem para o mundo.
Pela cruz de Cristo, o mundo morreu para o apóstolo Paulo, e ele, para o mundo.
Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. Gálatas 6:14
Não há como sermos discípulos de Jesus e segui-Lo se, pela Sua cruz, não estamos mortos para o mundo, e o mundo, morto para nós.
Não há como sermos discípulos de Jesus se não renunciarmos a tudo quanto temos, inclusive a nossa própria vida. Lucas 14:33
Qual era a única ocupação da vida de Jesus? Jesus vivia unicamente pelo Pai.
Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá. João 6:57
E qual deve ser a única ocupação da nossa vida? Viver e morrer pelo nosso Senhor.
Aqueles que colocam sua fé e confiança no Senhor Jesus têm suas vidas ligadas intimamente a Ele e, por isso, vivem unicamente Dele, por Ele e para Ele.
Também está escrito em Romanos 14 ⁷ Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. ⁸ Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.
Por isso, irmãos, não podemos ficar indiferentes quanto à falta de assiduidade nas atividades da igreja e ao não crescimento e avanço da nossa igreja.
Não podemos nos acomodar achando que isso é normal, porque não é!
O não crescimento da igreja tem que mexer com a gente de alguma forma; isso tem que nos incomodar.
Por isso, é tão necessária a nossa oração diária pela igreja; como também a nossa oração coletiva pela igreja, às terças-feiras na igreja, e também nos encontros de famílias, às quintas e sextas-feiras.
De repente, estamos acomodados, ou abatidos, desanimados, prostrados, paralisados, fracos espiritualmente; quando, na verdade, deveríamos estar aos pés do Senhor adorando-O, clamando a Ele pela igreja, e fazendo cada um a sua parte.
Urgentemente, irmãos, precisamos nos despertar para tudo o que Deus tem nos falado.
Penso que todos aqui têm temor de Deus. Você tem temor de Deus?
- Se temos temor de Deus, por que, então, a nossa igreja local não cresce e não avança?
- Se temos temor de Deus, por que, então, não nos engajamos inteiramente na missão que Jesus nos deu?
- Se temos temor de Deus, por que, então, não obedecemos ao Senhor em tudo o que Ele nos ordena?
O temor de Deus nos impele a obedecer a Deus.
Aquele que se esforça para se corresponder com Deus em tudo é porque tem temor Dele.
Se o temor que afirmamos ter de Deus não nos faz obedecê-Lo e nem nos corresponder com Ele em tudo o que Dele temos escutado, das duas, uma, ou é porque não temos temor de Deus, ou é porque o nosso temor de Deus ainda é pequeno.
Destas duas opções, é claro que queremos que seja porque o nosso temor a Deus ainda seja pequeno, e não por não temê-Lo.
Se é porque o nosso temor a Deus ainda é pequeno, então, o que precisamos, individual e coletivamente, é ter um grande temor de Deus.
Logo, urgentemente, este grande temor de Deus precisa sobrevir a todos nós.
Porque só assim é que Deus manifestará em nosso meio a Sua presença, a Sua glória, os Seus milagres, os Seus prodígios, os Seus sinais e as Suas maravilhas; e assim, a igreja cumprirá o seu propósito e crescerá.
Meus amados irmãos, o que será que Deus precisa fazer e falar, ainda, para que sobrevenha à igreja um grande temor Dele?
Se Deus precisa, ainda, fazer alguma coisa, então, Ele fará.
Em Atos 5:1-11, está escrito que sobreveio um grande temor de Deus a toda a igreja após Ananias e sua mulher, Safira, morrerem por mentirem ao Espírito Santo.
E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos. Atos 5:11
Esse grande temor de Deus não sobreveio somente a toda a igreja, mas também a todos quantos ouviram o que aconteceu com Ananias e Safira.
O que aconteceu após sobrevir a toda a igreja esse grande temor de Deus?
Deus fez muitos sinais e prodígios entre o povo pelas mãos dos apóstolos; e crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor. Atos 5:12-16
Obviamente, não podemos nos esquecer do Espírito Santo em todo esse processo, pois não há como a igreja cumprir o seu propósito sem a Pessoa, o ministério e o poder do Espírito Santo.
Por isso, todas as ações da igreja devem ser, na verdade, ações do Espírito Santo.
Por isso, Deus nos ordena a encher-nos do Espírito, para sermos íntimos Dele. Efésios 5:18
É na intimidade com o Espírito Santo que recebemos Dele poder e toda direção necessária para a nossa vida com Deus e para o cumprimento da missão.
Mas para quem é a intimidade do Senhor? A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança. Salmos 25:14
“A presença manifesta de Deus” é o tema que o Senhor nos deu para este ano.
Eu desejo, e penso que todos aqui também desejam, que Deus manifeste em nosso meio a Sua presença, a Sua glória, os Seus milagres, os Seus prodígios, os Seus sinais e as Suas maravilhas; e que a igreja cumpra o seu propósito em Deus, crescendo e avançando.
Mas até onde estamos engajados na missão?
Que sobrevenha, então, um grande temor de Deus a todos nós.
Espero que ninguém precise morrer por mentir ao Espírito Santo para que isso aconteça.
Espero que esse grande temor sobrevenha, em princípio, por escutarmos a Palavra de Deus.
Será que tudo o que Deus até aqui já nos falou e nos ordenou a fazer não foi suficiente para termos Dele um grande temor?
Será que a nossa fé em Deus também tem sido pequena?
Todas as semanas lemos o esboço da mensagem de domingo para compartilhar no encontro de famílias.
Mas a partir de amanhã, ao invés de ficar vendo e lendo em seu celular conteúdos que têm pisado a Palavra de Deus em seu coração, quero encorajar você a ler todos os dias pelo menos um esboço das mensagens publicadas em nosso site, pois nelas encontramos o que Deus tem requerido da nossa igreja local.
Vamos fazer isso, irmãos?
Hoje, temos 366 esboços publicados em nosso site.
Que, ao ler esses esboços, sobrevenha um grande temor de Deus a todos nós, principalmente se não estivermos fazendo o que Ele nos ordenou.
Até onde estamos engajados na missão? Que a nossa resposta, a partir de hoje, seja: INTEIRAMENTE.
Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
NOSSOS CANAIS
Seja o primeiro a comentar!