Fome e sede de Deus | Amós 8:11,12

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Fome e sede de Deus | Amós 8:11,12

 

Amós 8: ¹¹ Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. ¹² Andarão de mar a mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, procurando a palavra do Senhor, e não a acharão.  

Esses dias de fome e sede de ouvir as palavras do Senhor, dias de procurar e de não achar a Palavra de Deus, vieram em tempos de grandes aflições, no cativeiro, onde Israel desejou ouvir as palavras do Senhor, mas não ouviu.
Israel teve fome e sede de ouvir as palavras do Senhor, mas não puderam saciar esta fome e esta sede. Por quê? Porque Deus se calou.
Deus se calou porque, quando Ele falou, Israel desprezou as Suas palavras.
O povo de Deus estava morrendo espiritualmente porque, ao invés de escutar as palavras do Senhor, corria atrás de falsos deuses, do mundanismo e do materialismo.
Na verdade, não é o Senhor Deus que deixa de falar ao Seu povo, mas é o Seu povo que deixa de escutar o que Ele fala.

Dias de grandes aflições e de cativeiro foram o que Israel experimentou por não ter escutado as palavras do Senhor.
Israel até voltou-se para Deus para pedir-Lhe ajuda, mas Deus lhe respondeu com o Seu temível silêncio. E há quem diga que o “silêncio de Deus é ensurdecedor”.
O silêncio de Deus não significa que Ele desprezou e abandonou Israel.

A Palavra de Deus nos admoesta a crescermos na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 2 Pedro 3:18
Este crescimento se dá até que Cristo seja formado em nós. Gálatas 4:19
O que é preciso para que Cristo seja formado em mim, em você, em nós? A oração sem cessar, a meditação diária da Palavra de Deus, o viver em santidade e em comunhão, etc.

O Espírito Santo trabalha em nossas vidas para nos tornar semelhantes a Jesus, para sermos conformes à imagem do Filho de Deus.
E “Cristo formado em nós” diz respeito, sobretudo, a expressarmos o caráter de Cristo através de nossas vidas.

Amados irmãos, onde estamos na nossa jornada com o nosso Senhor? Estamos retrocedendo, parados ou avançando?
Deveríamos estar avançando. Mas estamos?
Se não estamos, o que então tem nos impedido de avançar em Deus e em Seus propósitos?

Algo que precisamos compreender com muita clareza é que este avanço não é apenas individual, mas também coletivamente.
Segundo o Evangelho, ninguém, individualmente, pode se designar como noiva de Cristo, como igreja de Cristo, como corpo de Cristo, porque todas essas designações são coletivas.
É claro que a igreja é formada de cristãos individuais.
Mas não basta que cada membro do corpo de Cristo, individualmente, avance em Deus, se santifique, realize a obra de Deus e se prepare para a volta de Jesus.
Com urgência, precisamos também aprender a fazer tudo isso coletivamente.

O propósito de Deus é para com a Sua igreja. Mas será que todos os membros da igreja compreendem isso e têm correspondido aos interesses de Deus? Infelizmente, não.
Precisamos, então, na nossa jornada com o Senhor, avançar individual e coletivamente.
De que vale todo o meu individualismo cristão se nenhum benefício e proveito ele traz para o aumento e a edificação do corpo de Cristo? Não vale de nada.
Aqueles que apenas, individualmente, avançam em Deus, se santificam e se preparam para a volta de Jesus, até agora não discerniram o corpo de Cristo.

Como podemos avançar, individualmente, como discípulos de Jesus? O que tem nos impedido de avançar, coletivamente, como igreja?
Penso que uma das respostas a estas perguntas é: Falta de fome e sede de Deus.

Fisicamente, sentimos fome e sede de alimentos todos os dias. Por isso, saciar a nossa fome e sede física não é uma opção, mas uma necessidade diária que, se não satisfizermos, ficaremos fracos e debilitados fisicamente.
Hoje, infelizmente, muitas pessoas estão morrendo por não terem o que comer. Porque se alimentar não é uma opção, mas uma necessidade diária.

Hoje, infelizmente, também há cristãos que estão morrendo, não fisicamente, mas espiritualmente. Por quê? Porque não têm fome e sede de Deus. Para estes, Deus é apenas uma das opções em suas vidas, e não uma necessidade.
Se Deus for uma das opções de sua vida, é porque você até agora não discerniu o Evangelho da graça e verdade, é porque você até agora não entendeu a mensagem da cruz de Cristo.

São incontáveis as vezes em que o Senhor nos alertou para vigiarmos. E o que o Senhor nos fala hoje em Amós 8 é mais um alerta para nós.

Se você realmente não deseja ficar fraco espiritualmente, a ponto de até morrer espiritualmente, então comece hoje a escutar Deus e a obedecê-Lo em tudo.
Se você não quer experimentar um cativeiro e grandes aflições, então comece hoje a escutar Deus e a obedecê-Lo em tudo.
Se você deseja realmente avançar em Deus juntamente com seus irmãos, então comece hoje a escutar Deus e a obedecê-Lo em tudo.

Meus amados irmãos, a questão é: se não recebermos e acolhermos a Palavra de Deus, não iremos avançar.
Até quando o Senhor continuará a falar as mesmas coisas conosco? Não sabemos. O que sabemos é que Ele pode deixar de nos falar, como fez com Abraão.

Não podemos brincar com a graça de Deus, negligenciando as nossas responsabilidades para com o Senhor.
Se realmente você deseja conhecer a vontade de Deus, também deve desejar obedecê-La.
Não adianta nada conhecer a vontade de Deus e não obedecê-La.

Como está, hoje, o nosso coração para com Deus?
Na parábola do semeador, a semente é a Palavra de Deus, e os solos representam os corações daqueles que ouvem a Palavra de Deus.
Uma semente carrega em si o seu respectivo fruto. Este fruto só se manifestará se a semente for lançada na terra, germinar e crescer.
Mas para que a semente germine e frutifique, é preciso que haja uma interação (reciprocidade) entre a semente e a terra, e também uma irrigação adequada na terra.

Assim também se dá com a Palavra de Deus e o nosso coração.
A Palavra de Deus carrega em Si a vida de Deus.
As palavras do Senhor são espírito e vida.
Mas para que a vida de Deus que há em Sua Palavra se manifeste em nossas vidas, é preciso que A guardemos em nossos corações, e que haja, pela fé, uma interação entre Ela e os nossos corações.
Se isso não aconteceu, embora tenhamos ouvido, de nada nos aproveitou o que o Senhor nos falou, porque o que Ele nos falou não foi acompanhado pela fé; consequentemente, nada fizemos do que Ele nos mandou.

Meus amados irmãos, se realmente desejamos, individual e coletivamente, avançar em Deus e nos propósitos Dele, nos santificar, realizar a Sua obra e nos preparar para a gloriosa volta de Jesus, precisamos ter fé naquilo que o Senhor nos fala e obedecê-Lo em tudo.
Nós nunca alcançaremos esta condição se não tivermos, diariamente, fome e sede de Deus; se não orarmos todos os dias; se não meditarmos todos os dias na Palavra de Deus; se não ouvirmos o que o Senhor aqui nos fala; se não vivermos em comunhão.

Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE    –    YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK    –    TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!