Corpo, não ministério | Efésios 4.16
COMPARTILHE esta MENSAGEM
Corpo, não ministério | Efésios 4.16
Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. Efésios 4.16
Como fomos lembrados na ministração de Casamento e Família – igreja e família têm a mesma revelação.
Então tanto a família como a igreja são feitas de relacionamentos, não é por acaso que Paulo descreve a igreja como um organismo onde Jesus é o cabeça e a igreja o corpo.
Deus está mais interessado num organismo que precisa continuar crescendo do que na formação de uma grande organização.
O que precisamos entender como principal lição seria: Corpo, não ministério.
O que acontece nas igrejas é que as pessoas tentam construir um ministério como se fosse uma organização. Se dedicam ao ministério de forma muitas vezes como um projeto que deve ser realizado, a preocupação é de fazer a coisa acontecer onde na verdade, precisávamos agir com o entendimento que pertencemos a um organismo vivo e se preocupar com a forma que eu me relaciono com os demais, tudo o que será realizado será apenas o resultado desse relacionamento, gerando assim o crescimento do corpo.
Nós precisamos entender a importância que temos no corpo para podermos nos dedicar de forma correta, buscando ter relacionamentos que fazem o organismo aumentar.
Vamos imaginar uma grande igreja, há quantas pessoas de fato envolvidas nesta igreja que têm aprendido confiar umas nas outras em amor e relacionamento?
Acredito que com muito esforço, dedicação, oração, projetos e eventos consiga alcançar bastante pessoas para essas atividades. Porém, é provável que apenas um pequeno grupo tenha aprendido a confiar no próximo.
Quantas pessoas, portanto, fazem parte desta igreja?
Se considerarmos somente o total de pessoas que participam dos cultos, reuniões, eventos, podemos considerar um número alto, mas se considerarmos a igreja como um corpo interligado de pessoas, o número real será o pequeno grupo que desenvolveu um relacionamento mais íntimo.
Com as dificuldades pessoais e problemas que ocorrem nas igrejas como provas e tribulações aqueles membros sem relacionamentos e compromisso com outros membros desaparecem da igreja.
Precisamos construir uma comunidade de fé confiável e para isso acontecer é necessário investir muito tempo e trabalho.
…esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz… Efésios 4.3
Devemos enfatizar a expressão “Esforçando-vos”. Esforçar significa fazer algo com dedicação e trabalho.
No versículo, o alvo desse esforço é o vínculo que gera unidade e plenitude numa congregação. O vínculo é a ligação ou conexão entre duas pessoas diferentes. O vínculo, ou ligação, é o relacionamento. É a confiança.
É a aliança experimentada entre os membros da congregação.
Portanto, existe nas escrituras uma ordem de investir tempo e esforço para desenvolver o vínculo existente em cada um dos membros do Corpo de Cristo.
Outra passagem que descreve o grupo de pessoas que creem em Jesus de uma forma que envolve obrigatória interligação entre todos é a maneira como João nos descreve unidos numa videira.
Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15.5
Nós, membros do Corpo de Cristo, devemos estar interligados de forma tão íntima e entrelaçada como os galhos de uma videira. Funcionamos no Corpo somente estando ligados com Jesus. Da mesma forma, funcionamos no Corpo somente estando ligados uns com os outros. Devemos ser como um ramo da videira ligado ao tronco e também aos outros ramos.
Veja, numa loja de autopeças, vai ter várias peças organizadas nas prateleiras, todas com códigos, uma ao lado a outra, porém não estariam interligadas organicamente. Se pegássemos todas as peças que têm num carro e colocassem todas juntas num determinado local, não seria um carro, mas não passariam de peças separadas uma ao lado da outra, portanto, se estão separadas estão mortas. Se não estiverem interligadas, não serão um carro, não cumprirão o propósito.
Segundo as escrituras, morte significa separação. Nossa separação de Deus significa morte espiritual. E o resultado dessa separação e a nossa separação do próximo.
Se cortar uma flor do galho é uma flor morta que, mesmo permanecendo bela por algum tempo, logo murchará. Tudo o que tem vida está organicamente ligado. Tudo o que está vivo nunca para de crescer. O estado normal de um corpo saudável de cristãos é estar vivo, em crescimento e interligado com todas as suas partes.
Perguntas:
1 – Como está escrito em 1 João 4:20 – Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
Como estamos falando de relacionamentos de aliança, o que esse versículo trata com você?
2 – Tomando como base a realidade do nosso ministério, você acredita que tem se esforçado e gasto tempo para estreitar o seu relacionamento com Jesus e uns com os outros?
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
NOSSOS CANAIS
Seja o primeiro a comentar!