O padrão do Reino de Deus | Deuteronômio 34:1-5
COMPARTILHE esta MENSAGEM
O padrão do Reino de Deus | Deuteronômio 34:1-5
Para você, o que é ter uma vida bem-sucedida?
Seria ter sucesso, ter uma vida financeira equilibrada, ter uma vida profissional reconhecida?
Posso pensar que é ter uma família, saúde, um bom estudo, uma casinha na praia ou no campo para passear nos finais de semana e feriados.
Deuteronômio 34:1-5
1 Então subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está em frente a Jericó e o SENHOR mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã;
2 E todo Naftali, e a terra de Efraim, e Manassés e toda a terra de Judá, até ao mar ocidental;
3 E o sul, e a campina do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar.
4 E disse-lhe o Senhor: Esta é a terra que jurei a Abraão, Isaque, e Jacó, dizendo: À tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os teus olhos, porém lá não passarás.
5 Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme a palavra do Senhor.
Moisés foi um homem bem-sucedido?
Pelo que conhecemos da vida de Moisés, ele passou por muitos altos e baixos durante sua caminhada nesta terra. Desde o seu nascimento sendo colocado no rio para não ser morto, passando pela sua criação vivida no palácio do Egito, depois fugindo para a terra do deserto de Midiã onde se casou e teve filhos e foi também o lugar onde Deus o chamou para ser o libertador do povo Hebreu.
Em sua trajetória como libertador, ele realizou muito sinais e maravilhas e a bíblia diz que nunca mais se levantou profeta como Moisés, a quem o Senhor conheceu face a face. Ninguém jamais mostrou tamanho poder, nem executou os feitos temíveis que ele realizou aos olhos de todo o Israel. (Dt 34:10-12)
Poxa, bem no finalzinho Moisés deu uma escorregada que fez com que Deus não permitisse que ele entrasse na terra prometida. Depois de tanta luta e dedicação.
Quero apresentar outra situação.
Mateus 14:1-12
1 Naquele tempo ouviu Herodes, o tetrarca, a fama de Jesus,
2 E disse aos seus criados: Este é João o Batista; ressuscitou dos mortos, e por isso estas maravilhas operam nele.
3 Porque Herodes tinha prendido João, e tinha-o maniatado e encerrado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe;
4 Porque João lhe dissera: Não te é lícito possuí-la.
5 E, querendo matá-lo, temia o povo; porque o tinham como profeta.
6 Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes.
7 Por isso prometeu, com juramento, dar-lhe tudo o que pedisse;
8 E ela, instruída previamente por sua mãe, disse: Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João o Batista.
9 E o rei afligiu-se, mas, por causa do juramento, e dos que estavam à mesa com ele, ordenou que se lhe desse.
10 E mandou degolar João no cárcere.
11 E a sua cabeça foi trazida num prato, e dada à jovem, e ela a levou a sua mãe.
12 E chegaram os seus discípulos, e levaram o corpo, e o sepultaram; e foram anunciá-lo a Jesus.
João Batista – sua morte foi horrível, mas vamos lembrar sua história.
Sua vinda foi predita pelos profetas Isaías (40:3) e Malaquias (3:1; 4:5). João veio para preparar e abrir o caminho para o Senhor. Foi uma voz forte e corajosa que anunciou a chegada do Messias. Ele batizou a Jesus e proclamou-O como o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo“.
João Batista era filho de Isabel e Zacarias e tinha um grau de parentesco com Jesus. O seu nascimento milagroso foi prenunciado pelo anjo Gabriel, tal como o de Jesus. Seus pais pertenciam à linhagem sacerdotal de Arão e ambos eram considerados justos perante o Senhor. O nascimento de João foi um milagre, já que Isabel era estéril e o casal era bem idoso.
Foi anunciado que, mesmo antes de nascer, João seria um homem cheio do Espírito Santo, e que prepararia o povo para a vinda do Senhor. Ele seria um profeta poderoso em palavras, tal como foi Elias. E tudo isso se cumpriu.
Ele era um homem incomum, humilde e exótico, não bebia vinho ou bebida forte, vestia roupas de pele de camelo, usava um cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre. O seu estilo de vida rústico e firme, se aliava a sua mensagem direta e impactante: “raça de víboras” arrependam-se, corrijam o seu modo de viver, para agradar a Deus.
João foi o último profeta da antiga aliança. Ele foi um evangelista que surgiu pregando no deserto. A Bíblia não diz nada acerca da sua infância ou juventude. Mas apresentou-o como um mensageiro do arrependimento e da fé em Jesus. Seu ministério durou pouco tempo, mas foi bastante eficiente, cumprindo o propósito para o qual Deus o chamou.
João Batista foi um homem bem-sucedido?
Podemos responder as perguntas observando o contexto de ser bem-sucedido através de um olhar material, humano estabelecido no mundo ou pelo olhar espiritual ao qual Deus estabeleceu.
Pelo olhar deste mundo, Moisés foi um grande homem, mas no momento de conquistar a sua vitória, entrar na terra prometida, ele vacilou, perdeu sua chance e morreu frustrado.
E João Batista, viveu uma vida louca, ganhou alguns seguidores, batizou Jesus, mas teve uma morte horrível, Jesus nem o chamou para caminhar com ele e ser um apóstolo, depois de tanta dedicação deve um final ruim.
É esse tipo de pensamento que reina na vida de uma pessoa que não alcançou o padrão do Reino de Deus. Os padrões deste mundo é quem rege o que é certo ou errado, justo ou injusto. O máximo que pessoas assim irão alcançar são as glórias que o mundo pode oferecer.
Vamos olhar através do padrão do reino de Deus.
Moisés quando morreu estava com 120 anos, estava caminhando 40 anos com Deus, fazendo exatamente o que Ele ordenava. Entrar na terra prometida não era o objetivo dele e sim cumprir o chamado que Deus o entregou e isso ele fez muito bem.
Como falei anteriormente, em Deuteronômio 34:10-12: 10 Em Israel nunca mais se levantou profeta como Moisés, a quem o Senhor conheceu face a face, 11 e que fez todos aqueles sinais e maravilhas que o Senhor o tinha enviado para fazer no Egito, contra o faraó, contra todos os seus servos e contra toda a sua terra. 12 Pois ninguém jamais mostrou tamanho poder como Moisés nem executou os feitos temíveis que Moisés realizou aos olhos de todo o Israel.
A bíblia diz que Moisés foi um homem manso, mais do que qualquer outro que havia na terra. (Nm 12:3), ele também foi citado no livro dos Hebreus como um herói da fé.
Hebreus 11:23-29
23 Pela fé Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum, e não temeram o decreto do rei.
24 Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó,
25 preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo.
26 Por amor de Cristo, considerou a desonra riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa.
27 Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível.
28 Pela fé celebrou a Páscoa e fez a aspersão do sangue, para que o destruidor não tocasse nos filhos mais velhos dos israelitas.
29 Pela fé o povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca; mas, quando os egípcios tentaram fazê-lo, morreram afogados.
João Batista, antes do seu nascimento, ele já havia recebido o chamado de Deus para a sua vida. Pelo que a bíblia nos relata, João Batista cumpriu com excelência, até hoje realizamos a ato do batismo do arrependimento que Jesus também passou. Sua vida terrena já não tinha mais sentido e com a certeza da sua eterna salvação, o maior presente que poderia receber era a morte para este mundo.
Quando nos entregamos verdadeiramente a Deus, o padrão do Seu Reino é quem define a nossa vida, não há nada mais importante que possa impedir o cumprimento do chamado de Deus. Esses homens nos mostram o que é ser um crente de verdade, não tinham apegos por nada desse mundo, nem pelas suas próprias vidas.
É esse o padrão que Deus espera encontrar em sua igreja quando Ele voltar, são os verdadeiros adoradores.
João 4:23-24
23 No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.
24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.
O apóstolo Paulo deixou algumas palavras em 2 Timóteo 4:7 que acredito que todo discípulo do Senhor Jesus gostaria de falar antes de morrer para este mundo: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Para viver essa verdade é preciso viver pelo espírito para ser reinado pelo padrão do Deus todo poderoso.
Venha o Teu Reino, oh Senhor!!!
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
NOSSOS CANAIS
Seja o primeiro a comentar!