O que você faria?
COMPARTILHE esta MENSAGEM
O que você faria?
Existem momentos em nossas vidas que passamos por situações que podem nos revelar a real condição de sermos parecidos com Jesus.
A palavra nos diz que Jesus é o primogênito entre muitos, porque o Pai se agrada do Filho de Deus, pois de nós mesmo, não temos nada que presta.
Com isso, precisamos nos despertar para saber se estamos revelando Cristo através de nossas vidas.
Vamos tentar responder essa pergunta para saber o quanto existe de Jesus em nossas vidas.
Atos 16:16-34
16 Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
17 Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação.
18 Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu.
19 Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança do lucro, agarrando em Paulo e Silas, os arrastaram para a praça, à presença das autoridades;
20 e, levando-os aos pretores, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbam a nossa cidade,
21 propagando costumes que não podemos receber, nem praticar, porque somos romanos.
22 Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.
23 E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança.
24 Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco.
25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.
26 De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos.
27 O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido.
28 Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos!
29 Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas.
30 Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo?
31 Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.
32 E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa.
33 Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus.
34 Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus.
Vamos analisar esse cenário, Paulo e Silas, verdadeiros homens de Deus, estavam fazendo as suas atividades, no caso, indo no lugar de oração, porém estava acompanhando eles uma jovem que dizia algumas verdades: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação. Por Paulo ter discernido o espírito, o expulsou e a jovem ficou livre.
Esse ato fez com que os senhores daquela jovem ficassem com muita raiva de Paulo, pois haviam perdido a sua fonte de ganhar dinheiro.
Arrastaram Paulo e Silas para a praça e lá deram uma surra neles e depois foram presos.
Estão eles na prisão e com certeza, não era um lugar que alguém desejasse estar, ainda mais que estavam machucados e creio que doloridos.
O texto nos diz que por volta da meia-noite eles oravam e cantavam louvores a Deus e de repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos.
O que você faria?
Talvez nossas atitudes seriam diferentes, aí enxergamos quanto que há de Cristo em nós.
Será que não íamos ficar felizes com o que a jovem estava falando e deixaria ela anunciar cada vez mais alto?
Será que ao ser arrastados para a praça não iríamos dizer que não faríamos mais isso e negaríamos Jesus para não apanhar e ser preso?
Será que estaríamos orando e cantando louvores a Deus presos e machucados?
Será que fugiríamos da prisão quando as cadeias se abriram?
Respondendo essas perguntas, consegue quantificar o quanto há de Jesus em você?
O exemplo de Paulo e Silas, nos revela algumas características de uma vida que demonstra Jesus Cristo.
- Tinham unidade;
- Viviam em comunhão;
- Eram cheios do poder do Espírito Santo;
- Sabiam do seu chamado;
- Carregavam a sua cruz;
- Amavam a Jesus e sua obra acima de tudo.
Irmãos, precisamos ser assim também. Amamos o mesmo Deus e Senhor, temos a mesma missão, recebemos o mesmo Espírito, ou seja, nada nos falta para vivermos toda essa verdade em nós.
Não dá para compreender o agir de Deus para resgatar uma vida perdida, mas a nossa obediência no serviço coopera nesse processo. Eles passaram por tudo isso, mas no final o nome de Jesus foi pregado e a salvação foi recebida na vida do carcereiro e sua família.
Gostaria de trazer a lembrança da igreja mais um homem de Deus e perguntar a vocês, o que você faria?
Gênesis 22:1-18
1 Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui!
2 Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.
3 Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado.
4 Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe.
5 Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós.
6 Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos.
7 Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
8 Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.
9 Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha;
10 e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho.
11 Mas do céu lhe bradou o Anjo do Senhor: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui!
12 Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho.
13 Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho.
14 E pôs Abraão por nome àquele lugar — O Senhor Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.
15 Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do Senhor a Abraão
16 e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o Senhor, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho,
17 que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos,
18 nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.
O que podemos dizer de uma situação dessa, somente um homem totalmente entregue à Deus para ter toda a confiança e saber que de algum modo Ele iria prover e mais uma vez, após ter feito o que Deus mandou, a bênção do Senhor é entregue de forma transbordante.
Hoje Deus nos manda morrer para nós mesmo, pegar a nossa cruz e segui-lo. Acredito que não é algo fácil de fazer, mas nunca foi fácil, requer nascer de novo e aprender a crescer numa vida de santidade, adoração e obediência.
No evangelho de João, fala lindamente sobre Jesus quando Ele esteve no mundo, porém no versículo 10 de João 1 diz que Jesus o Verbo estava no mundo, mas o mundo não o conheceu e o versículo 11 diz também que veio para os que era seu, e os seus não os receberam.
No versículo 12 vemos algo incrível, ele diz: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome…
João 1:1-14
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.
5 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.
6 Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João.
7 Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele.
8 Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz,
9 a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem.
10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu.
11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome;
13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
Para encerrar, Jesus sempre nos ensinando. Sua vida terrena tinha um propósito e Jesus se preparou vivendo uma vida santa, focado em fazer a vontade do Pai, pois sabia que o seu sacrifício traria algo maior. Veja o que João 6:38-40 nos diz:
38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.
39 E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.
40 De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Sou grato a ti Senhor, seja feita a sua vontade!
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
NOSSOS CANAIS
Seja o primeiro a comentar!