A comunhão é uma realidade espiritual

COMPARTILHE esta MENSAGEM

A comunhão é uma realidade espiritual

2023 tem sido para nós o ano da COMUNHÃO. Por isso, neste ano, já tivemos sete ministrações em que o tema foi a COMUNHÃO.
Hoje, o Senhor me encarregou de falar um pouco mais sobre a comunhão, salientando alguns pontos de ministrações anteriores.

Atos 2:42: E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
Além de perseverar na doutrina dos apóstolos, no partir do pão e nas orações, a igreja deve também perseverar na comunhão.
A comunhão deve ser para nós uma necessidade, e não uma prioridade, conforme segue:

  • Deve ser uma necessidade porque não há como viver sem ela e fora dela.
    • O que é necessidade? Aquilo que é absolutamente vital; que não pode faltar em hipótese alguma; que é inevitável, indispensável, imprescindível e insubstituível; que não se pode evitar.
    • Por exemplo: O ar que respiramos e a nossa alimentação não são prioridades, mas necessidades da vida física de todo ser humano.
    • Assim também, perseverar na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações, não são prioridades, mas necessidades da vida espiritual de todo cristão.
  • A COMUNHÃO, assim como a doutrina dos apóstolos, o partir do pão e as orações, não deve ser uma prioridade para nós porque jamais pode figurar na lista das nossas preferências.
    • Prioridade é a condição de preferência que damos a alguém ou algo em relação a outros.
    • Se a comunhão figura na lista das nossas preferências, então, de acordo com a nossa decisão e conveniência, ela pode não ser, e geralmente não é, a nossa primeira prioridade.
    • Só o fato da comunhão figurar em uma lista de preferências já caracteriza falta de discernimento do que é ser igreja e do que significa pertencer ao corpo de Cristo.
    • Se a comunhão figura na lista das nossas preferências, isso também significa que, ainda, não discernimos o corpo de Cristo. Esta é a razão pela qual há irmãos fracos (1 Coríntios 11:30) que não conseguem vencer os desafios, os obstáculos, as dificuldades e os conflitos que se apresentam diante deles.
    • E se porventura, algum dia, a comunhão for a primeira prioridade de uma lista de preferências, certamente será porque não se tinha outra coisa melhor para se fazer; porque, se tivesse, ela não seria a primeira prioridade.

A comunhão, além de ser uma necessidade, ela é também uma realidade espiritual. Que realidade espiritual é essa?
Cada um de nós, quando salvo pela graça, foi batizado (mergulhado) em um só corpo, o corpo de Cristo, que é a igreja de Deus, para também se tornar corpo com os demais membros do corpo de Cristo. 1 Coríntios 12:13,14,20

Imagine um membro qualquer do seu corpo físico, de repente, por algum motivo, não queira mais estar junto com os demais membros do seu corpo. O que você acha disso? Na verdade, é impossível.
Agora imagine você, membro do corpo de Cristo, de repente, por algum motivo, não queira mais estar junto com seus irmãos em comunhão. O que você acha disso? É claro que isso não é normal na vida de um verdadeiro cristão.

Quando não desejamos e não perseveramos na comunhão, na verdade, como o Senhor já nos disse, é porque buscamos os nossos próprios interesses e nos consideramos melhores e superiores aos nossos irmãos.
Provérbios 18:1: O solitário [o que se isola] busca o seu próprio interesse e insurge-se [rebela-se] contra a verdadeira sabedoria.
Filipenses 2:3: Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.

Por isso, é incompreensível que um cristão não deseje e não persevere na comunhão do corpo de Cristo, visto se tratar de uma necessidade e de uma realidade espiritual.

Enquanto o mundo percorre o caminho da independência e do egoísmo, a igreja, por sua vez, vive a realidade espiritual da comunhão com Deus, que é unicamente através de Cristo Jesus.

O vocábulo “comunhão” de Atos 2:42 é a tradução do vocábulo grego “koinonia”, que significa: Ter em comum, ter parte, ser participante, estar associado, partilhar, participar etc.; tudo isso, obviamente, com os irmãos no corpo de Cristo.
Quem realmente vive a comunhão dos santos não é um mero espectador ou simpatizante, mas alguém que está dentro, que faz parte, que participa do corpo de Cristo, que é a igreja.

O que temos em comum? Deus Pai, o Senhor Jesus, o Espírito Santo, a Palavra de Deus, a fé, o batismo, a vida eterna, a esperança, o corpo de Cristo, os irmãos, o ministério, a visão, os sonhos, os propósitos, as alegrias, as tristezas, as bênçãos, as aflições, os sofrimentos, as dores etc.
Por que temos tudo em comum? Porque somos um; um único corpo, o corpo de Cristo, que é a igreja.

Deus Pai nos deu o que de mais precioso tinha, Jesus, Seu Filho amado. Portanto, Jesus é também o Amado da nossa alma. Temos algo em comum com Deus: Jesus.

Comunhão é a conexão espiritual entre aqueles que estão ligados a Deus por meio de Cristo Jesus.
A comunhão não é uma ligação natural e emocional. Ela só é possível por causa da obra redentora do Senhor Jesus na cruz.
1 Coríntios 12:13: Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
Todos nós fomos batizados por um só Espírito, a fim de sermos um só corpo.

Portanto, amados irmãos, é óbvio que toda a nossa vida, espiritual, emocional e física, depende totalmente da nossa comunhão com Deus e de uns com os outros, que é unicamente através de Cristo Jesus. Por exemplo:

A nossa edificação e crescimento dependem da comunhão. Efésios 4:1-16
Não há como se relacionar com Deus sem Jesus e sem incluir os irmãos.
Cada um de nós é aperfeiçoado por Deus através dos ministros que o próprio Senhor deu à igreja (apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres).
O corpo de Cristo cresce à medida que somos aperfeiçoados e auxiliamos nesse processo.

A nossa força e saúde espiritual dependem da comunhão.
1 Coríntios 11:29,30: … pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem.

O propósito de viver como família de Deus depende da comunhão com o corpo de Cristo.
O propósito eterno de Deus é formar uma família com muitos filhos semelhantes a Jesus.
Efésios 2:19: Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, …

A nossa provisão abundante está no corpo.
Mateus 6:33: …buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Efésios 3:20,21: Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

 A revelação da sabedoria de Deus depende da comunhão do corpo.
Efésios 3:10,11…: para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, …

A nossa autoridade e poder devem ser exercidos em comunhão.
Efésios 1:22,23: E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.
Mateus 28:18,19: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, …
Deus deu Jesus à igreja. Jesus é o cabeça da igreja. A igreja recebeu autoridade de Seu cabeça. E para exercer esta autoridade, obviamente, é preciso estar no corpo de Cristo em comunhão.

A preparação para o cumprimento do ministério depende da comunhão.
Efésios 4:11,12: E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, …

O propósito de Deus não se dá individualmente, mas coletivamente. Por isso que a comunhão não deve ser jamais uma conveniência, tampouco uma preferência, mas uma necessidade, uma realidade espiritual, que todo cristão deve discernir e viver.
Nossa relação com Cristo não pode ser dissociada da igreja que é o Seu corpo.

Temos comunhão na família, no corpo e na casa:
– Em relação a Deus Pai, a igreja é uma família. Efésios 2:19
– Em relação a Deus Filho, a igreja é um corpo. 1 Coríntios 12:12
– Em relação a Deus Espírito Santo, a igreja é uma casa, um lugar de habitação. 1 Coríntios 3:16

Amados irmãos, o fundamento, a base, para vencermos todos os desafios, obstáculos, dificuldades, conflitos etc., que se apresentam diante de nós, é vivermos a verdadeira comunhão.
É na comunhão que o Senhor ordena a Sua bênção e a vida para sempre. Salmo 133:3

Aquele que discerne o Corpo de Cristo e vive a verdadeira comunhão nunca está sozinho; nunca caminha sozinho; nunca cumpre a missão sozinho; nunca luta sozinho; nunca sofre sozinho; nunca se alegra sozinho; nunca chora sozinho; nunca é abençoado sozinho; nunca enfrenta sozinho os desafios, obstáculos, dificuldades e conflitos que se apresentam diante de si; etc.

Quais os efeitos da verdadeira comunhão em nossas vidas?
Recebemos vida e força; somos curados; nos tornamos seguros; somos desatados e lançados em nosso destino; recebemos recursos sobrenaturais; somos capacitados para receber a herança etc.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE        YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK        TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!