As duas mentes
COMPARTILHE esta MENSAGEM
As duas mentes | Romanos 12:1,2 | Efésios 2:1-3 | Efésios 4:20-24
Irmãos, o nosso Deus nos ama incondicionalmente. É por isso que Ele nos fala o que precisamos ouvir, e não o que gostamos de ouvir.
O desejo do nosso Deus é que não façamos parte dos muitos que entram pela porta larga e caminham pelo caminho espaçoso, mas dos poucos que entram pela porta estreita e caminham pelo caminho apertado. Mateus 7:13,14
Romanos 12:1,2: 1 Rogo-vos [suplico; imploro], pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Efésios 2:1-3: 1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
Efésios 4:20-24: 20 Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, 21 se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, 22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, 23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, 24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
No dia 9 de abril de 2023, o Senhor nos disse que há um princípio que governa a mente humana, a nossa maneira de pensar, que é a base, o fundamento, a origem, de tudo o que sentimos, falamos e fazemos. Todo o nosso raciocínio, todos os nossos sentimentos, todas as nossas palavras e todas as nossas ações se apoiam neste princípio.
Este princípio não é outro, senão, a nossa velha mente; ou, o espírito do nosso entendimento, como está escrito em Efésios 4:23.
É deste princípio que, segundo a Palavra de Deus, necessitamos urgentemente nos despojar (abandonar; largar).
O Senhor tem nos alertado e nos instruído acerca deste princípio que governa a mente humana, que inclina todo homem a fazer a vontade de sua carne e de seus pensamentos, e a andar segundo o curso deste mundo. Era assim que andávamos outrora. Efésios 2:3
Se nos apoiarmos neste princípio, faremos de nossas vidas o que bem entendermos, e quem quiser que se adapte a nós, inclusive Deus.
Hoje, mais uma vez o Senhor nos encoraja a nos despirmos, a nos despojarmos, deste princípio que governa a mente humana; a velha vida, o velho homem, a velha mente; que nos corrompe com desejos mundanos, enganosos e demoníacos, e que nos leva a desobedecer a Deus.
Este despimento e despojamento se dão através da renovação da nossa mente; de nos revestirmos do novo homem, criado para ser semelhante a Jesus Cristo, em santidade e caráter.
Lembram-se da palavra “transformai-vos” em Romanos 12:2, que é a tradução da palavra grega “μεταμορφοῦσθε” (metamorphoó), origem da palavra “metamorfose”?
Para que a nossa vida sofra esta metamorfose, é necessário que o espírito do nosso entendimento seja renovado.
A metamorfose da nossa vida se dá pela renovação da nossa mente; e a renovação da nossa mente se dá pela Palavra de Deus, no poder e na unção do Espírito Santo que habita em nós.
Lembram-se também da Espada de dois gumes (Hebreus 4:12); da Espada do Espírito que é a Palavra de Deus (Efésios 6:17)? É Ela que penetra os nossos corações para renovar a nossa mente, renovar esse princípio que governa a mente humana, que é o espírito do nosso entendimento.
Mas a Palavra de Deus de nada nos aproveitará se não crermos Nela, se não a misturarmos com a nossa fé, se não for acompanhada pela nossa fé, se não for combinada com a nossa fé. Hebreus 4:2
Quando o espírito do nosso entendimento (mente) é pela fé renovado pela Palavra de Deus no poder e na unção do Espírito Santo que habita em nós, passamos então a pensar sob o ponto de vista de Deus, e não mais sob o ponto de vista do nosso “eu” e de uma sociedade humana caída e corrompida pelo pecado; consequentemente, nossas vidas serão transformadas e nos tornaremos semelhantes a Jesus Cristo, em santidade e caráter.
De fato, fomos renovados no espírito, nascemos de novo, mas a nossa mente precisa ser renovada.
Segundo Romanos 12:1,2, há três chaves para conhecermos a vontade de Deus, que é boa, agradável e perfeita, e uma delas é ter uma mente renovada. As outras duas são: apresentar o nosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto racional; e não se conformar com este século, isto é, não tomar a forma do mundo, não permitir que o mundo nos force a nos encaixarmos em seus princípios, valores, padrões, crenças, ideologias etc.
2 Coríntios 3:18: E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.
Quando meditamos a Palavra de Deus, não a lendo apenas por ler, mas contemplando, como por espelho, a glória do nosso Senhor, somos transformados, de glória em glória, na imagem e semelhança Daquele que a Palavra nos revela, Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador.
Ainda não vemos o nosso Senhor face a face, mas O vemos como em espelho. No céu, no entanto, O veremos face a face, sem nenhuma obscuridade. 1 Coríntios 13:12
Irmãos amados, Deus concedeu a vocês, nós, pastores, para cooperar com Ele no aperfeiçoamento de vocês. Assim como vocês, nós também, pastores, estamos sendo aperfeiçoados por Deus.
E por amarmos muito todos vocês, jamais pregaremos o que vocês, porventura, gostariam de ouvir, mas o que vocês realmente precisam ouvir da parte de Deus.
Certa vez comentei que uma das boas mensagens não é aquela que você sai feliz com o pregador por ele ter pregado tudo o que a sua alma gosta de ouvir, mas aquela que você sai triste e decepcionado com você mesmo por não estar obedecendo a Deus nas áreas da tua vida em que Ele já revelou que é necessário que haja conserto.
Se sairmos hoje daqui tristes e decepcionados com a gente mesmo por não obedecermos a Deus naquilo que Ele nos mandou, mas decididos a obedecê-Lo em tudo o que Ele nos manda, ficarei muito feliz, e Deus, ainda mais.
Será que a Palavra de Deus, na unção e no poder do Espírito Santo, tem verdadeiramente renovado a nossa mente, renovado o espírito do nosso entendimento, ou será que temos adquirido apenas conhecimento intelectual da Palavra de Deus e nada mais?
Para respondermos a esta pergunta vamos precisar nos examinar.
Examinar-se é olhar atentamente para si mesmo, não para o cônjuge, para os familiares, parentes, irmãos em Cristo, líderes, supervisores, pastores, ou quem quer que seja.
Uma das formas para nos examinar individualmente é respondendo perguntas específicas. Por exemplo:
Você concorda com tudo o que está escrito na Bíblia, que é a Palavra de Deus; com tudo o que Deus diz, por exemplo, a respeito de: família; casamento; educação de filhos; trabalho (empregado; patrão; autônomo); finanças (dinheiro); bens materiais; ministério; conduta cristã; oração; intercessão; meditação na Palavra de Deus; discipulado; cruz; arrependimento; perder a vida; morrer para o “eu” e para o mundo; porta estreita; obediência; santidade; renunciar tudo; amor ao próximo; perdão; honra (pais; autoridades; enviados de Deus; etc.); dízimos, ofertas e primícias; etc.? Você concorda; não concorda; ou concorda apenas com alguns pontos, e com outros, não?
Quem você acredita estar certo em relação a estes temas, você ou Deus?
Você que concorda com Deus em tudo, tem obedecido o que Ele ordena a respeito destes temas?
E você que concorda com Deus apenas em parte, até quando ficará entre duas palavras, a sua e a de Deus, sem se decidir por uma delas (1 Reis 18:21)? Meu conselho como pastor é que você sempre se decida pela Palavra Deus, e jamais pela sua.
Para encerrar, vamos mais a fundo em alguns destes temas. Para isso, vamos responder, sincera e honestamente, algumas perguntas específicas.
Mas antes de respondê-las, quero lembrá-los que nossas respostas terão como base a nossa mente, renovada ou não, que é o espírito do nosso entendimento.
Lembrá-los também que a transformação da nossa vida, pela renovação da nossa mente pela Palavra de Deus, não se dá instantaneamente, mas como vimos, somos transformados, de glória em glória, na imagem de Jesus Cristo. 2 Coríntios 3:18
Nossas respostas às perguntas nos ajudarão a descobrir quais são as áreas de nossas vidas em que nossas mentes precisam ser renovadas. É verdade que poderíamos fazer outras perguntas, mas penso que estas já podem nos ajudar a, com sinceridade e honestidade, nos examinarmos. Estamos preparados para respondê-las?
- Você, marido, ama sua esposa como Cristo ama a igreja?
- Você, esposa, é submissa ao seu marido como ao Senhor?
- Vocês, pais, criam seus filhos na disciplina e na admoestação do Senhor?
- Vocês, filhos, honram e obedecem seus pais?
- Você, funcionário, obedece e é fiel em tudo ao seu patrão, como ao Senhor?
- Você, funcionário, entende claramente que não trabalha para o seu patrão, mas que serve ao Senhor onde trabalha?
- Você, patrão ou autônomo, é correto, íntegro e honesto em sua empresa ou negócio, e também com seus empregados, fornecedores e clientes?
- Você, patrão ou autônomo, entende claramente que a empresa ou o negócio não é seu, mas do Senhor?
- Você já deixou de vir à igreja, ou na célula, ou em outra atividade do ministério, porque estava cansado, ou porque estava com dor de cabeça, ou porque surgiu um imprevisto, ou porque recebeu um convite de última hora, ou porque chegou um parente ou um amigo em sua casa, ou porque estava frio e chovendo, ou porque vendeu o carro?
- Mas você já deixou de ir trabalhar, ou de ir numa festa, ou de fazer uma prova na escola ou na faculdade, ou adiou um passeio ou uma viagem, porque estava cansado, ou porque estava com dor de cabeça, ou porque surgiu um imprevisto, ou porque recebeu um convite de última hora, ou porque chegou um parente ou um amigo em sua casa, ou porque estava frio e chovendo, ou porque vendeu o carro?
- Você se dedica ao seu trabalho ou negócio e presta contas dele ao seu patrão ou cliente, e comunica ele quando por algum motivo não conseguirá realizar o trabalho ou precisará faltar no trabalho?
- Da mesma forma, você se dedica ao seu chamado e ministério e presta contas de suas responsabilidades ministeriais ao seu líder e comunica ele quando por algum motivo não conseguirá realizar seu trabalho e precisará faltar na igreja, na célula, no evento etc.?
- Quando o Senhor abençoa você com dinheiro, seja de que forma for, você primeiro separa para Ele o dízimo e as primícias, ou você primeiro supre sua despensa e paga suas contas?
- Diariamente, quanto tempo você dedica para a oração e a meditação da Palavra de Deus?
- Diariamente, quanto tempo você dedica ao celular e à televisão?
- Você considera as pessoas superiores a você, ou você se considera superior a elas?
- Você entende claramente que quando honra as autoridades e os enviados de Deus, na verdade, está honrando a Deus na pessoa deles?
- O que você prefere: Dar ou receber.
- Em que você mais se dedica, nas suas coisas ou nas coisas de Deus?
- Você fica feliz quando Deus muda sua agenda e seus planos?
- Sua vida e seus bens materiais estão à disposição do reino de Deus?
- Você tem se comportado no mundo como um verdadeiro representante de Deus?
- Você está decidido a renunciar tudo, inclusive a própria vida, para ser um dos discípulos de Jesus?
- Você está decidido a morrer para si mesmo e para o mundo?
- Você está decidido a caminhar todos os dias pelo caminho da cruz?
- Você se arrependeu de todos os seus pecados?
- Você obedece ao Senhor Jesus em tudo?
- Você honra em tudo seus irmãos, seus líderes e seus pastores?
- Você se aconselha com seus pastores quando está passando por algum tipo de crise ou quando precisa tomar uma decisão, seja em que área for?
- Você está decidido a entrar pela porta estreita e andar pelo caminho apertado que conduz para a vida?
- Você tem buscado as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus; e pensado nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra?
- Você entende claramente o que é ser igreja e servir ao Senhor em um ministério local, no nosso caso, aqui no Ministério Águia de Cristo?
- Você já perdoou, como Deus te perdoa, as pessoas que de alguma forma te ofendeu ou te prejudicou?
- Você ama as pessoas como Jesus te ama?
Creio que nossas respostas a estas perguntas nos ajudaram a nos examinar. Que nossas respostas tenham servido para nos aproximarmos ainda mais do nosso Deus e de Sua Palavra, e a vivermos intimamente com Ele e com nossos irmãos, na unidade e na comunhão do corpo de Cristo.
Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
N O S S O S C A N A I S
Seja o primeiro a comentar!