Vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor | Mateus 24:42; 25:13

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor | Mateus 24:42; 25:13


Todas as vezes que comemos o pão e bebemos o cálice da Mesa do Senhor, anunciamos a morte do Senhor até que Ele venha.
1 Coríntios 11:26
E até que Jesus venha, Ele nos deu um alerta: VIGIAI.
Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mateus 24:42
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora. Mateus 25:13

O Senhor nos diz que não sabemos o dia e nem a hora de Sua volta. E, por isso, Ele nos exorta a vigiarmos a todo instante até que Ele volte.
Vigiar significa santificar-se e preparar-se para a volta de Jesus, sem contudo deixar de realizar, simultaneamente, a obra de Deus.
Para todos que amam a vinda de Jesus e assim vigiam, Ele tem guardado a coroa da justiça. 2 Timóteo 4:8
Aqueles que estiverem preparados para a volta de Jesus serão arrebatados e se encontrarão com Ele nos ares e permanecerão com Ele para sempre.

Nós, crentes em Jesus, que vivemos unicamente pela fé no Filho de Deus, devemos viver na expectativa de que o Senhor voltará a qualquer momento.
Quando o Senhor nos alerta para vigiarmos, isso significa que, até que Ele venha, devemos nos santificar e nos preparar para a Sua volta gloriosa, sem contudo deixarmos de realizar, simultaneamente, a obra de Deus.

A igreja de Cristo está vigiando, se santificando e preparada para a volta de Jesus?
Nós, da Águia de Cristo, estamos vigiando, nos santificando e preparados para a volta de Jesus?
Você está vigiando, se santificando e preparado para a volta de Jesus?
Como está hoje a minha, a sua, a nossa vida espiritual e ministerial?

Quando não nos preparamos para a gloriosa volta do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, vigiando e nos santificando a todo instante, alguns sintomas começam a se manifestar em nossa vida espiritual e ministerial; por exemplo: desânimo, desmotivação, descomprometimento, desinteresse, cansaço, abatimento, paralisia, insensibilidade, indiferença, negligência, preguiça, insegurança, frustração, decepção, etc.
Se não vigiarmos até a volta de Jesus, como Ele próprio nos alerta, esses sintomas começam a se manifestar em nossas vidas espirituais e ministeriais. E eles não afetam apenas as nossas vidas espirituais e ministeriais, mas a totalidade de nossas vidas: casamento, família, trabalho, saúde, etc.

O ideal é que jamais deixemos de congregar em nossa igreja local, que tenhamos nela uma função ministerial e nenhum desses sintomas em nossas vidas.
Mas será que nós, que aqui congregamos, manifestamos em nossas vidas espirituais e ministeriais algum desses sintomas?

Infelizmente, há membros do Corpo de Cristo que manifestam esses sintomas em suas vidas espirituais e ministeriais, independentemente de suas condições na igreja local.
Porque há membros, que mesmo congregando assiduamente e tendo uma função ministerial na igreja local, ainda assim manifestam esses sintomas em suas vidas espirituais e ministeriais.
Quem também pode estar manifestando esses sintomas em suas vidas espirituais e ministeriais são aqueles membros que só vêm à igreja local quando estão escalados em seus ministérios.
E também aqueles que congregam em uma igreja local, mas que ainda não têm nenhuma função ministerial nela.
Aqueles também que vêm à igreja local somente quando querem e quando dá.
Como também aqueles que deixaram de vir à igreja local.

Mas como alguém que é amado incondicionalmente por Deus, que é salvo pela graça de Deus em Cristo Jesus, que é santuário de Deus e habitação do Espírito de Deus, apresenta tais sintomas em sua vida espiritual e ministerial?
Penso que uma das respostas a esta pergunta é: Porque deixou de escutar Deus, ainda que esteja congregando.

Mas como Deus liberta um crente que apresenta tais sintomas em sua vida espiritual e ministerial? Falando a ele a Verdade, para que conheça e viva a Verdade.
João 8 ³¹ Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; ³² e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

O nosso Senhor nos fala a Verdade para que a gente conheça e viva a Verdade.
Mas será que o simples fato de o Senhor nos falar a Verdade já é o suficiente para que sejamos libertos daqueles sintomas? Não, não é suficiente.
O que é preciso, ainda? Que quando o Senhor fala, a gente não somente ouça o que Ele fala, mas que a gente escute o que Ele fala.
Porque ouvir, todos ouvem; mas escutar, nem todos escutam.
No caso, escutar Deus implica em crer Nele e temê-Lo, prestar atenção e entender o que Ele fala, e, assim, corresponder-se com Ele à altura, obedecendo-O em tudo.

Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Tiago 1:22
Quem somente ouve o que Deus fala, também não faz o que Ele manda. Quem somente ouve o que Deus fala está no engano.
Os que não escutam o que Deus fala, não entendem o que Ele fala, porque não prestam atenção ao que Ele fala; consequentemente, não se correspondem com Ele à altura em fé e em obediência.

E não escutar Deus é um dos motivos que têm levado muitos crentes a apresentar em suas vidas espirituais e ministeriais aqueles sintomas.

Não ouça apenas, mas escute o que Deus fala, creia Nele e obedeça. Vigia nisso, porque você não sabe em que dia vem o teu Senhor.

Como já vimos, vigiar significa santificar-se e preparar-se para a volta de Jesus, sem contudo deixar de realizar, simultaneamente, a obra de Deus.
Responda em seu coração: É isso que realmente você deseja para a sua vida: santificar-se, preparar-se para a volta de Jesus e realizar a obra de Deus?
Se realmente é o que deseja, o que efetivamente você tem feito a respeito?

Quando deixamos de escutar Deus, também deixamos de temê-Lo, de crer Nele, de nos corresponder com Ele e de obedecê-Lo. E a tendência é que aqueles sintomas comecem a se apresentar em nossa vida espiritual e ministerial.

Se você apresenta em sua vida espiritual e ministerial algum daqueles sintomas, independentemente de sua condição na igreja local, é bem provável que seja porque você não está escutando Deus; logo, você precisa, urgentemente, começar a escutar o que Deus fala, crer Nele e temê-Lo de todo coração, prestar atenção e entender o que Ele fala e, assim, corresponder-se com Ele à altura, obedecendo-O em tudo.

O Senhor já falou muitas coisas aqui, mas algumas delas você até agora não fez! E por que não fez? Porque não prestou atenção no que Ele disse, ou seja, você não escutou o que Ele falou; consequentemente, não se correspondeu com Ele à altura e não obedeceu ao que Ele falou.
Por exemplo: você se correspondeu com Deus à altura e obedeceu ao que Ele nos falou sobre santidade, sobre renúncia, sobre casamento e família, comprometimento, perseverança, orar sem cessar, meditação diária da Palavra, comunhão, intercessão, encontro de famílias, honra, fidelidade, adoração, buscar a Sua presença, encher-se do Espírito Santo, dinheiro e bens materiais, preparar-se para a volta de Jesus, etc.?

Quando não nos correspondemos com Deus em fé e em obediência, deixamos de crescer espiritualmente, ficamos paralisados e não avançamos para os propósitos de Deus.

Agora, se você afirma que escuta o que Deus fala, mas não O obedece, na verdade, você não escuta o que Ele fala. Ou seja, em relação a Deus, você somente ouve e faz o que lhe convém. De fato, sem perceber, você se desviou do caminho que o levava a tornar-se um verdadeiro discípulo de Jesus.

Como vimos, não sabemos o dia da volta de Jesus; mas a Sua Palavra nos revela que, quando Ele vier, levará Consigo os Seus verdadeiros discípulos e servos, e não meros frequentadores de igreja que não se santificam, que não realizam a Sua obra e que não se preparam para a Sua vinda gloriosa.
Lembram-se da parábola das dez virgens? Apenas cinco delas tinham suas lâmpadas preparadas e cheias de azeite. Somente estas estavam preparadas para a chegada do noivo. Mateus 25:1-13

É claro que a fé daqueles que apresentam aqueles sintomas fica abalada. Eles até oram, mas de vez em quando e sem fervor, pois não estão bem espiritual e ministerialmente.

Quanto às nossas orações, geralmente, Deus as responde quando cumprimos as nossas responsabilidades naquilo que pedimos a Ele. Vamos ver alguns exemplos de oração:

Senhor, meu Deus e meu Pai, santifica-me a cada dia para que eu seja semelhante a Jesus, realize a Sua obra e esteja preparado para a Sua volta gloriosa. Se pedirmos, o Senhor nos santificará.
Mas qual é a nossa responsabilidade quando pedimos ao Senhor para nos santificar? Orar sem cessar; meditar, dia e noite, a Palavra de Deus; separar-se do mundo; não amar o mundo e nem as coisas que há no mundo; fugir de toda a aparência do mal; etc.

Senhor, meu Deus e meu Pai, meu desejo é ser íntimo do Espírito Santo. Então, encha-me a cada dia com o Teu Espírito, para que eu seja dirigido por Ele e flua frequentemente nos dons espirituais e, assim, sirva e abençoe a igreja e o meu próximo. Se pedirmos, o Senhor nos encherá com o Seu Espírito.
Mas qual é a nossa responsabilidade quando pedimos ao Senhor para nos encher com o Seu Espírito? Orar sem cessar; meditar, dia e noite, a Palavra de Deus; esvaziar-se de nós mesmos; humildemente aceitar correções; permitir ser amoldado à imagem de Jesus; etc.

Senhor, meu Deus e meu Pai, ajuda-me a perseverar na doutrina e na comunhão dos apóstolos, no partir do pão e nas orações. O Senhor fará isso se pedirmos a Ele.
Mas qual é a nossa responsabilidade quando pedimos isso ao Senhor? Orar sem cessar com os irmãos; meditar, dia e noite, a Palavra de Deus para conhecer a doutrina e nela perseverar; viver com os irmãos a comunhão do Corpo de Cristo.

Senhor, meu Deus e meu Pai, ajuda-me a ser assíduo nos cultos aos domingos, a fazer parte da intercessão e do Encontro de Famílias. O Senhor fará isso se pedirmos a Ele.
Mas qual é a nossa responsabilidade quando pedimos isso ao Senhor? Vir à igreja todos os domingos; às terças-feiras, na intercessão; e às quintas ou às sextas-feiras, no Encontro de Família.

Senhor, meu Deus e meu Pai, alcança aqueles que ainda estão perdidos, para que sejam discipulados e enviados pelo Teu Espírito. O Senhor fará isso se pedirmos a Ele.
Mas qual é a nossa responsabilidade quando pedimos isso ao Senhor? Primeiro passo: temos que ir e alcançar os perdidos; segundo passo: temos que discipulá-los; terceiro passo: temos que enviá-los.

Foi aqui na Águia de Cristo que um dia o Senhor nos plantou, para servi-Lo e frutificarmos para o Seu reino.
Logo, é aqui que Ele nos aperfeiçoa para desempenharmos o nosso serviço ministerial e cooperarmos com Ele na edificação de Sua igreja.
Apocalipse 2:1 a 3:22 nos revela que o Senhor falou especificamente com cada uma das sete igrejas da Ásia. Hoje não é diferente.
Portanto, tudo o que o Senhor aqui nos fala é especificamente para nós que aqui congregamos.
Sendo assim, não ouça o que o Senhor aqui nos fala, mas escute o que Ele aqui nos fala.
Escutar o que Deus aqui nos fala implica em crer Nele e temê-Lo, prestar atenção e entender o que Ele fala, e, assim, corresponder-se com Ele à altura, obedecendo-O em tudo.

Por isso, no domingo passado, o Senhor nos alertou acerca de uma situação: A de se dar mais crédito e compartilhar as mensagens que se ouve nas redes sociais do que aquelas que são ministradas aqui em nossa igreja local, onde o Senhor nos plantou.
O alerta é justamente para o perigo de ouvir muito e não escutar nada do que Deus fala.

Não há transformação de vida para aqueles que somente ouvem a Deus, para aqueles que são meros ouvintes do que Ele fala.
Aqueles que somente ouvem o que Deus fala estão enganando-se a si mesmos.
Se Deus não tiver a primazia em nossas vidas, todos os nossos dias serão inúteis aqui nesse mundo.

Se você apenas ouviu esta mensagem, saiba que sairá daqui da mesma maneira que entrou.
Mas se você escutou esta mensagem, é porque você teme a Deus e creu no que Ele falou, prestou atenção e entendeu o que Ele falou, vai corresponder-se com Ele à altura e obedecê-Lo em tudo. E, assim, dificilmente algum daqueles sintomas se manifestará em sua vida.

Amados irmãos, nossas vidas só serão transformadas se tivermos fome e sede de Deus e orarmos sem cessar.

Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mateus 24:42
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora. Mateus 25:13

Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11.36

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE    –    YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK    –    TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!