Somos testemunhas de Jesus.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Atos 1: 6 Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? 7 Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; 8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Os discípulos queriam conhecer o futuro, o que não era da competência deles, mas exclusivamente de Deus.
E preocupados com tempos e épocas, eles acabaram se desviando do foco para o presente, que era a obra missionária. E Jesus chama a atenção deles para esta obra.
Jesus, já ressuscitado dentre os mortos, disse aos Seus discípulos que a igreja receberia poder para realizar esta obra quando o Espírito Santo descesse sobre eles.
Lucas também registrou em seu Evangelho a promessa de Jesus:
Lucas 24.49: Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.
Este poder a igreja recebeu com a descida do Espírito Santo. Todos os que aguardavam a promessa de Jesus ficaram cheios do Espírito Santo. Atos 2.1-4
Sem o Espírito Santo e Seu poder os discípulos não poderiam viver a vida cristã e não teriam força, capacidade e habilidade para fazer a obra missionária.
Os discípulos passaram a cumprir o “IDE” de Jesus somente após a chegada do Espírito Santo.

Este poder que a igreja recebeu não é humano, político ou religioso, mas espiritual. A fonte deste poder é o Espírito Santo.
Este poder foi dado à igreja para que ela seja testemunha de Cristo até aos confins da terra.
Testemunha é alguém que relata o que viu e ouviu de um fato.
Nos tribunais as testemunhas depõem o que viram e ouviram a respeito de um determinado fato; no mundo, os discípulos de Jesus testemunham a respeito Dele e de Sua obra redentora.

Vamos meditar em duas passagens bíblicas que relatam sobre ser testemunha de Jesus.

Os apóstolos Pedro e João foram encarcerados pelo Sinédrio porque Jesus curou um coxo através deles (Atos 3.1-10), e também porque eles pregavam o Evangelho no templo e em todos os lugares.
Eles foram tirados do cárcere e levados perante o Sinédrio, e ouviram o seguinte:

  • Atos 4.18-20: Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus. Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.
  • Atos 4.21: Depois, ameaçando-os mais ainda, os soltaram, não tendo achado como os castigar, por causa do povo, porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera.

Por não acatarem as ordens do Sinédrio, os apóstolos continuaram pregando o Evangelho e fazendo muitos milagres e muitos discípulos. Atos 5.12-16
Por isso, o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele, tomados de inveja, encarceraram novamente os apóstolos.

  • Atos 5.17,18: Levantando-se, porém, o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele, isto é, a seita dos saduceus, tomaram-se de inveja, prenderam os apóstolos e os recolheram à prisão pública.
  • Atos 5.19,20: Mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e, conduzindo-os para fora, lhes disse: Ide e, apresentando-vos no templo, dizei ao povo todas as palavras desta Vida.

Vamos ler Atos 5.26-42. Nessa ocasião, o Sinédrio tratou os apóstolos com mais rigor.

Destaquei três pontos deste relato:

  • Atos 5.28: … Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome …
  • Atos 5.29-32: Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens. O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, pendurando-o num madeiro. Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados. Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem.
  • Atos 5.40-42: Chamando os apóstolos, açoitaram-nos e, ordenando-lhes que não falassem em o nome de Jesus, os soltaram. E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome. E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo.

Uma das conclusões que se chega é que, para ser testemunha de Jesus, é preciso estar pronto para sofrer e morrer por Ele e pelo Evangelho.
Lucas 14.26,27: Se alguém deseja seguir-me e ama a seu pai, sua mãe, sua esposa, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até mesmo a sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. Da mesma forma, todo aquele que não carrega a sua própria cruz e segue após mim não pode ser meu discípulo. (King James)
Li em um livro de comentário bíblico (Willian MacDonald) a seguinte frase: Proibir os discípulos de pregar o Evangelho era o mesmo que proibir o sol de brilhar!

Não vimos e nem ouvimos Jesus pessoalmente, mas cremos plenamente Nele, pois Ele mesmo enviou a nós os Seus discípulos para pregar o Seu Evangelho; nós ouvimos sobre Ele e cremos Nele, e, agora, podemos invocá-Lo, pois por Ele fomos salvos da condenação eterna e justificados diante de Deus. Romanos 10.9-15
Em resumo, é por estes fatos que, agora, somos testemunhas de Jesus.

E sem a Pessoa e o poder do Espírito Santo não há como ser uma testemunha fiel do Senhor.
Os primeiros discípulos de Jesus jamais poderiam falar tudo o que falaram, fazer tudo o que fizeram, enfrentar tudo o que enfrentaram, suportar tudo o que suportaram, etc. sem o Espírito Santo em suas vidas. Nós também não conseguiremos fazer absolutamente nada sem o Espírito Santo.

Algo maravilhoso que o poder do Espírito Santo também opera na igreja é a capacidade de amar até mesmo os seus inimigos.
Por que Jesus, em Atos 1.8, incluiu Samaria na rota da missão? Porque aonde o Evangelho chega, todos os muros de inimizades e separações são derrubados.
Havia uma grande inimizade entre judeus e samaritanos; eles não se davam (João 4.9); como também entre judeus e gentios (Efésios 2.6).
Mas quando o Evangelho chegou até eles, no poder do Espírito Santo, todos aqueles muros que havia entre eles foram aniquilados pela cruz de Cristo.

Contextualizando a abrangência da obra missionária da igreja detalhada por Jesus em Atos 1.8, poderíamos assim apresentá-la:

  • Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas tanto em Guarulhos, como em todo o estado de São Paulo, e no Brasil, e em todas as nações da Terra.
  • Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas tanto em sua família como na igreja, e na sua parentela, no seu bairro, nas suas amizades, no seu trabalho, na sua escola, nos seus lazeres, e onde quer que coloques a planta de seus pés.

A igreja já recebeu o Espírito Santo e o Seu poder. Nós somos templo e habitação do Espírito Santo.

  • 1 Coríntios 3.16: Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
  • 1 Coríntios 6.19: Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Em Efésios 5.18, recebemos a ordem para nos enchermos do Espírito: Enchei-vos do Espírito.
Trata-se de algo que requer ações de nossa parte. Não é algo que acontece automaticamente, mas é o resultado da nossa obediência e submissão à vontade de Deus.
Diariamente, temos a necessidade do enchimento do Espírito.
Podemos nos encher do Espírito, por exemplo, confessando e abandonando todo o pecado de que temos consciência; submetendo-nos completamente ao controle do Espírito; fazendo com que a Palavra de Deus habite ricamente em nós; esvaziando-nos do egoísmo, do orgulho, da justiça-própria, da autoconfiança, da mente meritória etc.

A ênfase que o Senhor nos deu para o ano de 2020 foi a Pessoa e ministério do Espírito Santo.
Vamos juntos, a cada dia, nos enchermos do Espírito Santo.

Obrigado Senhor!

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 19/01/2020 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!