Senhor, Tu sabes que eu Te amo. | João 21:15-17

COMPARTILHE esta MENSAGEM

O TEMA DA MENSAGEM DE HOJE É:

O capítulo 21 do Evangelho de João relata que sete discípulos de Jesus foram pescar à noite no mar de Tiberíades, também chamado de mar da Galileia e Lago de Genesaré, e nada apanharam.
E ao romper da manhã, Jesus, já ressuscitado dentre os mortos, estava na praia; todavia, os discípulos não O reconheceram.
Jesus perguntou-lhes se tinham algo para comer. Eles responderam que não.
Jesus, então, disse-lhes para lançarem a rede novamente. Eles lançaram e pegaram 153 grandes peixes.
João reconheceu que era o Senhor e disse para Pedro.
Ao saltarem na praia, os sete discípulos viram ali algumas brasas e, em cima, peixes; e havia também pão, que Jesus havia preparado para eles. E Jesus os serviu com pão e peixes.

Após terem comido, houve um diálogo entre Jesus e Pedro. Vamos ler esse diálogo:

João 21:
¹⁵ Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me [agapao] mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo [phileo]. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros.
¹⁶ Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas [agapao]? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo [phileo]. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas.
¹⁷ Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas [phileo]? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas [phileo]? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo [phileo]. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.

O apóstolo João, quando escreveu o seu Evangelho, no trecho que acabamos de ler, fez questão de usar vocábulos diferentes do grego para expressar o verbo “amar”. João usou os vocábulos agapao e phileo.
Agapao, basicamente, significa: amar de maneira incondicional e sacrificial.
Phileo, basicamente, significa: gostar, ter afeição, amizade e consideração afetuosa.

Jesus, então, com esse grupo de discípulos na praia do mar de Tiberíades, fez três perguntas específicas para Pedro.
Por que foram três as perguntas que Jesus fez a Pedro? Porque foram três as vezes que Pedro O negou diante dos homens.
Jesus estava dando a Pedro a oportunidade de reafirmar seu amor por Ele diante dos homens.

No texto de João 21:15-17, como já vimos, o apóstolo usou dois vocábulos diferentes do grego para expressar o verbo “amar”, a saber, agapao e phileo.
Vamos, então, meditar em João 21:15-17, mas nos atentando aos significados desses dois vocábulos do grego, agapao e phileo, que o apóstolo usou para o verbo “amor”.

A primeira pergunta que Jesus fez a Pedro foi: Simão, filho de João, amas-me [agapao: amor incondicional e sacrificial] mais do que estes outros?

Pelo fato de Pedro estar com outros seis discípulos na presença de Jesus, imagino que ele ficou embaraçado, constrangido e desconfortável quando Jesus lhe perguntou se O amava “mais do que estes outros”.
Jesus perguntou assim para Pedro porque ele havia feito declarações colocando-se acima dos demais discípulos, pois se considerava mais leal a Jesus do que eles e que amava Jesus incondicional e sacrificialmente mais do que os outros.

Vamos ver as declarações que anteriormente Pedro fez a Jesus, estando os outros discípulos também presentes:

  • Ainda que venhas a ser um tropeço para todos [os outros discípulos], nunca o serás para mim. Mateus 26:33.
  • Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. Mateus 26:35
  • Ainda que todos se escandalizem, eu, jamais! Marcos 14:29
  • Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. Marcos 14:31
  • Estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. Lucas 22:33
  • Por ti darei a própria vida. João 13:37

A resposta de Pedro à primeira pergunta de Jesus foi: Sim, Senhor, tu sabes que te amo [phileo: gostar; ter afeição, amizade e consideração].

Atentando para os significados dos vocábulos gregos que João usou para a palavra “amor”, paráfrases possíveis à primeira pergunta que Jesus fez para Pedro e sua respectiva resposta poderiam ser:

  • Parafraseando a primeira pergunta de Jesus a Pedro: Simão, filho de João, você Me ama incondicional e sacrificialmente mais do que estes outros discípulos Me amam, e reafirma o que Me disse anteriormente, na presença deles, que jamais Me negará e que também está pronto para ser preso e morrer por Mim?
  • Parafraseando a resposta de Pedro: Senhor, Tu sabes que eu não O amo incondicional e sacrificialmente, que eu apenas gosto do Senhor e que tenho afeição e consideração pelo Senhor. Não posso, então, reafirmar o que disse anteriormente, porque eu O neguei três vezes.

A segunda pergunta que Jesus fez a Pedro foi: Simão, filho de João, tu me amas [agapao: amor incondicional e sacrificial]?

  • Nessa segunda pergunta, Jesus não usou a expressão “mais do que estes outros”. Por quê?
  • Para ver se Pedro, se não se considerasse melhor do que os outros discípulos, amaria Jesus a ponto de ser preso e morrer por Ele.
  • Na verdade, não, porque Pedro deu a Jesus a mesma resposta da primeira pergunta: Sim, Senhor, tu sabes que te amo [phileo: gostar; ter afeição, amizade e consideração].

Atentando para os significados dos vocábulos gregos que João usou para a palavra “amor”, paráfrases possíveis à segunda pergunta que Jesus fez para Pedro e sua respectiva resposta poderiam ser:

  • Parafraseando a segunda pergunta de Jesus a Pedro: Simão, filho de João, você Me ama incondicional e sacrificialmente?
  • Parafraseando a resposta de Pedro: Senhor, Tu sabes que eu não O amo incondicional e sacrificialmente, que eu apenas gosto do Senhor e que tenho afeição e consideração pelo Senhor.

A terceira pergunta que Jesus fez a Pedro foi: Simão, filho de João, tu me amas [phileo]?

  • Esta pergunta tem um grande diferencial das anteriores, porque Jesus, para a palavra “amor”, usou o vocábulo grego phileo, que não expressa o amor incondicional e sacrificial, mas o gostar e ter afeição, amizade e consideração por alguém.
  • Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas [phileo]?
  • A tristeza de Pedro provém do fato de Jesus ter mudado a palavra “amor: agapao” em sua terceira pergunta para a mesma palavra “amor: phileo” que Pedro estava usando em suas respostas.
  • A resposta de Pedro à terceira pergunta de Jesus foi: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo [phileo].

Atentando para os significados dos vocábulos gregos que João usou para a palavra “amor”, paráfrases possíveis à terceira pergunta que Jesus fez para Pedro e sua respectiva resposta poderiam ser:

  • Parafraseando a terceira pergunta de Jesus a Pedro: Simão, filho de João, você gosta de Mim e tem afeição e consideração por Mim?
  • Na verdade, Jesus desceu até ao nível do amor que Pedro sentia por Ele.
  • Parafraseando a resposta de Pedro: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu gosto do Senhor e que tenho pelo Senhor afeição e consideração.

Amados irmãos, temos muito a aprender com esse diálogo de Jesus com Pedro no contexto em que ele se deu.

  • O Senhor Jesus primeiramente supriu as necessidades físicas dos discípulos, abençoando-os na pescaria e alimentando-os com peixe assado e pão.
  • Após supri-los fisicamente, Jesus passou a tratar com eles, especialmente com Pedro, acerca de questões espirituais.
  • Pedro precisava de restauração, pois havia negado Jesus três vezes publicamente. É claro que os outros seis discípulos presentes, de uma forma ou de outra, também foram restaurados nessa ocasião.
  • Jesus fez a mesma pergunta três vezes para que Pedro refletisse na resposta que iria dar, para que fosse humilde e reconhecesse que não podia ser fiel a Deus sem a ajuda de Cristo.
  • As três respostas de Pedro revelam humildade; que ele não tinha mais coragem de fazer as declarações que havia feito anteriormente, de dizer que amava Jesus a ponto de dar a sua vida por Ele.
  • Humildemente, Pedro confessou que não tinha poder em si mesmo para amar incondicional e sacrificialmente a Jesus e ao seu próximo.
  • Diante do Cristo ressurreto e daqueles seis discípulos, Pedro, em si mesmo, já não tinha mais a ousadia de confiar em si mesmo e declarar seu amor e sua fidelidade a Jesus como fizera anteriormente, quando negou Jesus três vezes.
  • Ele não se vangloriaria mais, pois aprendera a lição.
  • Mesmo não podendo em si mesmo amar Jesus incondicional e sacrificialmente, ainda assim o Senhor diz a Pedro: Apascenta os meus cordeiros; pastoreia as minhas ovelhas; apascenta as minhas ovelhas.
  • O que não deixa dúvidas de que Jesus aceitou o amor “phileo” que Pedro tinha para oferecer-Lhe.
  • Em nós mesmos, limitados pela fragilidade humana, se formos humildes, o máximo que podemos confessar para Jesus é o amor “phileo”, que gostamos Dele e que temos grande afeição e consideração por Ele.
  • Embora o Senhor seja excelso, sublime e poderoso, Ele atenta para os humildes. Logo, se você for humilde, o Senhor aceitará o seu amor imperfeito por Ele, como Ele fez com Pedro.
  • Se você for humilde, o Senhor não só aceita o seu amor imperfeito por Ele, mas também chama você a ser um de Seus cooperadores no ministério da reconciliação, no aperfeiçoamento dos santos e na edificação de Sua igreja.
  • É óbvio que o Senhor quer que todos amemos a Ele e todas as pessoas com o amor incondicional e sacrificial. Mas de nós mesmos não podemos.
  • Para atingirmos esse ideal que Deus quer para nós, a nossa vida precisa ser transformada pela renovação da nossa mente por meio da Palavra de Deus.
  • A vida cristã é uma vida de aprendizado e de tratamento contínuos.
  • É a graça de Deus em nós, através do Espírito Santo, trabalhando em nossos corações a cada dia, que vai fazer com que amemos uns aos outros como Jesus nos amou, não nós, mas Ele em nós.
  • Sem Jesus, nada somos, nada temos e nada podemos.
  • Somente com a ajuda de Jesus é que podemos amá-Lo incondicional e sacrificialmente, e uns aos outros como Ele nos amou.
  • Na prática, o que temos que fazer para que Cristo nos ajude a alcançar o ideal de Deus para nossas vidas: Basicamente:
    • Nos santificar e nos examinar a todo instante.
    • Buscar a Deus diariamente através da oração sincera e fervorosa.
    • Meditar diariamente na Palavra de Deus.
    • Encher-se, ser ensinado e guiado pelo Espírito de Jesus diariamente.
    • Renunciar a tudo na vida, inclusive à própria vida.
    • Desistir de viver a nossa vida para que Cristo viva e manifeste a Sua vida através de nós.
    • Viver ativamente em unidade e em comunhão com Deus e os irmãos.
    • Servir ativamente, em amor, a Deus e aos irmãos na igreja local.
    • Etc.

Amados irmãos, se fizermos isso, amaremos o Senhor de todo o nosso coração, e uns aos outros como Jesus nos amou, não nós, mas Cristo em nós, a esperança da glória.

Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36

 

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE    –    YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK    –    TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!